Portal Jaciara Barros

Defensorias do Araguaia lança 2ª edição em Palmas

Defensorias do Araguaia lança 2ª edição em Palmas

Com a presença de indígenas Karajá, autoridades do Tocantins, Goiás e Mato Grosso e defensoras e defensores públicos gerais desses estados, foi lançada em 20 de agosto a 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, em Palmas. Os atendimentos jurídicos, de saúde e sociais começam na segunda-feira, 25 de agosto, contemplando aldeias localizadas nos três estados da federação.

Atendimentos levam acesso à justiça e cidadania a indígenas Karajá

O projeto representa uma ampla frente de serviços gratuitos para populações em isolamento geográfico, com foco em garantir acesso à justiça e a serviços essenciais. A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e é realizada em conjunto com as defensorias de Goiás e Mato Grosso. A atuação integra serviço jurídico integral e gratuito com uma rede de parceiros que ampliam o alcance social e de saúde.

Lideranças reforçam missão de inclusão

O defensor público geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, enfatizou o compromisso da Defensoria com povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, destacando que a instituição deve atuar para que todos se sintam parte do Estado. O defensor público geral de Goiás, Tiago Gregório, lembrou que o povo Karajá é um só e que o acesso à justiça requer união entre estados. A defensora pública geral do Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro de Castro, apontou que a essência da Defensoria é estar onde o povo mais precisa e que a segunda edição busca ampliar os números já alcançados.

Autoridades e homenagens marcam a abertura

A solenidade ocorreu na sede de atendimento da DPE-TO em Palmas e contou com a presença das primeiras-damas do Tocantins, Karynne Sotero, e de Goiás, Gracinha Caiado. Receberam homenagens o cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, e o cacique da Aldeia São Domingos, Rafael Tewahyte Karajá, com certificado da Defensoria Pública em língua Karajá. Também compuseram o dispositivo de honra o secretário de Estado dos Povos Indígenas e Tradicionais do Tocantins, Paulo Xerente, e a deputada estadual Claudia Lelis, representando a Assembleia Legislativa do Tocantins.

Serviço e roteiro de atendimentos

  • Segunda 25 de agosto Aldeia São Domingos MT
  • Quarta 27 de agosto Aldeia Fontoura TO
  • Sexta 29 de agosto Aldeias Bdè Burè e Buridina GO

Os atendimentos retomam o trabalho iniciado em 2024 nas mesmas aldeias, consolidando vínculos e garantindo devolutiva qualificada às demandas das comunidades Karajá.

Núcleo especializado coordena ação interinstitucional

Idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo da DPE-TO, a defensora pública Letícia Amorim destacou que a 2ª edição amplia o acesso à justiça e à cidadania às comunidades Karajá do Alto Araguaia, mobilizando defensorias e equipamentos públicos dos três estados para um atendimento qualificado e culturalmente adequado.

Prestigiaram o evento o 2º subdefensor público geral do Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, o corregedor geral da DPE-TO, Neuton Jardim, defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, indígenas Karajá, a presidente da Adpeto, Karla Letícia de Araújo Nogueira, e a chefe da Coordenação Técnica Local de São Félix do Araguaia, Rafaella Coxini, entre outros convidados.

Tags
defensorias do araguaia
indígenas karajá
alto araguaia
defensoria pública

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *