Política
Corregedor destaca atuação de magistrados e servidores na garantia da legitimidade do processo eleitoral no Tocantins

Ele fez questão de citar que “é com essa confiança, esse profissionalismo do quadro de servidores e magistrados, que a Corregedoria Eleitoral do Tocantins vem construindo a sua história, sempre focando nas orientações, no apoio diante das necessidades, na prestação de informações seguras e confiáveis para que os serviços eleitorais continuem sendo prestados com a qualidade que o nosso cliente espera”.
Regularidade dos Serviços
O desembargador relembrou o que disse em inspeções recentes nos fóruns de Porto Nacional e Miracema: “As atividades de acompanhamento executadas pela Corregedoria são permanentes, por meio dos sistemas informatizados, trabalhando na proatividade, de modo a garantir a regularidade dos serviços eleitorais. De pouco adianta corrigir um erro que já aconteceu, pois às vezes esse erro pode ter resultado em prejuízos para o eleitor ou para a segurança do processo eleitoral”.
Para Eurípedes Lamounier, a Corregedoria foca “sempre na orientação, no acompanhamento permanente das atividades das zonas eleitorais”. “Agindo assim, temos melhores condições de evitarmos eventuais falhas”, disse.
Números da 29ª ZE
O magistrado citou números da 29ª Zona Eleitoral: “São 200.579 eleitores, correspondendo a 18% do eleitorado do Tocantins. São 618 seções eleitorais espalhadas por 75 locais de votação. Tudo isso exige uma logística bem planejada para que tudo funcione direitinho no dia da eleição. E a equipe deste cartório eleitoral tem feito isso com muita dedicação. Parabéns!”
O vice-presidente do TRE-TO destacou que há atualmente 182 processos pendentes de baixa definitiva na 29ª ZE, o que representa 6% do acervo total do Estado. “Esses números demonstram a preocupação do magistrado e da equipe técnica de apoio na entrega da prestação jurisdicional, sempre com foco nos valores imparcialidade, que prima por julgamento reto e justo, e a celeridade, demonstrando empenho, rapidez e qualidade.”
Metas do CNJ
Lamounier homenageou magistrados e servidores das zonas eleitorais pelo cumprimento, em 2022, de todas as metas processuais estabelecidas pelo CNJ. “Meta 1, meta 2 e meta 4, todas com percentual de cumprimento acima de 100%. E estamos caminhando para esse mesmo êxito no corrente ano, ao tempo em que ressalto a importância da participação de todos na elaboração das Metas para 2024, cujo processo será iniciado em breve.”
Acessibilidade
Em seu discurso, o corregedor classificou a acessibilidade como “outro valor muito caro que integra o Planejamento Estratégico do TRE Tocantins”. “A acessibilidade visa facilitar, em todas as suas formas, o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral. Aqui temos funcionando, desde 2021, a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), prestando um serviço de profunda relevância ao nosso cidadão/usuário”, comentou.
O desembargador Lamounier lembrou que a Cave foi apresentada no último Colégio de Corregedores, realizado nos dias 24 a 26 em Macapá, como exemplo de boas práticas da Justiça Eleitoral brasileira. “Na oportunidade foi demonstrado o avanço alcançado pelos serviços virtuais que colocamos à disposição dos usuários. Com esse sucesso, alguns regionais já demonstraram interesse em implementar projeto semelhante, a exemplo dos TREs de Roraima, de Goiás, Alagoas, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou.
Agradecimentos
Este foi, talvez, o último procedimento correcional que conduzirá à frente da Justiça Eleitoral do Tocantins. A atual gestão chega ao fim no início do mês de julho. “Faço isso com muito orgulho, pois tive a oportunidade de trabalhar com pessoas altamente competentes, as quais colocam o profissionalismo acima de qualquer vaidade pessoal. Isso tem garantido o sucesso do TRE Tocantins, galgando mais confiança a cada eleição”, disse. “Levarei comigo sempre as boas lembranças, os exemplos do trabalho sério que o TRE Tocantins vem realizando ao longo de décadas, na busca do cumprimento da sua missão, que é garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a democracia”, finalizou.
ALETO
Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, nessa terça-feira, 16, uma nova cerimônia de posse dos servidores aprovados no concurso público da Casa de Leis. Dessa vez, nove dos 18 nomeados em 1º de setembro foram empossados. Parlamentares, servidores e familiares dos novos efetivos participaram da solenidade.
Até o momento, a Aleto empossou 46 novos servidores das diversas carreiras de técnico, analista legislativo e policial legislativo II. A previsão é que neste ano sejam empossados pelos menos 50% dos 105 candidatos aprovados no certame.
Durante seu pronunciamento na solenidade, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), disse que a execução do cronograma para a convocação dos aprovados e a posse demonstram o compromisso da instituição com a valorização do serviço público. “A posse desses servidores foi uma missão cumprida, como parte de um trabalho conjunto de todos os deputados. Isso é um compromisso que fizemos com os concursados. Acredito que até setembro de 2026 teremos chamado todos os aprovados”, enfatizou.
Ainda em seu discurso, o presidente desejou sucesso e deu boas-vindas aos novos servidores. “Esta Casa é formada pela união dos servidores a serviço da sociedade e tem o privilégio de contar com o reforço de novos concursados comprometidos com o serviço público”, declarou.
Importância do Trabalho na Aleto
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) destacou a importância da conquista para os novos efetivos. “Essa posse foi a realização de um sonho, que foi possível graças ao esforço [dos aprovados] e vai mudar a vida de seus filhos e netos; representa segurança e tranquilidade para se trabalhar com autoestima e motivação na realização de novos sonhos”, frisou.
Já o deputado Luciano Oliveira (PSD) parabenizou os empossados e agradeceu ao presidente Amélio Cayres pelo empenho em dar estabilidade aos servidores e proporcionar melhores acomodações com a ampliação da sede da Aleto.
Empossados
Juciene dos Santos Araújo, empossada como analista legislativo da área de Administração, agradeceu publicamente aos deputados e gestores pela realização do concurso. “O processo foi concorrido, mas fomos agraciados com a aprovação e queremos dizer que estamos aqui para colaborar, para servir e colocar nosso empenho nesse trabalho, focados em fazer a diferença como servidores nesta Casa de Leis e colaborar para que a missão da Assembleia Legislativa do Tocantins seja cumprida com êxito”.
Amanda Cardoso Borges, aprovada para a área de técnico legislativo de Assistência Administrativa, afirmou que o novo trabalho representa a estabilidade e a segurança financeira com as quais tanto sonhou.
Já a empossada na área de Polícia Legislativa Aryelle Povoas Marinho disse que a nova conquista é resultado de muito trabalho, esforço e estudo. “É muito gratificante fazer parte desta nova geração de servidores efetivos do Poder Legislativo e contribuir com este Estado e com a Casa de Leis. A expectativa é continuar avançando na carreira e fazendo o melhor pelo nosso Estado”.
Participaram da cerimônia o diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa Pereira, o diretor da área administrativa, Júnior Braga, o diretor de pessoal, Regis Camarço, o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, o procurador-geral da Aleto, Alcir Raineri Filho, e a subprocuradora-geral, Dorema Costa, além de outros diretores da Casa.
ALETO
Escola do Legislativo integra novos servidores da Aleto
Visita guiada apresenta setores da Aleto e aproxima novos servidores. Escola do Legislativo reforça pertencimento e explica rotinas. 72 nomeados até agora.

Palmas (TO) A Escola do Legislativo do Tocantins realizou nesta terça-feira, 16, uma visita guiada com os novos servidores aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins. A atividade apresentou os principais espaços e setores da instituição e promoveu o primeiro contato com colegas e equipes de trabalho.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins14 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza