conecte-se conosco

Turismo

Culinária amazônica ganha destaque com chef de referência mundial

Publicadas

sobre

A cultura e a culinária da Amazônia estiveram em alta na noite desta quarta-feira, 9, no Cozinha Show do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), com pratos apresentados pelos chefs Ofir Oliveira e Tati Barros, referências da gastronomia. Ofir Oliveira é fundador do Instituto Sabor Selvagem da Amazônia, referência na culinária amazônica pelo mundo, e, na apresentação do festival, preparou um “Peixe à capitoa”, prato que tem como base a mandioca e o arubé – tempero de mesa típico da Amazônia, considerado o “molho mais antigo do Brasil”.

O chef destacou a escolha por considerar que “Palmas é o centro do Brasil e nós estamos trazendo o molho mais antigo do Brasil para cá”. Durante sua apresentação, Ofir Oliveira defendeu a valorização dos alimentos de origem amazônica. “É o propósito da minha vida mostrar para as pessoas que essa culinária é extremamente sofisticada. É algo raro, maravilhoso e que hoje o mundo passa a reconhecer”, conta.

Já Tati Barros, que é chef de um conceituado restaurante da hotelaria em Taquaruçu, abriu com a apresentação de uma receita que otimiza o tempo na cozinha, com uso de ingredientes facilmente encontrados na região. A receita, segundo ela, estará disponível em sua rede social.

“Fizemos um gaspacho de buriti com pirarucu. A dinâmica foi apresentar um prato de liquidificador, fácil, além de ser uma nova possibilidade de cozinhar, sempre destacando o uso dos alimentos do pequeno produtor, resgatando essa afetividade que é saber de onde vem o alimento”, relata.

Atento às apresentações dos chefs, Renan Rocha, professor da rede municipal de ensino, conta que despertou a curiosidade em gastronomia ao assistir programas de TV. “Sempre arrisco em casa e muito do que os chefs trouxeram aqui eu uso, como a mandioca e o tucupi, também por ser paraense”, comenta.

Apesar de não arriscar muito na cozinha, a artista plástica Sandra de Oliveira afirma ser uma fiel degustadora dos pratos. “É uma culinária peculiar e acho importante trazer para cá, pois é aqui o portal da Amazônia”.

Durante os preparos dos chefs, a plateia do Cozinha Show participou das apresentações com a troca de conhecimento e degustação dos pratos.

Propaganda