Educação
Diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem é foco de formação continuada para professores de aldeias Krahô
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Para garantir uma educação escolar indígena de qualidade aos povos indígenas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) assegura aos povos indígenas o direito à educação diferenciada, específica e bilíngue. Nessa perspectiva, cerca de 200 professores indígenas e não indígenas receberam capacitação, ao longo da última semana, em atividade ofertada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e Cetro Representações. As atividades aconteceram na cidade de Araguaína e foi ofertada por profissionais da educação que atuam nas aldeias indígenas das regiões de Goiatins e Itacajá.
A formação continuada para professores indígenas e não indígenas, atuantes nas escolas estaduais indígenas do povo krahô, foi amparada na perspectiva específica, diferenciada, intercultural e bilíngüe. Foram cerca de 50 horas, durante cinco dias, baseadas nos quatro pilares básicos da educação indígena, sendo eles a interculturalidade, o bilingüismo ou multilingüismo, a especificidade, a diferenciação e a participação comunitária, que consideram a diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem.
Ministrante de parte das oficinas, o professor Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro afirmou que os povos indígenas são povos originários que possuem seus próprios processos de educação, com línguas, culturas e organização social muito próprios também e diferentes da sociedade não indígena. “A Educação Escolar Indígena precisa estar atenta a essas características diferenciadas das culturas indígenas e estar aberta ao que é diverso, diferente. A formação continuada é importante porque buscou estabelecer essas pontes de diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento que advém do povo Krahô”, considerou o professor.
Ele ainda destacou que, entre os formadores, dois eram indígenas, um Xerente é um Krahô Kanela. “Os formadores não indígenas têm uma trajetória longa de trabalho e pesquisa com esses povos, que é o meu caso por exemplo. Isso já demonstra a preocupação de uma formação que esteja em sintonia com os anseios desses povos, destacando a valorização das cosmologias indígenas mas sem perder de vista a aquisição dos conhecimentos não indígenas, também necessários devido à situação de contato desses povos com a sociedade envolvente”, ressaltou.
Aluno na formação continuada e indígena da Aldeia Manoel Alves, o professor Renato Iahe avaliou a capacitação como sendo de excelência, pois teve o intuito de promover a inclusão cultural e pedagógica. “A formação continuada tem sido um marco significativo na capacitação de professores que atuam junto às populações indígenas, pois transcende o mero ensino de conteúdos curriculares e representa o respeito e a valorização das tradições, línguas e saberes ancestrais das comunidades nativas”, relatou o professor.
A coordenadora de projetos da Cetro Representações, Villany Teixeira, relatou que a falta de recursos e a escassez de formação adequada para os professores têm sido obstáculos frequentes no processo educacional dessas populações e, diante desse cenário, o Programa de Formação Continuada surge como uma resposta concreta para suprir essa lacuna. “Um dos principais focos do programa é a valorização da cultura e língua indígena. Os professores participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história, os costumes e as tradições das comunidades em que atuam. Além disso, são incentivados a incorporar métodos pedagógicos que respeitem e fortaleçam a identidade cultural dos alunos indígenas”, descreveu.
Presidente da Cetro Representações, Ramalho Alves complementa que, para as próximas edições, a expectativa é expandir ainda mais o alcance do programa, alcançando um número maior de professores e comunidades indígenas. “A educação escolar indígena é mais do que uma simples questão educacional; é um direito fundamental das populações originárias e um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nossas formações estão desempenhando um papel crucial nesse processo de transformação”, afirmou.
Programação
Por meio de palestras, dinâmicas, atividades práticas e apresentações culturais, a capacitação envolveu temas como Fundamentos da educação escolar indígena; Documentos curriculares para a educação escolar indígena no Brasil; Articulação entre RCNEI, DCT, Interculturalidade e competências gerais da BNCC; Educação bilíngue e intercultural; Elementos do planejamento docente dinâmico, participativo e inclusivo considerando a realidade local; A importância do planejamento no processo de ensino e aprendizagem; Estrutura e organização dos planos de aulas; Estratégias para potencializar a qualidade do ensino nas turmas multiseriadas, Ensino Fundamental anos finais; dentre outros.
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Educação
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
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4 dias atrássobre
02/11/2025Por
Jaciara BarrosCom estrutura moderna e metodologia STEAM, a Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas vai atender até 1.500 estudantes por dia.
Investimento em educação e inovação
Durante a cerimônia, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou que a nova escola reforça o papel da indústria como agente de transformação. “Queremos ser referência e inspirar uma cultura de inovação no ensino brasileiro”, afirmou.
O presidente da FIETO, Roberto Pires, enfatizou que o modelo SESI substitui o ensino tradicional por metodologias que estimulam autonomia e pensamento crítico. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos prepara cidadãos conscientes, críticos e prontos para o mercado do futuro”, destacou.
Metodologia STEAM e ensino do futuro
Com foco na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a escola promove aprendizagem prática e interdisciplinar, conectando teoria e realidade por meio de projetos que desenvolvem criatividade e solução de problemas.
Segundo Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI, o modelo fortalece o aprendizado ativo e o uso consciente da tecnologia. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um espaço de formação integral, que prepara jovens para transformar o mundo”, disse.
Homenagem a José Wilson Siqueira Campos
Com 6,7 mil m² de área construída, a escola presta homenagem ao fundador do Tocantins e defensor da educação, José Wilson Siqueira Campos, falecido em 2023. O prefeito Eduardo Siqueira Campos afirmou: “O legado de meu pai se renova nesta escola, que simboliza o desenvolvimento e o amor pela educação”.
Infraestrutura moderna e inclusiva
Projetada para ser um ambiente de estímulo à criatividade, a unidade conta com mais de vinte espaços pedagógicos, entre laboratórios de robótica, Espaço Maker, auditório, estúdio multimídia e quadra poliesportiva. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos também oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) e recursos de acessibilidade para garantir inclusão e equidade.
Expansão e matrículas abertas
O Tocantins já possui uma unidade SESI de Referência em Araguaína, inaugurada em 2023, e uma terceira está em construção em Gurupi, com previsão de entrega para 2026. As matrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas.
O governador Laurez Moreira destacou: “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um investimento no futuro dos jovens tocantinenses e um passo importante para fortalecer a economia e a inovação no Estado”.
Educação e futuro
Com capacidade para atender até 1.500 estudantes por dia, a escola representa um marco na educação tocantinense. Seu propósito é desenvolver competências para o século XXI, com foco em criatividade, pensamento crítico e colaboração.
A chegada da Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas simboliza mais que um investimento em infraestrutura: é um marco no fortalecimento da educação industrial no Tocantins. Com sua metodologia inovadora e estrutura inspiradora, a instituição se consolida como referência na formação de estudantes preparados para os desafios tecnológicos, sociais e humanos do século XXI. A união entre o setor produtivo e a educação pública demonstra o potencial do Estado em alinhar desenvolvimento econômico e conhecimento. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é, sem dúvida, um legado duradouro de transformação e esperança para as novas gerações tocantinenses.
O Portal Jaciara Barros acompanhará os próximos capítulos dessa transformação educacional em Palmas e no Tocantins.
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Educação
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
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2 semanas atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara BarrosAPAE Palmas abre matrículas para o projeto TEAtivo, com aulas de futsal, natação e capoeira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A APAE Palmas está com matrículas abertas para o projeto TEAtivo, uma iniciativa que promove a inclusão social por meio do esporte, com atividades voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As modalidades disponíveis são futsal, natação e capoeira, realizadas sob orientação profissional e com foco na interação, coordenação motora e qualidade de vida dos participantes.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da instituição. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, laudo médico de TEA conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), declaração de matrícula escolar, atestado médico de saúde e exame de instabilidade atlanto-axial (IAA).
O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, APAE Brasil, Faculdade Apae Brasil, Itaú, Ministério do Esporte e Governo Federal. A iniciativa visa proporcionar aos alunos uma vivência esportiva segura e acessível, estimulando a inclusão e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência.
O TEAtivo é mais uma ação que reafirma o compromisso da APAE Palmas em oferecer oportunidades de inclusão e desenvolvimento por meio do esporte. A iniciativa busca fortalecer habilidades sociais e emocionais, promover o convívio em grupo e contribuir para o bem-estar dos alunos e de suas famílias.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria da APAE Palmas.
Mais notícias da editoria Tocantins
Educação
Schmersal promove treinamento gratuito sobre atmosferas explosivas no Tocantins
Capacitação no SENAI de Paraíso do Tocantins terá 8 horas de conteúdo atualizado e certificado gratuito
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2 meses atrássobre
15/09/2025Por
Jaciara Barros- Data: 19 de setembro de 2025
- Horário: A partir das 15h
- Local: SENAI – Rua Residencial 06, Quadra -26, nº 01, Nova Fronteira, R. Res. 16, 991 – Nova Fronteira, Paraíso do Tocantins
- Duração : 6 horas de conteúdo atualizado
- Temas: Conceitos normativos e aplicações práticas em áreas classificadas
- Certificação: Certificado de participação incluso
- Inscrição: Gratuita pelo link conteudo.schmersal.com.br/lp-
treinamento-ex-tocantins-2025.
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