Energisa
Dicas para economizar na conta de energia: Compreendendo a fatura e adotando hábitos de consumo eficiente

No início do mês houve um reajuste na conta de energia dos tocantinenses, resultando em uma redução de 0,70% para consumidores residenciais. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pela definição da nova tarifa, estabeleceu que ela passaria a vigorar a partir do dia 04 de julho. É importante destacar que muitas pessoas desconhecem o fato de que o valor da tarifa de energia elétrica não é estabelecido pelas distribuidoras, mas sim pela ANEEL, órgão do Governo Federal cujo objetivo é garantir a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de energia elétrica no Brasil.
Compreender a composição da conta de energia é fundamental para entender como o valor é calculado e identificar os elementos que mais impactam no montante a ser pago. Assim, fica mais fácil economizar energia e economizar no final do mês.
Para entender como é calculado o valor da sua fatura é importante saber como ela é dividida. Podemos comparar a conta de energia a uma pizza, onde o valor total é separado em diferentes partes que vão para os órgãos e empresas responsáveis pelos serviços. A tarifa de energia elétrica é composta por dois grupos: os custos de distribuição, que são uma parte da tarifa chamada Parcela B, e os custos de transmissão e geração de energia, encargos e impostos, que são outra parte da tarifa chamada Parcela A.
No estado do Tocantins, a fatura de energia elétrica é dividida da seguinte forma: 35,8% do valor total fica com a Energisa. Já o montante de 64,2% é distribuído entre as empresas geradoras (28,1%) e transmissoras (5,6%) e 30% corresponde aos encargos e tributos governamentais. Por exemplo: em uma conta de R$ 100,00, a Energisa Tocantins fica com R$ 35,88, destinados à compra de equipamentos, modernização da rede elétrica, frota, além do pagamento de salários, benefícios e investimentos nos profissionais. Os outros R$ 64,2 são meramente arrecadados pela distribuidora e repassados integralmente aos outros agentes.
Como forma de auxiliar cada vez mais os clientes, a distribuidora tem disponibilizado aos consumidores condições especiais para facilitar o pagamento da fatura de energia. Um exemplo disso é a possibilidade de negociar contas em atraso em até 24 vezes, inclusive por meio de cartão de crédito. Essa negociação pode ser realizada através dos canais de atendimento, como o WhatsApp Gisa, o aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e o site energisa.com.br. No caso de clientes que não possuem contas em atraso, mas desejam parcelar sua conta de luz, existe a opção de parcelamento através da fintech Voltz.
Além dessas alternativas, a Energisa tem intensificado a comunicação para alcançar os consumidores que têm direito a receber o desconto de até 65% na Tarifa Social (para quilombolas e indígenas o desconto pode chegar a 100%). É importante ressaltar que os clientes classificados como baixa renda devem manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado junto ao CRAS do seu município para garantir o desconto. “A Energisa realiza uma busca ativa por famílias que se enquadrem no perfil para aderirem à Tarifa Social. Até maio deste ano, já alcançamos o marco de 167.555 mil famílias beneficiadas com a Tarifa Social”, complementa Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa Tocantins.
Consumo consciente
Hábitos como manter o ar-condicionado ligado por longos períodos, abrir e fechar constantemente a porta da geladeira, usar chuveiro elétrico, secadora de roupas ou ferro de passar com frequência podem impulsionar o consumo de energia. Portanto, é hora de praticar um consumo consciente. Na fatura mensal, é possível acessar informações sobre o histórico de consumo e valores detalhados. Além disso, o cliente é informado sobre a tensão contratada e o limite adequado a ser utilizado. Compreender o que é cobrado na conta é uma das formas de economizar, e para auxiliar no desenvolvimento de hábitos de consumo consciente listamos algumas dicas de economia:
- O aparelho de ar-condicionado deve ser pensando de acordo com o tamanho do ambiente em que será utilizado. Quanto maior o lugar, mais potente precisa ser;
- Se o equipamento for antigo é importante programar a substituição por um novo, com maior eficiência;
- Ao utilizar, garanta que as janelas e portas do ambiente estejam fechadas;
- Use na temperatura entre 23°C e 24°C. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o;
- Limpe os filtros a cada quinze dias. E faça uma higienização completa com profissional especializado entre seis meses e um ano, a depender da intensidade da utilização. A sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
- Instale geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol;
- Procure reduzir as vezes em que são abertos, assim a conservação da temperatura interna será mantida com menor uso do compressor;
- Evite guardar alimentos quentes na geladeira;
- Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.
Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
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Comprove o funcionamento da geladeira usada, contendo gelo no congelador e/ou frost free gelada;
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A geladeira deve ter ao mínimo cinco anos de uso;
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Após a comprovação da usabilidade, os sorteados deverão assinar o termo de doação da geladeira antiga para receber e usufruir do equipamento novo.
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