ALETO
Deputado Amélio propõe Título de Cidadã Tocantinense para servidora com 33 anos de carreira na Aleto

Como forma de homenagear a difícil missão de servir a população tocantinense por meio do serviço público, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) pediu, em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 12, a concessão do Título de Cidadã Tocantinense para a servidora efetiva da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) há 33 anos, Mary Marques de Lima.
Mary atua como Diretora Técnico-Legislativa da Aleto há 15 anos, sendo servidora efetiva desde julho de 1992, quando passou no concurso público da Aleto. “Mary sempre foi uma servidora exemplar e nos ensinou muito ao longo destes anos trabalhando juntos. Sempre nos orientou, nos direcionou, além de estar sempre aberta a ajudar a população quanto ao processo necessário para dar andamento a uma nova lei, um novo benefício para o povo. Ela também contribuiu muito no Poder Executivo, enquanto secretária da Casa Civil e teve diversas homenagens em seu nome, faltando apenas o título oficial de cidadã tocantinense”, frisou Amélio.
Perfil
Filha de Derval de Melo Lima e Nair Marques Lima, Mary Marques nasceu em 27 de junho de 1967, em Cardoso-SP. Formada na Faculdade de Direito da Universidade de Ribeirão Preto, ela mudou-se para Palmas – TO, em julho de 1992, após passar no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Mary Marques atuou como Diretora de Área Legislativa, entre 2000/2005 até a cessão para o Poder Executivo, onde trabalhou como secretária da Casa Civil, até 2009. Na ocasião, recebeu homenagem do Corpo de Bombeiros do Tocantins como forma de reconhecer o seu trabalho executado quanto à elaboração de projetos de leis que consolidaram tanto a Instituição como a Defesa Civil do Estado.
Mary ocupa o cargo de Diretora Técnico-Legislativo na Aleto há 15 anos, sendo uma servidora atuante, direcionando todos os deputados que passaram pela Assembleia Legislativa, angariando todos os degraus de sua carreira funcional, tornando-se referência para os servidores e para a população.
—
ALETO
Estudantes do IFTO vivenciam gestão pública na Assembleia Legislativa
Alunos do IFTO visitam a Assembleia Legislativa e participam do Projeto Visita Guiada, conhecendo na prática o funcionamento do parlamento tocantinense.

Os estudantes do curso de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins (IFTO – campus Palmas) participaram de uma atividade de imersão institucional na Escola do Legislativo e na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
As visitas, realizadas nos dias 1º e 2 de outubro, integraram o Projeto Visita Guiada e tiveram como objetivo aproximar os futuros gestores públicos da realidade do funcionamento do parlamento estadual.
Experiência formativa e cidadã
Na Escola do Legislativo, os alunos conheceram a estrutura administrativa, percorreram as dependências, receberam informações sobre os cursos e projetos oferecidos e puderam esclarecer dúvidas diretamente com a equipe.
A coordenadora administrativa da Escola, Alsirene Feitosa, destacou a relevância da aproximação entre o poder público e a comunidade:
“É muito importante abrir as portas para a comunidade, especialmente para estudantes que futuramente estarão atuando na gestão pública. A Escola do Legislativo tem como papel central contribuir com a formação de parlamentares, servidores e também da sociedade, oferecendo oportunidades de aprendizado que fortalecem a democracia e a cidadania”, afirmou.
Participação social e consciência política
A pedagoga da Escola do Legislativo, Adriane Caldas, enfatizou o papel da sociedade no acompanhamento das instituições:
“A política não deve ser vista como algo distante ou restrito aos representantes eleitos. Quando a sociedade participa e acompanha, contribui para um parlamento mais transparente e eficiente. Por isso, a presença de futuros profissionais nesses espaços é tão importante”, ressaltou.
Vivência prática do processo legislativo
Na Assembleia Legislativa, os estudantes foram recebidos pelo Projeto Visita Guiada, conhecendo o plenário, sala das comissões, galeria e outros espaços que compõem a estrutura do Poder Legislativo.
O aluno Felipe Vinícius Ribeiro relatou a importância da experiência:
“Foi a primeira vez que tive a oportunidade de entrar no plenarinho e acompanhar, de forma próxima, o funcionamento de uma sessão. Entendemos melhor como os projetos de lei são elaborados, tramitam e são votados. Foi uma visita muito interessante e enriquecedora.”
Integração entre teoria e prática
O professor doutor Adão Santos, responsável pela turma, explicou que o objetivo principal da visita foi proporcionar aos alunos uma vivência prática de gestão pública.
“O curso de Gestão Pública é o único da rede federal no Tocantins e não possui estágios obrigatórios. Por isso, buscamos oferecer experiências reais de aprendizagem, para que os alunos compreendam como funciona a gestão pública no cotidiano e possam relacionar a teoria à prática”, destacou.
Aproximação entre academia e instituições públicas
O encontro foi encerrado com uma troca de experiências entre os estudantes e os servidores da Aleto, reforçando a importância do diálogo entre a formação acadêmica e o setor público.
A iniciativa fortalece a visão crítica e cidadã dos alunos, ampliando o compromisso com a ética, a transparência e o serviço à sociedade.
Educação e cidadania caminhando juntas:
O Projeto Visita Guiada da Assembleia Legislativa é uma oportunidade de aproximar os jovens do processo democrático e despertar o interesse pela gestão pública participativa.
ALETO
Governador em exercício, Laurez Moreira, apresenta situação fiscal do Estado aos deputados

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), apresentou aos deputados estaduais os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 e os planos para reduzir o déficit orçamentário até o final do ano. Além do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), mais 16 parlamentares participaram da reunião.
Laurez Moreira afirmou que está empenhado em fazer um plano de desenvolvimento para o Estado e que, por isso, está adotando medidas saneadoras nas contas públicas, como a redução de despesas com o custeio da máquina administrativa. Por outro lado, o governador em exercício indicou que o corte não afetará projetos em andamento, como a manutenção de estradas e o término das obras que estão em execução, especialmente aquelas que se encontram em sua fase final.
“Vamos apresentar um plano de desenvolvimento sustentável e duradouro para o Estado, investindo na vocação econômica de cada região, visando transformar o Tocantins, um produtor de comodities, em um Estado industrializado”, projetou, solicitando apoio dos parlamentares para atingir esse objetivo. |
Durante o encontro, Laurez Moreira manifestou seu respeito pela Assembleia Legislativa, instituição da qual fez parte como deputado estadual após ter iniciado sua trajetória política como vereador de Gurupi e antes de ser eleito deputado federal, prefeito de Gurupi por dois mandatos e vice-governador do Tocantins.
Redução do déficit
Os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 foram apresentados aos deputados pelo secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas.
De acordo com o secretário, quando Laurez Moreira assumiu, havia uma previsão de déficit, para o final do ano, de R$ 380 milhões. O Executivo adotou uma série de medidas e conseguiu reduzir a projeção para R$ 150 milhões. A expectativa do governo, agora, é continuar com a redução de despesas para chegar com déficit zero até o final do ano.
Ainda segundo Dimas, os maiores gargalos das contas públicas estão no Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir) e no sistema previdenciário. O gestor informou que já estão sendo adotadas medidas para resolver a situação.
O presidente da Aleto indicou que há a disposição de apoiar institucionalmente o plano do governo para reduzir despesas e regularizar as contas públicas, desde que o tema seja amplamente discutido com os deputados.
Presenças
Da Aleto, além do presidente, deputado Amélio Cayres, participaram da reunião os deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Fortes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Jair Farias (UB), Jorge Frederico (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Wiston Gomes (PSD).
Também participou da reunião o secretário-executivo da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
ALETO
Amélio Cayres e UFNT discutem estação climática em Esperantina
Presidente da Aleto e reitor da UFNT articulam implantação de estação de pesquisa em Esperantina.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, para tratar da implantação de uma estação de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas em Esperantina, no Bico do Papagaio.
O projeto, desenvolvido em parceria com uma universidade estatal de Tyumen (Rússia), tem como objetivo criar uma área de referência em estudos sobre mudanças climáticas. A escolha de Esperantina se deve à sua localização estratégica: região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado e ponto de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Importância da UFNT na Pesquisa Científica e Desenvolvimento Regional
Durante a reunião, o reitor, acompanhado do assessor da reitoria, professor João Vidal, destacou que a estação permitirá pesquisas multidisciplinares em biodiversidade terrestre e aquática, sequestro de carbono e monitoramento de gases de efeito estufa. Também será foco do projeto avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre populações do ecótono Amazônia-Cerrado, incluindo comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores que dependem diretamente dos recursos naturais da região.
“Esse é um projeto que já vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Tyumen há dois anos, com expedições na área prevista e assinatura de protocolo de intenções, além do alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Agora, avançamos nas tratativas sobre a área para instalação da estação. Contar com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, que também é representante do extremo-norte do Tocantins, é fundamental tanto pelos encaminhamentos quanto pela rapidez no apoio recebido”, afirmou o reitor Airton. |
Ao receber o projeto, o deputado Amélio Cayres reforçou o compromisso da Aleto em apoiar a iniciativa e destacou a importância da estação para o desenvolvimento regional. “É uma alegria poder contribuir com a universidade e trazer a pesquisa para perto do povo. Esse projeto vai fortalecer a ciência, gerar renda e trazer impactos positivos para toda a região. Já iniciamos os encaminhamentos e vamos abraçar essa causa”, destacou o parlamentar.
No encerramento da reunião, Amélio foi convidado a participar de uma expedição in loco, nos próximos dias, envolvendo a Prefeitura Municipal de Esperantina, o Incra e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
-
Polícia Militar do TO3 dias atrás
Operação Protetor dos Biomas: apreensão de 480 kg de pescado e tartarugas
-
Turismo3 dias atrás
Alagoas – Um roteiro de belezas naturais e conforto
-
Turismo5 dias atrás
Dunas de Marapé: um refúgio de natureza em Alagoas
-
Energisa3 dias atrás
37 anos de Tocantins: Energisa faz balanço de investimentos no Estado
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins celebra 37 anos com solenidade na Pedra Fundamental de Palmas