Cotidiano
Decoração natalina: Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes elétricos

Fogos de artifício e artigos decorativos devem ser usados distantes dos fios de energia
Com a proximidade das festas de final de ano, a decoração das casas e dos comércios começa a mudar: mais luzes e cores ganham espaço nas salas, varandas, fachadas, letreiros e ruas. Mas, para garantir que as celebrações não terminem em tragédia, a instalação dos objetos decorativos exige atenção para evitar acidentes com a rede elétrica.
“Cuidados simples, como não ligar vários equipamentos em apenas uma tomada e evitar o improviso na fiação da decoração, já são relevantes para driblar possíveis ocorrências, como curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa, Luciana Teixeira. “É importante reforçar também que, em casos de falta de energia, o cliente precisa registrar a ocorrência nos canais de atendimento e não tentar resolver por conta própria. Somente os profissionais da Energisa podem atuar na rede elétrica”, complementa a coordenadora.
A seguir, confira algumas orientações para evitar acidentes com a rede elétrica no momento da instalação da decoração natalina:
– Se for comprar luzes ou piscas, opte por aparelhos de LED, que são mais econômicos, e adquira apenas aqueles que possuem o selo do INMETRO;
– Em casa, lembre-se de desligar as luzes da decoração ao se ausentar e evitar deixá-las ligadas durante toda a noite. Já os estabelecimentos comerciais podem desligar a decoração ao encerrar o expediente. Assim, é possível economizar energia e evitar curtos-circuitos e possíveis riscos de incêndio;
– Postes e cabos de energia não devem ser usados como espaço decorativo. Além do risco de choque, objetos na rede podem provocar interrupções no fornecimento de energia;
– É preciso ter cuidado ao utilizar aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e extensões, principalmente próximo de praias ou piscinas;
– Mantenha distância de fios partidos ou “descascados”;
– Arames e fios metálicos devem ser usados longe da rede de energia elétrica. Tendas e outras coberturas precisar ser bem fixadas para que, em caso de ventos fortes, não sejam lançadas contra a rede elétrica, causando acidentes e falta de energia.
Caso precise de uma ligação provisória de energia, entre em contato com a Energisa com antecedência e solicite o serviço. Apenas os profissionais da distribuidora podem atuar na rede elétrica. E lembre-se: evite fazer improvisações. Ligações irregulares, além de ilegais, aumentam o risco de acidentes.
Fogos de artifício
Já para o Ano Novo, o destaque vai para os fogos de artifício. Para utilizar fogos de artifício com segurança, primeiramente é preciso adquirir artefatos de boa qualidade, em loja credenciada, e ter pessoas com experiência para manusear. A escolha do lugar para soltar os fogos também deve ser pensada com cuidado.
“Alertamos sobre a importância de manter distância da rede de distribuição de energia e não soltar fogos na direção de postes ou próximo das subestações. Além dos acidentes, os fogos podem provocar falta de energia em caso de rompimento dos cabos”, enfatiza Luciana.
Seguem orientações de segurança da Energisa com pequenas ações que podem tornar suas festas muito mais seguras:
– Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos fogos de artifícios no momento da compra e durante sua utilização;
– Sempre procure um ambiente aberto, distante da rede elétrica e sem pessoas próximas;
– Utilize o suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;
– Jamais coloque artefatos nos bolsos;
– Fogos podem falhar temporariamente no momento da soltura; se isso ocorrer, considere o artefato ativo e não se aproxime. Aguarde alguns minutos até ter a certeza de que ele não oferecerá riscos;
– Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros, álcool, objetos inflamáveis e os fogos de artifícios em locais fora do alcance das crianças.
Conteúdo Religioso
Mulheres Plenas II edição: evento exclusivo em Palmas

A Paróquia São Cristóvão, da Arquidiocese de Palmas, promove nos dias 04 e 05 de outubro a segunda edição do evento católico Mulheres Plenas. O encontro é voltado exclusivamente para mulheres e combina fé, espiritualidade, música, louvor e momentos de reflexão sobre temas relevantes do universo feminino, como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos.
Programação exclusiva e palestrante especial
Durante o evento, as participantes terão momentos de oração, palestras e debates sobre temáticas femininas à luz da doutrina católica, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e a presença da missionária digital Juliana Rachid como palestrante oficial.
Juliana Rachid, com mais de 300 mil seguidores no Instagram, vem ao Tocantins pela primeira vez. Ela compartilha vídeos diários que ajudam mulheres cristãs a compreenderem seu propósito de vida e identidade, além de viajar o Brasil ministrando palestras em eventos católicos de mulheres, sendo referência nacional na área.
Segundo o padre João Paulo Veloso, idealizador do evento e pároco da Paróquia São Cristóvão, “O primeiro Mulheres Plenas em 2023 foi uma bênção. Nesta edição, queremos oferecer formação e espiritualidade, ajudando mulheres a lidarem com os desafios da vida familiar, carreira, educação dos filhos e vivência da fé na Igreja”.
Foco no combate à violência contra a mulher
Um dos destaques desta edição é a Roda de Conversa sobre violência contra a mulher e relacionamentos abusivos. Autoridades de núcleos especializados do Tocantins participarão, explicando como os órgãos de controle atuam, comentando casos recorrentes e orientando mulheres sobre como identificar e sair de situações abusivas.
Outros temas da programação
- Identidade, propósito, missão e vocação da Mulher Plena;
- As virtudes e como elas ajudam a alcançar a plenitude;
- Espírito Santo de Deus: a força da Mulher Plena;
- “Brilhe a Vossa Luz” (Mateus 5,16) – tema bíblico do encontro.
Informações práticas
O que? Mulheres Plenas II Edição
Quando? 04/10 das 13h30 às 19h30 e 05/10 das 7h30 às 12h
Onde? Paróquia São Cristóvão, Palmas, TO
Palestrante: Juliana Rachid
Como se inscrever: Exclusivamente online
Investimento: R$ 130 até 29/09
Realização: Igreja Católica, Paróquia São Cristóvão
Conteúdo Religioso
Catedral de Palmas realiza Jubileu das Crianças

Dentro do Ano Santo (Jubileu da Esperança) vivido pela Igreja Católica em 2025, há diversos eventos temáticos. Neste sábado, dia 6, é a vez de celebrar a espiritualidade infantil na Catedral com o Jubileu das Crianças.
A programação começa às 4 da tarde com a celebração da Santa Missa. Logo depois, a Praça dos Girassóis será palco para uma tarde/noite gratuita de diversão e fé. A lista de atrações é bem variada. São mais de 15 brincadeiras e brinquedos infláveis, além do show musical da Turma do Padre Dudu e participações especiais de Janjão, Pirata e da cantora Sarah Sabará, personagens do Programa Cantinho da Criança, da Canção Nova.
O pároco da Catedral e criador da Turma do Padre Dudu, Pe. Eduardo Zanom, ainda promete uma divertida dinâmica de fé, similar à peregrinação feita nas Portas Santas, nas quatro Basílicas de Roma.
“As paróquias jubilares são chamadas a organizar eventos para os fiéis visitarem a Igreja e participarem de momentos de oração, por isso vamos reunir as famílias. É um momento de rezar, de se divertir e das crianças, principalmente, terem consciência da nossa temporalidade terrena”, comenta Pe. Eduardo.
Jubileu das Crianças na Catedral de Palmas
Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 16h
Local: Catedral e Praça dos Girassóis
Entrada Livre
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins16 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza