Tocantins
Desembargador aposentado Júlio Resplande recebe Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública

“Reunir, neste momento, tantas autoridades e amigos importantes para a constituição do Tocantins e da nossa própria Defensoria Pública demonstra o carinho que todos têm pelo doutor Júlio Resplande e o quão fundamental ele foi e segue sendo para o Estado”. Assim enfatizou a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, durante a solenidade realizada nesta segunda-feira, 4, para entrega do Diploma e da Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado por Contribuição Honorífica ao desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo.
A solenidade foi realizada no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, oportunidade em que também foi lançado o livro “Júlio Resplande de Araújo – uma biografia”, de Luiz de Aquino e Chris Resplande, filha do homenageado.
Um momento histórico que reuniu familiares e amigos de Julio Resplande, membros da Administração Superior da Instituição, defensoras e defensoras públicos, servidoras e servidores, autoridades estaduais e importantes nomes da história política do Estado, como os ex-governadores Moisés Avelino e Marcelo Miranda, e o primeiro vice-governador do Estado e também ex-deputado federal, Darci Coelho.
“Ao conceder esta Medalha, reconhecemos não apenas o profissional exemplar que é o doutor Júlio, mas, também, a coragem e visão que moldaram a Defensoria Pública do Tocantins e do Brasil. Figuras visionárias, como ele, investiram tempo, conhecimento, dedicação e influência para fazer esta Defensoria Pública crescer. Foi uma época em que a defesa dos mais vulneráveis não era uma missão tão clara e difundida, como é hoje, mas com a sua perspicácia e o seu compromisso inabalável, enfrentou estes desafios e sua atuação ajudou a consolidar a Defensoria Pública do Tocantins como uma instituição de relevância incontestável”, enalteceu a Defensora Pública-Geral.
Unanimidade
A escolha de Júlio Resplande para receber a honraria partiu de proposta da defensora pública aposentada Iracema Franco Ribeiro Pinto, sendo a indicação aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP). Em representação à Iracema Ribeiro, que não pôde participar da cerimônia, a defensora pública também aposentada Maria de Lourdes Vilela falou da representatividade do “doutor Júlio”, como é conhecido.
“O doutor Júlio foi muito importante na institucionalização da Defensoria Pública no Tocantins. À época, ele foi uma das principais autoridades no apoio à causa defensorial, tanto como político quanto como jurista, advogado, como homem público, de forma geral, porque ele sabia da importância da Instituição para as pessoas carentes do Estado. Então, hoje, para todos nós, defensoras e defensores tocantinenses, é um dia de muita alegria poder retribuir tudo o que ele fez pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o homenageando com a entrega desta honraria de mérito defensorial”, celebrou a defensora Lourdinha.
Defensor da Defensoria
O homenageado da DPE-TO atuou como Juiz de Direito e Juiz Eleitoral; foi corregedor-geral eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Goiás; e, também, secretário de estado da Cidadania e Justiça e da Segurança Pública no Tocantins, estado pelo qual foi eleito deputado estadual, integrando, ainda, a Academia Tocantinense de Letras (ATL).
Sempre sensível às causas dos hipossuficientes, as mesmas da DPE-TO, Júlio Resplande foi um defensor da Defensoria, atuando em prol dela, inclusive a partir de ações destinadas à estruturação e autonomia administrativa da Instituição, como a recriação das coordenadorias de Direitos Humanos e de Sistema Penitenciário e das superintendências da Defensoria Pública e de Direitos do Consumidor, por exemplo.
Em seu momento de fala, Júlio Resplande ressaltou que a homenagem foi muito gratificante e construtiva não só para o próprio ego, mas para a vida dele como um todo. “É um prazer muito grande estar aqui, nesta solenidade tão organizada; e honra-me, sobremaneira, a missão que tive de ajudar a constituir a grandeza da Defensoria Pública (…) nós trabalhamos juntos e por muito tempo [para este fim], e se hoje eu estou já maturando, eles [os profissionais da DPE-TO] seguem ainda fortes, em condição de desenvolver mais trabalho social em prol de quem mais precisa. Sigamos juntos na construção de uma sociedade digna e democrática que guarde os valores que estamos a construir, uma paz que nos permita ter vida longa e de qualidade”, vislumbrou o Homenageado.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o 1º subdefensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o 2º subdefensor público-geral do Estado, Danilo Frasseto Michelini; a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Arassônia Maria Figueiras; a presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensora pública Karla Letícia de Araujo Nogueira; além de outras(os) membras(os) e servidoras(es) da Defensoria Pública.
Também estiveram presentes familiares do homenageado, a esposa Marlene Resplande e a filha Chris Resplande; ex-governadores do Estado; secretários e ex-secretários do Executivo Estadual; e autoridades civis e militares do Tocantins.
Tocantins
Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos no Tocantins
A Polícia Federal deflagrou quatro operações no Tocantins para investigar desvios de recursos públicos de campanhas eleitorais de 2022.

A Polícia Federal Tocantins deflagrou nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, quatro operações simultâneas para investigar suspeitas de desvios de recursos públicos e falsidade ideológica eleitoral em campanhas das eleições gerais de 2022. As ações buscam apurar o uso irregular de verbas do fundo eleitoral e possíveis práticas de caixa dois e compra de votos.
Operações miram candidatos das eleições de 2022
Denominadas Operação Atos 5:1-11 (um, dois, três e quatro), as investigações têm como alvo candidatos e colaboradores de campanha suspeitos de irregularidades no uso dos recursos públicos.
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão em endereços de Palmas (TO), expedidos pela 29ª Vara Eleitoral do Tocantins. O objetivo é reunir novas provas e indícios que comprovem o desvio de recursos do financiamento eleitoral.
Durante a ação, foram apreendidos documentos, mídias eletrônicas e registros financeiros que ajudarão a identificar a rota do dinheiro público e os responsáveis pelos desvios.
O foco das investigações da Polícia Federal Tocantins
A PF informou que trabalha para identificar todos os envolvidos, mapear os valores desviados e determinar o montante total empregado de forma ilícita.
Os investigados podem responder por falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos destinados ao financiamento de campanha, com penas que podem chegar a nove anos de reclusão, além da perda de bens e valores utilizados nas fraudes.
“O objetivo é revelar a verdade dos fatos e responsabilizar os envolvidos, assegurando transparência e integridade no processo eleitoral”, declarou a Polícia Federal em nota.
Origem do nome ‘Atos 5:1-11’
O nome da operação faz referência ao episódio bíblico de Ananias e Safira, casal que ocultou parte de uma oferta e mentiu sobre sua origem, sendo punido por sua conduta.
Segundo a PF, a escolha simboliza o ato de esconder a verdadeira destinação dos recursos recebidos, em alusão aos suspeitos de ocultarem valores desviados de campanhas eleitorais.
A corporação destacou que a analogia representa a busca pela verdade e transparência no uso de verbas públicas, reforçando o compromisso institucional com o combate à corrupção.
Próximos passos da investigação
As apurações continuam sob sigilo, e novas diligências e oitivas poderão ocorrer nos próximos dias. A Polícia Federal Tocantins atua em cooperação com o Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para aprofundar o caso e garantir que recursos públicos sejam devidamente rastreados e recuperados.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

O governador Laurez Moreira participou, nessa segunda-feira, 13, da passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas. O ato foi acompanhado por representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados e demais autoridades, que acompanharam o rito militar em que o coronel Peterson Queiroz de Ornelas passou o comando ao coronel Thiago Franco Santana.
Na ocasião, o governador Laurez Moreira foi homenageado pela corporação e aproveitou para agradecer ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho à frente do CBMTO e reafirmou a confiança na liderança e gestão do novo comandante, coronel Thiago Franco Santana.
“É motivo de muita satisfação participar deste momento em que o coronel Franco assume o comando. Tive o prazer de trabalhar com ele quando era prefeito de Gurupi, ocasião em que foi implantado o primeiro núcleo do Programa Educacional Bombeiro Mirim, um exemplo que queremos ampliar para outras localidades do estado”, destacou o governador, ressaltando a importância da disciplina e da formação cidadã para os jovens.
Ao elogiar o Corpo de Bombeiros, o governador Laurez Moreira pontuou que a corporação é uma instituição essencial para a segurança pública, atuando na proteção da vida, prevenção e combate a incêndios, socorro em emergências e proteção ambiental, além de ser de referência para todo o país. “É uma instituição muito respeitada pela maneira como atua. Hoje, os Bombeiros do Tocantins são referência para diversos estados, e precisamos continuar investindo no aperfeiçoamento e fortalecimento da nossa corporação”, enfatizou.
O novo comandante-geral da corporação, coronel Thiago Franco Santana, agradeceu ao governador Laurez Moreira pela confiança e destacou a honra e a responsabilidade de assumir o comando, garantindo a continuidade das atividades já desenvolvidas. “É uma grande honra ser escolhido pelo governador Laurez Moreira para comandar o Corpo de Bombeiros do Tocantins. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade enorme, pois é uma instituição de alta credibilidade em nosso estado, reconhecida como a melhor avaliada do Brasil. Nosso compromisso é prestar o melhor serviço possível à sociedade tocantinense, mantendo e aperfeiçoando as ações desenvolvidas ao longo dos anos”, afirmou.
A solenidade, que formalizou a transferência de liderança do CBMTO teve início com apresentação à tropa e execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Tocantins. Posteriormente foi realizado o deslocamento do Pavilhão Nacional e a transferência do comando ao comandante substituto. O evento foi encerrado com um desfile da tropa em continência ao comandante-geral e ao governador.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança nova identidade visual
Com foco em gestão eficiente e transparência, a nova identidade visual do Governo do Tocantins simboliza confiança, resultados e compromisso com um futuro melhor para todos.

Com o slogan Um novo futuro para todos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), divulgou, nessa terça-feira, 14, a nova identidade visual e as estratégias de comunicação do governo estadual, que marcam uma nova fase de governança pautada pela transparência, responsabilidade e compromisso com o futuro do estado e do cidadão tocantinense.
O governador Laurez Moreira destaca que a nova identidade visual do Governo do Tocantins marca o início de um novo tempo, uma transformação importante para expressar os princípios da governança pública. “Este é um novo tempo. Um tempo de clareza, eficiência e presença real em cada canto do nosso estado. Estamos aqui para fazer o governo acontecer de verdade, com decisões técnicas, transparência e resultados que fazem diferença na vida de cada tocantinense. O futuro que sonhamos para o Tocantins não nasce de discursos, mas do trabalho diário, sério e comprometido de quem acredita neste lugar e nas pessoas que vivem aqui”, ressalta.
Como parte dessa nova etapa, ganha destaque a Quinta Frente de Desenvolvimento, que representa um novo impulso para o Tocantins, com foco na industrialização, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida. É uma estratégia que prioriza o que realmente importa, apresentar soluções concretas capazes de consolidar o estado entre as maiores economias do país, tornando-o referência nacional em prosperidade e transformação.
“Mais que uma mudança estética, a nova identidade visual traduz o propósito do governo, comunicar com clareza, ética e foco nas pessoas. Cada elemento foi pensado para refletir confiança, propósito e o compromisso de construir, dia após dia, um Tocantins melhor”, enfatiza a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha.
A representação visual será aplicada em todas as comunicações oficiais, fortalecendo a imagem institucional e garantindo a integração entre todas as ações governamentais.
Conceito
O slogan Um novo futuro para todos marca o início de uma nova etapa, em que o governo se propõe a reorganizar o estado e devolver confiança à população com trabalho e compromisso. Inspirado na própria história do povo tocantinense, que um dia decidiu escrever o seu próprio futuro, o governo revisita os fundamentos que deram origem ao estado para refletir sobre a trajetória percorrida, corrigir rumos e reafirmar os caminhos que deseja trilhar.
Assim, governo e população se unem em uma mesma direção, juntos em um caminho de transformação e esperança, pautado no compromisso, transparência, responsabilidade e resultados concretos para um futuro melhor para todos.
Identidade visual
Inspirada na força e na origem do Tocantins, a nova identidade visual manifesta a energia e o espírito do povo que construiu o Estado. É um convite para olhar para trás sem nostalgia, mas com propósito para que, ao retornar às origens, seja possível encontrar clareza e força para seguir adiante.
A paleta de cores e os símbolos reafirmam o sentimento de pertencimento e traduzem a essência tocantinense nas cores da bandeira. Os tons principais evocam a luz do sol que nasce sobre o estado, representando renovação, vitalidade e esperança.
O emblema central reflete movimento e progresso, simbolizando um Tocantins em constante evolução, um Estado que cresce com equilíbrio, harmonia e confiança no futuro. “Cada traço foi pensado para transmitir credibilidade e reforçar os valores que definem esse novo momento do Governo do Tocantins, unidade, compromisso e transformação” afirma Luiza Rocha.
Três elementos simbólicos estruturam o novo modelo e fortalecem a identidade do Executivo Estadual. A asna ou chevrão, símbolo heráldico em formato de “V” invertido encontrado no brasão do estado, remete à ideia de sustentação, proteção e realização de grandes obras. O sol, presente na bandeira e no brasão, representa a riqueza do solo e o ciclo do ouro, projetando um futuro promissor. Já o caminho simboliza os novos trajetos que o governo se propõe a trilhar, traduzindo a busca por avanços, oportunidades e um novo futuro para todos que vivem aqui.
- Tocantins5 dias atrás
Barroso nega Habeas Corpus de Wanderlei Barbosa antes de se aposentar
- Palmas2 dias atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Entretenimento5 dias atrás
Resenha do Cabeça celebra o samba de raiz em Palmas
- Entretenimento5 dias atrás
Aluísio Cavalcante celebra 1 ano de Fruto Rebeldia com show em Palmas
- Tocantins5 dias atrás
Líquida Augustinópolis movimenta a economia e fortalece o comércio local