Economia
Dia dos Namorados 2023: comércio de Palmas espera aumento de 9% nas vendas, aponta CDL Palmas

As datas comemorativas são essenciais para a movimentação e crescimento das vendas no comércio. Neste primeiro semestre do ano, após o Dia das Mães, o varejo conta com o Dia dos Namorados, que deve dar um fôlego neste mês que fecha o segundo trimestre de 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, cerca de 61% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados neste ano. O comércio de Palmas espera vender cerca de 9% a mais que no mesmo período no ano passado.
Conforme os dados da pesquisa, 53% dos consumidores acreditam que devem comprar um único presente, enquanto 30% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes. Em média, os clientes devem gastar R$232 com presentes para a pessoa amada, o que representa R$36 a mais que em 2022. Com relação aos produtos que devem ser comprados, as roupas lideram o ranking com 41% das intenções, seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%).
Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, o comércio palmense está preparado e deve aproveitar bem o momento. “Como já sabemos, as datas comemorativas são muito importantes e nós entendemos que o comércio de Palmas sabe aproveitar bem. Em uma rápida olhada, podemos ver vitrines temáticas, anúncios de descontos e promoções. E isso é o que esperamos, um comércio que está apto para receber o consumidor”, destaca.
Ainda de acordo com o levantamento, os esposos ou as esposas lideram o ranking dos principais presenteados (66%), enquanto 31% pretende presentear os (as) namorados(as). Já na hora de escolher os presentes, 29% levam em consideração, principalmente, a qualidade do presente, 18% o perfil do presenteado, 16% o desejo do presenteado e 12% as promoções e descontos.
Quanto ao local de compra, 57% deseja comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e nos shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, sobretudo em lojas online (30%). Na hora de escolher o local de compra, 57% afirma que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis.
Com relação aos pagamento, a principal forma será à vista (68%), com destaque para o PIX (21%, aumento de 7 pontos percentuais comparado a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%). Já 29% deve pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito parcelado (26%).
Para presentear o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 34% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, um aumento 8 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Entre estes, 76% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 12% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.
Os dados revelam ainda que 33% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (33%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (24%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (19%).
“Como de costume, reforçamos que o consumidor faça um planejamento financeiro real e responsável e que não gaste além do que pode. É importante ter disciplina e usar a criatividade para comemorar a data. Procure por promoções, faça pesquisas de preço. O comércio de Palmas tem opções para todos os gostos e bolsos”, finaliza Silvan Portilho.
Energisa
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
Mais de 90 tocantinenses foram contratados pela Energisa em 2024. Há novas vagas abertas em Palmas, Sandolândia e Peixe

O setor elétrico continua em expansão no Tocantins. De janeiro a junho de 2024, a Energisa Tocantins contratou 92 profissionais, reforçando a tendência de crescimento das vagas no setor elétrico no Tocantins. No total, foram 133 admissões externas realizadas pela concessionária no primeiro semestre, com expectativa de atingir cerca de 184 contratações até o fim de 2025.
Projeções de crescimento nas vagas do setor elétrico
Segundo o analista de recrutamento Washington Moita, embora não haja uma meta oficial consolidada, o ritmo de crescimento indica a possibilidade de até 180 admissões externas até dezembro de 2025. “O volume de contratações no primeiro semestre aponta para um aumento significativo na geração de empregos”, afirmou.
Como se candidatar às vagas no setor elétrico no Tocantins
A Energisa possui uma plataforma de carreiras onde os candidatos podem se inscrever para as vagas abertas e também se cadastrar no Banco de Talentos, aumentando suas chances de futuras oportunidades.
O grupo Energisa já conta com cerca de 1,7 mil colaboradores no Tocantins e mais de 17 mil em todo o país, com atuação em 11 estados brasileiros.
Vagas abertas em julho
Confira as vagas no setor elétrico no Tocantins que estão com inscrições abertas neste início de julho:
- Assistente Administrativo – Palmas/TO
Inscrições até: 03/07
Ver vaga - Assistente de Logística – Palmas/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Distribuição – Sandolândia/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Linha Viva – Palmas/TO
Inscrições até: 19/07
Ver vaga - Técnico de Manutenção – Palmas/TO
Inscrições até: 31/07
Ver vaga - Aprendiz – Peixe/TO
Ver vaga
Plataforma de talentos da Energisa
Além das vagas pontuais, a Energisa destaca o Banco de Talentos como um diferencial para quem deseja atuar no setor elétrico. “O profissional pode se cadastrar de forma proativa para futuras vagas compatíveis com seu perfil e formação”, reforça Moita.
Links úteis
Continue acompanhando o Portal Jaciara Barros para mais vagas no setor elétrico no Tocantins e notícias que conectam talento ao mercado de trabalho.
Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
Sebrae
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Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

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