Governo do Tocantins
Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Unitins é avaliado com nota máxima pelo MEC

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), do Governo do Tocantins e executado pela da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi avaliado com nota máxima de conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi recebida com muita felicidade pela comunidade acadêmica; a avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
De acordo com o coordenador do curso, José Fernando Bezerra Miranda, a nota máxima do MEC foi conquistada com a unificação de todo colegiado e em especial do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que trabalharam de forma constante para ter excelência no ensino, pesquisa e extensão. “Agradecemos muito a Reitoria por ter essa visão e também toda equipe que está com a curricularização da extensão nos 15 polos de educação à distância do TO Graduado. São mais de 1.293 alunos que estão matriculados no curso e desses cerca de 550 acadêmicos vão colocar grau em 2025.1. A sensação de receber nota 5 do MEC é demonstrar que todo nosso esforço, empenho e dedicação como universidade, colegiado e NDE fez a diferença para alcançarmos esse selo e levar para a Unitins. Em nome de toda a equipe que faz parte deste corpo, nós agradecemos e afirmamos que valeu a pena cada trabalho realizado em conjunto. Lembrando que o TO Graduado representa para a Unitins crescimento e ao mesmo tempo pode chegar em lugares onde o ensino superior jamais chegaria. A nossa educação à distância está mudando a vida das pessoas e nós não somos um puxadinho da universidade, pois temos o mesmo suporte de um aluno que estuda de forma presencial”.
A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), Arlenes Delabary Spada, menciona que o Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Programa TO Graduado recebeu nota máxima no processo de reconhecimento, a mesma alcançada pelo recredenciamento EAD da Unitins. “Esse reconhecimento reflete um modelo pedagógico robusto, cuidadosamente projetado para atender aos mais altos padrões de qualidade e alinhado às necessidades do setor público. Além do projeto pedagógico de excelência, o curso é conduzido com seriedade pelos gestores, que trabalham continuamente para assegurar uma formação completa e atualizada. A dedicação e o engajamento demonstrados por docentes, tutores, técnicos e discentes também foram destacados como elementos essenciais para o sucesso da avaliação. Durante o processo de reconhecimento, foram analisadas três dimensões do curso: dimensão didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e dimensão três voltada para a infraestrutura que evidenciou a qualidade dos recursos disponibilizados. Esse reconhecimento fortalece ainda mais o compromisso do curso com a qualidade educacional e reafirma sua importância como instrumento de formação de profissionais qualificados para a gestão pública”, explica a diretora do DDPI, Arlenes Delabary Spada.
“Receber a nota máxima no MEC é uma grande honra e reconhecimento do nosso compromisso com a excelência no ensino. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho em equipe, à colaboração entre professores, acadêmicos e coordenação. Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada”, comemora a diretora de Educação Tecnológica, Neila Oliveira. A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski, também afirma o empenho exemplar de todos os servidores. “Alcançar nota 5 é a constatação do excelente desenho metodológico que foi planejado para o Projeto TO Graduado e espelha o empenho de toda a Reitoria, Prograd, coordenação, professores, tutores para a excelência na formação de nível superior, qualitativa que a Unitins realiza”.
“A nota máxima na avaliação do MEC para o reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Pública é um marco de extrema importância para nossa universidade e toda comunidade acadêmica que, de forma incansável, tem se dedicado a construir uma educação de excelência, inclusiva e acessível, por meio do Projeto TO Graduado. Esse resultado é fruto do empenho coletivo de professores, alunos, coordenadores e colaboradores, que, com esforço e compromisso, trabalham diariamente para oferecer uma formação de qualidade, alinhada às necessidades e desafios da educação atual. Além de fortalecer a credibilidade do curso, esse reconhecimento beneficia diretamente o nosso Estado, ampliando o acesso ao ensino superior e criando novas oportunidades para o desenvolvimento social e econômico da região”, ressalta a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca a importância desta nota para a Universidade. “Essa nota máxima no reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Pública valida o projeto de interiorização que a Unitins se propôs a fazer por meio do TO Graduado, tão apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa, e que agora já dá frutos. Importante agradecer a toda a equipe envolvida diariamente com as rotinas do curso e no processo de reconhecimento do curso pelo MEC, processo este que tem uma série de exigências e que cumprimos com excelência”, conclui o reitor.
Esta é a primeira nota máxima em processo de reconhecimento do curso de graduação da Unitins.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social5 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento4 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins4 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi