conecte-se conosco

Cultura

Cultura do Tocantins leva Vozes de Ébano a Brasília

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Vozes de Ébano

Comitê de Cultura no Tocantins leva show do Vozes de Ébano ao Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais em Brasília

O Comitê de Cultura no Tocantins levará o grupo tocantinense Vozes de Ébano para encerrar o Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, promovido pelo Ministério da Cultura na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A apresentação especial acontece na quarta-feira, 19, diante de um público estimado em mil pessoas, com o espetáculo “Minha Voz é Resistência”, que exalta ancestralidade, força e memória do povo negro. A performance também integra as ações do mês da Consciência Negra.

Fortalecimento da cultura como direito

O Encontro Nacional dos Comitês de Cultura ocorre desde domingo, 16, reunindo agentes territoriais, gestores públicos, representantes da sociedade civil e o Governo Federal. O objetivo é fortalecer a cultura como política pública em todo o país. Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, levar o grupo tocantinense para o encerramento do evento é motivo de orgulho. “O Vozes de Ébano representa a força da nossa cultura, da nossa história e da nossa diversidade. Levar esse grupo a Brasília reafirma o compromisso do Tocantins com uma política cultural viva, plural e conectada com os territórios”, afirma.

Sobre o Grupo Vozes de Ébano

Com estreia em agosto de 2024, o Vozes de Ébano é composto por mulheres negras do Tocantins que utilizam música, poesia e teatro como instrumentos de afirmação identitária, combate ao racismo e valorização das ancestralidades. Com linguagem sensível e potente, o grupo já alcançou milhares de pessoas por meio de apresentações presenciais e conteúdos digitais.

Em apenas um ano, as artistas Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa ampliaram consideravelmente o alcance do projeto. Já foram mais de dez mil espectadores em apresentações presenciais, vídeos que somam cerca de trinta mil visualizações, além do envolvimento de uma equipe de cerca de cinquenta pessoas, majoritariamente composta por profissionais negros e mulheres. Todos os espetáculos com ingressos abertos ao público tiveram lotação esgotada.

Delegação tocantinense no evento

A comitiva do Tocantins participa do Encontro desde domingo representada por Cícero Belém, chefe do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins; Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins; Niccolly Zifirino, responsável pelo acompanhamento das ações dos Agentes Territoriais; Socorro de Sousa Barros, representante do comitê da região Sul; além de onze Agentes Territoriais de Cultura que atuam em áreas estratégicas do estado.

Segundo Cícero Belém, a participação no Encontro permitirá ampliar estratégias de mobilização cultural no Tocantins. “O Encontro Nacional é também um momento de interações estéticas onde diferentes expressões artísticas oportunizam vivências culturais únicas”, reforça.

Destaque nacional e diálogo com o Governo Federal

Na segunda-feira, 18, os 602 Agentes Territoriais de Cultura do país foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Na ocasião, foi assinada a mensagem que encaminha ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Cultura, que norteará as políticas culturais pelos próximos dez anos. Para Kaká Nogueira, este é um marco histórico para o setor. “É uma oportunidade para dialogar sobre as necessidades culturais do país e fortalecer políticas conectadas à realidade de cada território”, destacou.

Encontro Nacional dos Comitês de Cultura

O Encontro Nacional é um espaço de aprendizado e construção coletiva que reúne comitês de cultura, agentes territoriais, sociedade civil e Governo Federal. A iniciativa consolida uma rede ativa de participação social que nasce nos territórios e se articula nacionalmente em defesa de políticas culturais plurais e transformadoras.

Sobre o Comitê de Cultura no Tocantins

O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas e duas representações regionais — em Gurupi e Araguaína — o comitê integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e articula ações em todo o estado.

Mais notícias


Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *