Economia
Cuidar das finanças da empresa inclui enxergar marketing como investimento

Para as empresas que desejam prosperar com propósito e leveza, a primeira providência é deixar de enxergar o marketing como um custo ou despesa. Na verdade, o marketing é um investimento muito necessário, que deve estar no coração do seu negócio. Afinal, é por meio dele que você irá sanar uma dor ou garantir um ganho ao seu cliente, e isso irá torná-lo fiel a você.
O marketing é um investimento porque todo desembolso que tem por objetivo trazer aumento de receita inclui uma expectativa de retorno. No relatório financeiro da empresa, o valor destinado às ações de marketing pode até aparecer como desembolso, mas é importante que as lideranças encarem com seriedade essas questões, mirando o futuro.
Além disso, todo negócio que priorize em seu planejamento financeiro o crescimento do faturamento precisa, necessariamente, prever um investimento em marketing em todas as suas esferas. Refiro-me aos esforços ligados a vendas, à experiência do cliente, com uma comunicação assertiva a respeito do seu produto ou serviço – ou seja, os “4 Ps” que os mestres Jerome McCarthy e Philip Kotler enumeram como bases do marketing: produto, preço, praça e promoção.
Na prática, dentro do planejamento estratégico da empresa, o marketing deve entrar como impulsionador do crescimento e do faturamento. E é preciso medir isso, sabendo que o resultado não é imediato: investir em marketing não significa que, no dia seguinte, vários novos clientes irão bater na sua porta.
São investimentos que envolvem a construção da marca e posicionamento, seu nome e reputação, e para isso englobam mais que o seu lançamento e manutenção, mas também o controle de toda a sua comunicação. Uma divulgação assertiva significa falar com seu público-alvo, mas também conhecer a fundo e manter o foco no nicho atendido pelo seu cliente. E lembre-se: todo investimento busca um retorno mensurável!
Sebrae
Tocantins conquista destaque nacional com quatro Salas do Empreendedor
Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

Sebrae
Sebrae Tocantins realiza curso de presença digital
Curso do Sebrae em Paraíso ensina empreendedores a fortalecerem sua presença digital com conteúdo, imagem e proteção jurídica.

O Sebrae Tocantins promove, nesta terça (24) e quarta-feira (25), o curso Presença – Seja marcante no digital, voltado para empreendedores que desejam se destacar nas redes sociais e no ambiente online. O evento acontece das 19h às 23h, no auditório da instituição em Paraíso do Tocantins, com 8 horas de imersão prática.
Comunicação, conteúdo e proteção jurídica
O curso reúne três nomes de peso:
- Graziela Guardiola, jornalista premiada e referência em comunicação estratégica
- Cleiton Bastos, advogado especialista em Direito Digital
- Glauber Matos, fotógrafo com prêmios internacionais e expertise em conteúdo visual com celular
Durante a capacitação, os participantes vão aprender:
- Como criar vídeos e fotos profissionais com o celular
- Estratégias de marketing pessoal
- Noções jurídicas para se proteger nas redes sociais
Identidade com propósito
Para a jornalista Graziela Guardiola, o curso mostra como transformar imagem pessoal em autoridade digital.
“O marketing pessoal deixa de ser vaidade e passa a ser estratégia. O curso Presença mostra exatamente isso: como transformar sua identidade em autoridade, com segurança e propósito.”
Profissionalização acessível
Segundo Renata Moura, gerente do Sebrae, o curso é ideal para quem quer se profissionalizar digitalmente sem grandes investimentos.
“Com recursos certos e orientação especializada, é possível alcançar mais clientes, criar conexões verdadeiras e se proteger de riscos como uso indevido de imagem ou cancelamentos.”
Inscrições abertas
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link:
Informações: WhatsApp (63) 99981-9714
Sebrae
Letícia Coelho lança estampa com ícones do Tocantins
Letícia Coelho lança estampa de roupas com símbolos culturais do Tocantins, inspirada no livro Iconografia do Sebrae.

Moda com história: elementos que representam o Tocantins
A nova estampa traz desenhos de quatro ícones tocantinenses:
- Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso
- Igreja Nossa Senhora das Mercês
- Igreja do Rosário dos Pretos
- Palácio Araguaia
Para Letícia, unir estilo à história do Tocantins foi um projeto de alma.
“A ideia surgiu do meu desejo de levar um pedaço do Tocantins para o mundo, unindo estilo e identidade cultural. As estampas foram criadas para evidenciar a beleza do nosso Estado e permitir que as pessoas carreguem consigo um pouco dessa história”, afirmou.
Sebrae apoia a valorização da cultura tocantinense
A analista do Sebrae Tocantins, Celina Soares, destacou o papel da iniciativa:
“Projetos como esse demonstram o potencial do empreendedorismo criativo ao unir identidade cultural e inovação. A moda se torna uma ferramenta poderosa para divulgar as riquezas do Tocantins e fortalecer o sentimento de pertencimento.”
Do livro para o look: a iconografia como arte vestível
A obra Iconografia do Tocantins foi criada para representar elementos culturais, turísticos, naturais e arquitetônicos do Estado. Agora, ganha uma nova leitura nas peças desenvolvidas por Letícia Coelho, provando que a moda também é um meio de narrar histórias e preservar a cultura.
- Opinião e Editorial2 dias atrás
Juliana Marins: uma alma viajante que agora descansa em paz
- Polícia Militar do TO2 dias atrás
Coronel Márcio Barbosa detalha segurança nas praias do Tocantins
- Social4 dias atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor
- Entretenimento3 dias atrás
TorresmoFest acontece de 26 a 29 no Capim Dourado
- Palmas3 dias atrás
Praça ganha parque infantil com barco em Palmas