Cotidiano
Coworkings em alta

Coworkings em alta: espaços coletivos de trabalho são cada vez mais procurados.
Em 3 meses, demanda aumentou quase 100% no país
Seguindo a tendência da economia colaborativa, os coworkings estão se popularizando cada vez mais. Só no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 97% na busca por espaços de trabalho coletivos no Brasil, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são de um levantamento da Internacional Workplace Group (IWG), empresa que gerencia espaços de coworking em todo o mundo. A demanda é tanta que cafés, livrarias e shoppings, entre outros segmentos, têm se adaptado para oferecer ambientes que permitam o trabalho de seus clientes.
No mundo moderno, é muita atividade para pouco tempo, com isso, saem na frente os espaços que conseguem oferecer mais atividades e estrutura para a realização das demandas inadiáveis que já fazem parte da rotina das pessoas. Para a nutricionista Ana Clara Fernandes, que acabou de voltar de São Paulo, é mais vantajoso frequentar locais que permitem o andamento do trabalho. “Mesmo viajando, eu ainda acabo fazendo alguns atendimentos online ou prestando algum suporte remoto aos pacientes, então priorizo estar em locais com internet e tomadas disponíveis”, explica ela.
É, para muita gente “ficar off” é coisa rara e isso também tem sido percebido pelo superintendente do Capim Dourado Shopping, Diego Goés. “Nós percebemos que as pessoas vêm ao shopping para fazer compras ou para um momento de lazer, mas acabam precisando resolver algo do trabalho ou mesmo aproveitam a localização do nosso coworking para resolver tudo o que precisam em um só lugar. Fazem suas reuniões e depois já dão uma volta ou se alimentam por aqui”, conta. O coworking do shopping que ele gerencia costuma ser bastante movimentado já que tem mais de 20 lugares, estrutura completa, além de ser aberto ao público.
Vale lembrar que as vantagens desse tipo de local vão muito além da economia com os gastos fixos e da praticidade por estarem sempre acessíveis. Esses espaços oferecem ainda uma grande oportunidade de fazer um bom networking. “Por estarem no mesmo ambiente, as pessoas acabam conversando e fechando negócios que favorecem ambas as partes”, acrescenta Diego.
Senado Federal
Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

O Congresso Nacional retomou o projeto de lei que prevê indenização por dano moral e também pensão especial a vítimas do Zika vírus. O PL 6.064/2023 tinha sido integralmente vetado pelo presidente da República. Mas nesta terça-feira (17), deputados e senadores votaram pela derrubada do Veto 2, de 2025, e agora a lei será promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O projeto foi originalmente apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), em 2015, quando ela ainda era deputada federal. A redação aprovada pelo Congresso Nacional, no final de 2024, não estabelece um limite de idade para os beneficiários. O texto prevê indenização única por danos morais de R$ 50 mil e uma pensão paga mensalmente até o fim da vida de R$ 7.786,02, o que equivale ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ambos os valores serão corrigidos pela inflação (pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e livres de imposto de renda.
A pensão vitalícia pode ser acumulada com benefícios previdenciários de até um salário-mínimo e com o BPC. E a revisão a cada dois anos exigida para a PcD continuar recebendo o BPC será extinta para os casos de deficiência causada pelo vírus Zika na gestação.
Além disso, o projeto aumenta em 60 dias o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade de mães (inclusive para as adotivas) de crianças nessas condições, e em 20 dias o direito à licença-paternidade.
Senadores
Durante a sessão, Mara declarou ser “estarrecedor” que, após dez anos de luta e espera, o governo tenha vetado a iniciativa. Segundo ela, essas famílias vêem sofrendo há mais de dez anos com a “omissão” do Estado, com filhos que são 100% dependentes de cuidados que demandam tempo, desgaste e recursos financeiros. Para ela, o Congresso faz justiça com essas famílias.
— O projeto foi protocolado em 2015 para que essas mães, essas famílias pudessem ter, não só a pensão, mas uma indenização pelo que aconteceu porque a gente está falando de uma omissão do Estado, por não ter conseguido combater o mosquito e por não ter saneamento básico decente para o povo brasileiro e a consequência disso foi o surto sim, de Zika vírus — registrou.
O senador Romário (PL-RJ) afirmou que derrubar o veto foi “um golaço da cidadania”.
— Essa pensão não é favor, é justiça. Vai garantir tratamentos, alimentação especial, remédios, terapias, equipamentos e tudo o que essas crianças precisam todos os dias. Sem ela, o peso recai inteiramente sobre mães e pais que já carregam uma luta sem trégua há dez anos. Para se ter ideia, uma lata da fórmula, que é a única alimentação possível para essas crianças, custa 200 reais. São necessárias 20 latas por mês. Só aí já são 4 mil reais.
Ele também ressaltou a mobilização das famílias que se deslocaram a Brasília com as crianças para cobrar dos parlamentares a derrubada do veto.
Mobilização
A derrubada foi acompanhada e comemorada pelas mães de filhos acometidos pelo vírus Zika que estavam na galeria do Plenário. Desde a rejeição do projeto pelo Executivo, elas se mobilizaram e estiveram presentes em Brasília conversando com os parlamentares e pedindo a reversão do veto.
Quando o projeto foi vetado, o governo chegou a editar uma medida provisória (MP 1.287/2025) que prevê apenas uma parcela única de R$ 60 mil. Na ocasião, a senadora considerou a alternativa “uma afronta à dignidade dessas famílias”.
O texto editado pelo governo em 9 de janeiro cria um apoio financeiro de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.
Ao informar sobre o acordo para a derrubada do veto, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reiterou o compromisso do governo de orientação pela derrubada do dispositivo, “orientado pelo próprio presidente Lula”.
— O veto foi aportado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que matérias sem fonte financeira respectiva por risco de crime de responsabilidade deveriam ser vetados — esclareceu Randolfe.
Justificativa do veto
Na mensagem em que justificou o veto ao PL 6.064/2023, a presidência da República apontou, entre outros problemas, que a proposta “cria despesa obrigatória de caráter continuado e benefício tributário e amplia benefício da seguridade social, sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, identificação da fonte de custeio, indicação de medida de compensação e sem a fixação de cláusula de vigência para o benefício tributário”.
O governo também argumentou que, “ao dispensar da reavaliação periódica os beneficiários do benefício de prestação continuada concedido em virtude de deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika, a proposição diverge da abordagem biopsicossocial da deficiência, contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e cria tratamento não isonômico em relação às demais pessoas com deficiência”.
Fonte: Agência Senado
Governo do Brasil
Nova Campanha do Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lança, em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas.
Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis estáveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspiradora e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas.
Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de mobiliários urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
Conteúdo Religioso
Seminário de Comunicação para Igrejas será dia 21 de junho, na PIB de Palmas

No dia 21 de junho é o dia do Profissional de Mídia, quando celebra-se a importância do papel estratégico dos especialistas em comunicação, marketing e publicidade. Em consonância com a data, ocorrerá nas dependências da Primeira Igreja Batista de Palmas (PIB de Palmas), a segunda edição do Seminário de Comunicação para Igrejas. O evento, realizado em parceria entre a PIB de Palmas e a Igreja Batista Getsêmani (ambas de Palmas/TO), reunirá integrantes de ministérios de mídia de diversas igrejas da Capital e até pessoas de fora do espectro religioso, no intuito de trocar experiências e buscar aperfeiçoamento.
Este ano, a organização do evento está trazendo Vanda Machado, a criadora do site cristaonamidia.com, um dos primeiros veículos no Brasil a tratar da evangelização por meio das redes sociais. Vanda tem mais de 15 anos de experiência no marketing corporativo e atua, hoje, como consultora, mentora, escritora, treinadora e palestrante. Publicitária de formação e mestre em Comunicação Social, é autora de livros sobre comunicação cristã digital e criou o primeiro curso on-line de comunicação para igrejas, por meio da plataforma Hotmart. A partir de sua dissertação de mestrado – que pesquisou as potencialidades das mídias sociais para a divulgação do Evangelho – idealizou o site www.cristaonamidia.com.
O evento terá início às 9h do sábado, no templo da PIB de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8) e se estenderá por todo o dia com conferências e oficinas sobre Planejamento da Comunicação, Fotografia, Videomaker e Métricas. “É um dia inteiro para pensarmos em estratégias e reforçarmos nosso chamado para o trabalho com mídia nas igrejas, comunicar o Reino, trocar experiências e buscar aperfeiçoamento”, pondera um dos organizadores, o jornalista Samuel Lima, do departamento de Comunicação da PIB de Palmas. “Apesar de o treinamento ser focado na evangelização e comunicação eclesiástica, da igreja, as técnicas que serão abordadas e os assuntos servem a qualquer área de atuação, sendo – portanto – útil para quem, hoje, trabalha com estratégias digitais envolvendo fotografia e mídias sociais”, complementa.
As conferências com Vanda Machado ocorrerão na parte da manhã e também à noite; a parte da tarde está reservada para as oficinas de Planejamento da Comunicação, com Vanda Machado, e da qual todos os inscritos participarão, e outras três (Métricas, Fotografia e Videom
Este ano o evento versará sobre o tema “Lançando as Redes”, baseado nos textos de Lucas 5:1-11 e João 21:1-14. Em resumo: devemos estar atentos às ordens de Jesus Cristo para lançarmos as redes!
Investimento e inscrição
O valor da inscrição para este ano será mantido até dia 20 de junho no mesmo valor do ano passado, R$ 30; no dia do evento, 21 de junho, o valor passará a ser de R$ 40.
A inscrição pode ser feita pelo formulário https://zfrmz.com/
Serviço
O que: 2ª Edição do Seminário de Comunicação para Igrejas
Onde: Primeira Igreja Batista de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8)
Quando: 21 de junho (com atividades pela manhã, tarde e noite)
Palestrante: Vanda Machado (criadora do site cristaonamidia.com)
Oficinas: Planejando a Comunicação (Vanda Machado); Fotografia (Arthur Valadares); Videomaker (Érika Sabino); Métricas (Bruna Rodrigues)
Investimento: R$ 30 (até 20jun) / R$ 40 (no dia do evento)
Outras Informações: www.instagram.
- Faet e Senar3 dias atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Entenda o papel do Consórcio Brasil Central na missão internacional a Israel
- Social4 dias atrás
Clube da Leitura e Amizade transforma infância em Palmas
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A comunicação que convence e vende
- Palmas3 dias atrás
Novos guardas metropolitanos de Palmas são capacitados para atuar contra perturbação do sossego