Economia
DIA DE CAMPO DO SENAR MOSTRA EFICIÊNCIA DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Propriedade em Nova Olinda obteve aumento de mais de 50% na taxa de lotação do pasto
As novas práticas de manejo e a adoção do sistema de pastejo rotacionado resultaram em benefícios para a fazenda Voo da Morte, em Nova Olinda. Depois de dois anos de assistência técnica e gerencial do Senar na propriedade, a taxa de lotação das pastagens passou de menos de 0,8 UA/ha (unidade animal por hectare) para 1,6 UA/ha, um aumento de mais de 50% no indicador.
O resultado apresentado no Dia de Campo do Senar, realizado na propriedade localizada na região norte do estado, comprovou na prática a importância da Assistência Técnica e Gerencial, demonstrando os avanços obtidos, basicamente, a partir da adoção de novas práticas de manejo, sem a necessidade de altos investimentos em calagem e adubação de pastagem, por exemplo.
Com o início do atendimento do Senar foi realizado um diagnóstico na propriedade, que conta com uma área produtiva de 203 hectares. Segundo o técnico de campo, Geanderson Rodrigues, “primeiro elaboramos um planejamento e começamos a fazer algumas adequações, como o tratamento da água e a mudança no curral para um modelo antiestresse, como forma de garantir o bem-estar aos animais.
Durante o Dia de Campo, o supervisor da ATeG, Léo Batista, explicou que “o foco principal foi intensificar a utilização das pastagens, aprimorando o ganho de peso e produzindo arroba com preço competitivo”. Segundo ele, antes o ganho médio diário era de 400 gramas, passando agora para 1 kg por dia”, destacou.
Para o produtor rural, Wellington Pereira, a assistência foi fundamental também para ter maior controle na questão gerencial. “Querendo ou não, hoje a gente tem que tratar da fazenda como uma empresa rural. Antes eu não tinha hábito de controlar essa movimentação, mas com a ajuda do Senar já sei mais dos custos de produção da arroba e graças a isso, estou tendo mais liquidez”, disse.
O DIA DE CAMPO
O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre produtores, técnicos de campo e acadêmicos de cursos de Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Além das apresentações, os participantes também foram a campo avaliar a capacidade de suporte da pastagem e conhecer mais sobre as técnicas de monitoramento do desempenho realizadas pelo Senar.
“Me chamou muita atenção a produtividade, o animal já estar ganhando no inverno 1kg por dia, que é meu sonho na minha fazenda. Para nós que estamos tentando implantar esse sistema, ver esses resultados nos motiva demais”, declarou o produtor Osvaldo Mendonça. Já para o produtor Cláudio Henrique Filho, do município de Filadélfia, “os números mostraram que vale a pena investir no manejo da pastagem, por isso ele já avalia a possibilidade de receber a assistência do Senar.
A superintendente do Senar, Rayley Luzza, esteve presente no evento e destacou a importância da realização dos dias de campo. “Mostramos que nossa assistência tem feito a diferença no campo e é também uma oportunidade para ouvirmos o que os produtores assistidos tem a dizer sobre esse trabalho e ao mesmo tempo estimular que mais produtores conheçam a assistência técnica do Senar, fazendo uso desse benefício”, destacou.
Segundo o diretor da ATeG, André Abreu, no Tocantins ainda existe uma certa resistência à implantação de novas tecnologias nas propriedades de gado de corte, acostumadas com o sistema extensivo. Por essa razão, a realização de eventos como esse são fundamentais para difundir tecnologias. “São em eventos como esses que nós conseguimos mostrar para os produtores, na prática, o que foi implementado e os resultados que isso trouxe”, pontuou. Ele lembrou que embora a fazenda tenha condições de aprimorar ainda mais o seu desempenho, a taxa de lotação obtida com poucas ações já permitiu que ela superasse a média Tocantins e também a média nacional, que é de 0.9UA e de 0.7UA, respectivamente.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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