Educação
Cursos técnicos do SENAI impulsionam vidas profissionais de tocantinenses

Instituição oferta bolsas de estudos em seis unidades do Estado
O Tocantins precisa capacitar mais de 5 mil pessoas em profissões técnicas até 2025, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial. Para atender a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com matrículas abertas em diversos cursos técnicos, oferecendo oportunidades em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Taquaralto e no posto avançado de Xambioá. Com 75% de desconto, as mensalidades saem por apenas R$ 19,90. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 29/07.
Empregabilidade
Ivan Dias, ex-aluno do curso Técnico em Logística do SENAI de Araguaína, compartilha como a instituição mudou sua vida. “Estudei no SENAI de 2021 até o final de 2022. Foram um ano e seis meses de muito aprendizado. Eu me conectei com várias pessoas e consegui meu emprego graças ao SENAI. Eles apresentaram uma palestra, que nos encorajou a oferecer nosso trabalho gratuitamente para aprender e sair da mesmice. Tive a coragem de ir a um local e oferecer meu trabalho gratuitamente, e hoje estou há dois anos em uma empresa maravilhosa. Sou muito grato ao SENAI por me abrir as portas do curso e do emprego.”
Roniscley Vieira, que fez o curso Técnico em Manutenção Automotiva em Palmas, também destaca a importância do SENAI em sua carreira. “O que me motivou a entrar no curso foi meu interesse na área automotiva. Eu era motoboy entregador de peças automotivas e já estava na área há cerca de seis anos. Quando vi o anúncio de vagas para técnico em mecânica automotiva pelo SENAI, decidi fazer a inscrição. Foi uma luta, especialmente durante a pandemia, mas consegui concluir graças ao apoio dos colegas. Antes de finalizar o curso, já procurei estágio e fui contratado pela Milênio Auto Center. A teoria e a prática oferecidas pelo SENAI foram fundamentais para meu sucesso profissional. Hoje, trabalho na área que amo graças ao SENAI.”
Oportunidades de bolsas
Em Araguaína, são ofertadas bolsas de estudo nos cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica e Química. Já em Gurupi, há bolsas nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.
Em Palmas, no Centro de Educação em Tecnologia (CETEC), há bolsas disponíveis nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Informática. No Centro de Formação Profissional (CFP) de Taquaralto, são oferecidas bolsas nos cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança do Trabalho e Informática.
O posto avançado de Xambioá, as bolsas disponíveis são no curso de Logística.
Matrículas
Para se matricular, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As matrículas podem ser realizadas de forma online, por meio do site futuro.digital, pelo SAC Digital (63) 3229-5770, ou presencialmente. As aulas estão previstas para iniciar em 29 de julho.
Para mais informações sobre os cursos e endereços das unidades do SENAI no Tocantins, acesse o site da instituição e utilize a ferramenta “Encontre o SENAI“.
Confira os cursos disponíveis
ARAGUAÍNA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Noturno
TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Noturno
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Noturno
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Noturno
TÉCNICO EM QUÍMICA
Noturno
GURUPI
TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Noturno
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Noturno
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Noturno
PALMAS
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Noturno
TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Noturno
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Noturno
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
Noturno
TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Noturno
TAQUARALTO
TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Noturno
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Noturno
XAMBIOÁ
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Noturno
Educação
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Educação
Volta às aulas: escolas recebem alimentos diretamente da produção indígena, da agricultura familiar e do agroextrativismo

Uma boa aprendizagem depende de algumas condições, e a alimentação escolar rica em nutrientes é um desses importantes requisitos. Nessa volta às aulas, a escola Xerente, São José, localizada em Tocantínia (TO), é um exemplo do avanço na compra direta de agricultores e extrativistas da própria comunidade. São tios, pais e avós que contribuem para uma alimentação escolar com menos produtos industrializados e mais alimentos frescos, saudáveis e adequados ao costume alimentar das crianças indígenas.
A professora e mãe, Belcilene Sibakadi Xerente, reforça o impacto da alimentação na aprendizagem das crianças. “Desde que surgiu o alimento diretamente da roça para as escolas eu fiquei muito feliz por meus alunos – meus filhos, porque comparo como filhos – estarem comendo um alimento saudável, um alimento fresco e riquíssimo em ferro e nutrientes, e não com validade, enlatado. É um desenvolvimento melhor ver as crianças de barriga cheia com comida típica Xerente, ficam mais espertos”, conta.
Além dos benefícios nutricionais, a compra direta tem logística de transporte de alimentos simplificada e fortalece a comunidade com a geração de renda sustentável e de baixo carbono. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Catrapovos Tocantins, Dr. Álvaro Mazano, reforça a relevância das políticas de alimentação escolar.
“O fato de o alimento ser adquirido no próprio local onde a escola está inserida faz com que esse alimento tenha uma maior pertinência com as crianças, melhora a qualidade dos alimentos que são servidos e permite que haja geração de renda para os pais dessas crianças. E queremos que chegue a 100% do PNAE. O ideal é que toda a alimentação seja produzida no próprio local onde ele é consumido”, explica o procurador.
Alimentação escolar em números
Das 139 escolas localizadas na zona rural do Tocantins, 95 são indígenas, 43 são do campo (rurais) e duas são quilombolas, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Essas instituições atendem milhares de alunos em contextos culturais e territoriais diversos e requerem uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade alimentar.
O Tocantins registra 9.770 matriculados em área de assentamento, 7.659 matrículas em escolas indígenas e 1.933 matrículas em escolas quilombolas, indicando uma demanda significativa por intervenções alimentares culturalmente adequadas.
Compra direta da comunidade
A Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. No entanto, embora seja observado avanço, muitos municípios ainda não cumprem a legislação, que pode ser a solução para uma alimentação mais saudável no contexto escolar.
Segundo dados do PNAE, entre os municípios com povos e comunidades tradicionais que ainda não cumprem os 30% e que poderiam se desenvolver a partir dessa política, destacam-se Arraias, Paranã, Carrasco Bonito, Itacajá, Itaguatins, Mateiros, Maurilândia, Muricilândia, São Bento, São Félix do Tocantins e Tocantínia.
Já os municípios que atingiram a exigência mínima, podem expandir sua atuação, especialmente frente à tramitação do PL 5352/2016, que pretende aumentar para 40% o percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar. Conforme o projeto, esse percentual deve chegar a 70% até o final de 2028.
No entanto, não é necessário aguardar a legislação. Gestores podem sair na frente e aplicar recursos do PNAE, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e recursos complementares do município, tudo em alimentos produzidos localmente, inclusive contemplando a diversidade alimentar presente nos territórios.
E para preparar as comunidades para acessar o mercado institucional, a servidora da Funai, Maria Clara Bernardes, conta que desde 2023 têm sido realizadas oficinas nos territórios indígenas. “Foi identificada uma lacuna de informações sobre a realidade da produção e o mapeamento de agricultores. Então a Funaipassou a organizar as consultas e oficinas nos territórios, com diagnóstico de roças para identificar a abundância de alimentos tradicionais nos territórios, quebrando o paradigma de que a produção não seria o suficiente”, explica.
Catrapovos
A Mesa Permanente de Diálogo Catrapovos Brasil é uma iniciativa que visa estimular a alimentação regionalizada em escolas de territórios indígenas e tradicionais. A Catrapovos foi criada em 2021 pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) para replicar em todo o país a boa prática desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa).
A mesa é composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e discute os entraves e soluções, buscando juntos as formas de viabilizar as compras públicas da produção de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo o cumprimento da lei sobre a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar, além do direito à alimentação escolar adequada aos processos de produção e cultura local.
No Tocantins a Catrapovos é composta pelo MPF, Funai, Cecane/UFT, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Conab, Seduc, Consea, Ruraltins, entre outras organizações que trabalham para otimizar a alimentação escolar tradicional, sendo a participação popular, sempre bem-vinda.
Educação
3 cursos extracurriculares que toda criança deveria fazer para desenvolver novas habilidades
Especialista destaca como o acesso a novos conhecimentos na infância impulsiona o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o aprendizado infantil precisa ser completo e prático. O estímulo de novos conhecimentos na infância é muito importante e ultrapassa as salas de aula convencionais. É o que explica Vinícius Diégues Fuzessy Colares, responsável pela Jumper! Profissões e Idiomas, de Gurupi no Tocantins. “Cursos como robótica, informática e inglês infantil têm se mostrado grandes aliados no reforço escolar, ampliando o raciocínio lógico, a criatividade e até a autonomia dos pequenos. Essas formações ajudam a despertar o interesse pelo conhecimento de forma leve, lúdica e interativa”, comenta. Pesquisas do Afterschool Alliance mostram que alunos em atividades pós-escolares de qualidade têm melhor frequência, comportamento e desempenho em testes e notas, com ganhos de até 38 % em taxa de promoção e notas melhores em leitura e matemática. Isso se traduz em mais engajamento nas atividades escolares e até melhora no rendimento. O especialista listou os benefícios desses cursos e os impactos positivos no desenvolvimento.
Robótica
A robótica é uma atividade que estimula diversas competências importantes, como raciocínio lógico, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. De maneira lúdica e interativa, permite que as crianças tenham contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso é indicado para crianças entre 8 e 12 anos que demonstram interesse por matemática, programação, mecânica e elétrica, além de possuírem raciocínio lógico mais desenvolvido. Ao mesmo tempo, ajuda os pequenos a compreender, na prática, como a tecnologia pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas melhor.
Inglês
Aprender um segundo idioma na infância não só amplia as possibilidades de comunicação no futuro, como também fortalece a memória, o foco e a capacidade de resolver problemas. Para que o aprendizado de inglês seja efetivo, é fundamental que seja divertido, contextualizado e respeite o ritmo de cada criança. A metodologia pode variar conforme a idade e os objetivos do curso, permitindo que os alunos comecem a se comunicar em inglês desde o primeiro dia. Além disso, o estudo da língua ajuda a exercitar o cérebro, ampliando conexões neurais e estimulando funções cognitivas. Aprender inglês na infância facilita a fluência e a desenvoltura no idioma, constrói habilidades de comunicação, como alternar entre idiomas, e é essencial para a comunicação global, cada vez mais presente no dia a dia das crianças.
Informática
Mais do que apenas aprender a “mexer no computador”, os alunos desenvolvem pensamento lógico, autonomia e criatividade para realizar tarefas escolares com mais eficiência. Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o curso é ideal para quem tem interesse em tecnologia e deseja ampliar seus conhecimentos desde cedo. De forma lúdica e interativa, os pequenos aprendem conceitos essenciais de informática, como sistema operacional, componentes do computador, internet, Excel, PowerPoint, Word, Paint e e-mail. Além de despertar habilidades práticas, o curso também é um excelente aliado nos estudos, auxiliando na realização de trabalhos escolares e projetos acadêmicos.
“Aprender de forma prática, divertida e próxima da realidade da criança torna o conhecimento mais fácil e significativo. Cursos como Robótica, Inglês e Informática desenvolvem autonomia, entusiasmo e mostram que aprender pode ser leve e transformador”, finaliza.
Sobre a Jumper! Profissões e Idiomas
Criada em 2003, a Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! Planeja dobrar o número de franquias em 2025.
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