Turismo
Culinária amazônica ganha destaque com chef de referência mundial

A cultura e a culinária da Amazônia estiveram em alta na noite desta quarta-feira, 9, no Cozinha Show do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), com pratos apresentados pelos chefs Ofir Oliveira e Tati Barros, referências da gastronomia. Ofir Oliveira é fundador do Instituto Sabor Selvagem da Amazônia, referência na culinária amazônica pelo mundo, e, na apresentação do festival, preparou um “Peixe à capitoa”, prato que tem como base a mandioca e o arubé – tempero de mesa típico da Amazônia, considerado o “molho mais antigo do Brasil”.
O chef destacou a escolha por considerar que “Palmas é o centro do Brasil e nós estamos trazendo o molho mais antigo do Brasil para cá”. Durante sua apresentação, Ofir Oliveira defendeu a valorização dos alimentos de origem amazônica. “É o propósito da minha vida mostrar para as pessoas que essa culinária é extremamente sofisticada. É algo raro, maravilhoso e que hoje o mundo passa a reconhecer”, conta.
Já Tati Barros, que é chef de um conceituado restaurante da hotelaria em Taquaruçu, abriu com a apresentação de uma receita que otimiza o tempo na cozinha, com uso de ingredientes facilmente encontrados na região. A receita, segundo ela, estará disponível em sua rede social.
“Fizemos um gaspacho de buriti com pirarucu. A dinâmica foi apresentar um prato de liquidificador, fácil, além de ser uma nova possibilidade de cozinhar, sempre destacando o uso dos alimentos do pequeno produtor, resgatando essa afetividade que é saber de onde vem o alimento”, relata.
Atento às apresentações dos chefs, Renan Rocha, professor da rede municipal de ensino, conta que despertou a curiosidade em gastronomia ao assistir programas de TV. “Sempre arrisco em casa e muito do que os chefs trouxeram aqui eu uso, como a mandioca e o tucupi, também por ser paraense”, comenta.
Apesar de não arriscar muito na cozinha, a artista plástica Sandra de Oliveira afirma ser uma fiel degustadora dos pratos. “É uma culinária peculiar e acho importante trazer para cá, pois é aqui o portal da Amazônia”.
Durante os preparos dos chefs, a plateia do Cozinha Show participou das apresentações com a troca de conhecimento e degustação dos pratos.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social4 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Sebrae3 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Entretenimento3 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social2 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento2 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana