Educação
Diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem é foco de formação continuada para professores de aldeias Krahô

Para garantir uma educação escolar indígena de qualidade aos povos indígenas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) assegura aos povos indígenas o direito à educação diferenciada, específica e bilíngue. Nessa perspectiva, cerca de 200 professores indígenas e não indígenas receberam capacitação, ao longo da última semana, em atividade ofertada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e Cetro Representações. As atividades aconteceram na cidade de Araguaína e foi ofertada por profissionais da educação que atuam nas aldeias indígenas das regiões de Goiatins e Itacajá.
A formação continuada para professores indígenas e não indígenas, atuantes nas escolas estaduais indígenas do povo krahô, foi amparada na perspectiva específica, diferenciada, intercultural e bilíngüe. Foram cerca de 50 horas, durante cinco dias, baseadas nos quatro pilares básicos da educação indígena, sendo eles a interculturalidade, o bilingüismo ou multilingüismo, a especificidade, a diferenciação e a participação comunitária, que consideram a diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem.
Ministrante de parte das oficinas, o professor Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro afirmou que os povos indígenas são povos originários que possuem seus próprios processos de educação, com línguas, culturas e organização social muito próprios também e diferentes da sociedade não indígena. “A Educação Escolar Indígena precisa estar atenta a essas características diferenciadas das culturas indígenas e estar aberta ao que é diverso, diferente. A formação continuada é importante porque buscou estabelecer essas pontes de diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento que advém do povo Krahô”, considerou o professor.
Ele ainda destacou que, entre os formadores, dois eram indígenas, um Xerente é um Krahô Kanela. “Os formadores não indígenas têm uma trajetória longa de trabalho e pesquisa com esses povos, que é o meu caso por exemplo. Isso já demonstra a preocupação de uma formação que esteja em sintonia com os anseios desses povos, destacando a valorização das cosmologias indígenas mas sem perder de vista a aquisição dos conhecimentos não indígenas, também necessários devido à situação de contato desses povos com a sociedade envolvente”, ressaltou.
Aluno na formação continuada e indígena da Aldeia Manoel Alves, o professor Renato Iahe avaliou a capacitação como sendo de excelência, pois teve o intuito de promover a inclusão cultural e pedagógica. “A formação continuada tem sido um marco significativo na capacitação de professores que atuam junto às populações indígenas, pois transcende o mero ensino de conteúdos curriculares e representa o respeito e a valorização das tradições, línguas e saberes ancestrais das comunidades nativas”, relatou o professor.
A coordenadora de projetos da Cetro Representações, Villany Teixeira, relatou que a falta de recursos e a escassez de formação adequada para os professores têm sido obstáculos frequentes no processo educacional dessas populações e, diante desse cenário, o Programa de Formação Continuada surge como uma resposta concreta para suprir essa lacuna. “Um dos principais focos do programa é a valorização da cultura e língua indígena. Os professores participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história, os costumes e as tradições das comunidades em que atuam. Além disso, são incentivados a incorporar métodos pedagógicos que respeitem e fortaleçam a identidade cultural dos alunos indígenas”, descreveu.
Presidente da Cetro Representações, Ramalho Alves complementa que, para as próximas edições, a expectativa é expandir ainda mais o alcance do programa, alcançando um número maior de professores e comunidades indígenas. “A educação escolar indígena é mais do que uma simples questão educacional; é um direito fundamental das populações originárias e um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nossas formações estão desempenhando um papel crucial nesse processo de transformação”, afirmou.
Programação
Por meio de palestras, dinâmicas, atividades práticas e apresentações culturais, a capacitação envolveu temas como Fundamentos da educação escolar indígena; Documentos curriculares para a educação escolar indígena no Brasil; Articulação entre RCNEI, DCT, Interculturalidade e competências gerais da BNCC; Educação bilíngue e intercultural; Elementos do planejamento docente dinâmico, participativo e inclusivo considerando a realidade local; A importância do planejamento no processo de ensino e aprendizagem; Estrutura e organização dos planos de aulas; Estratégias para potencializar a qualidade do ensino nas turmas multiseriadas, Ensino Fundamental anos finais; dentre outros.
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Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins
Programação de estreia contou com aula magna sobre osteoporose, atividades práticas e palestras sobre inovação médica

A cidade de Palmas recebeu neste fim de semana a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), marcando um novo capítulo para a educação médica no Tocantins. A instituição passa a oferecer cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da área médica, ampliando o acesso à formação especializada no Estado.
A abertura da unidade foi marcada por uma programação intensa, que começou na manhã de sexta, 04, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose. A atividade foi conduzida pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Na sequência, das 10h às 13h, a Clínica Ortopédica do Tocantins (COT) sediou um workshop com atividades práticas. Os participantes acompanharam uma oficina sobre Densitometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose e osteopenia. Também foram apresentadas tecnologias modernas aplicadas no tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a programação retornou ao Simed com duas palestras voltadas à inovação na área médica: “IA: o estado da arte e a prática médica”, ministrada pelo professor Leonardo Ludovico Póvoa, e “Cannabis na dor musculoesquelética: o que você precisa saber”, novamente com o Dr. Frederico Barra. O evento foi encerrado com um coquetel de inauguração na área social do sindicato.
Formação médica mais próxima da realidade local
De acordo com o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa um passo importante para descentralizar o ensino médico especializado no Brasil. “A proposta é facilitar o acesso de médicos a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamentos para centros como São Paulo ou Brasília. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo às demandas locais e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, explicou.
Ele também destacou que a iniciativa pode contribuir para reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins. Ou seja, com a chegada da APM, Palmas se insere de forma mais sólida no mapa da formação médica especializada, oferecendo alternativas de capacitação alinhadas com os avanços tecnológicos e científicos da área da saúde”, pontuou.
Educação
Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional
Transmissão ao vivo no YouTube marca o lançamento do primeiro programa executivo do país voltado à capacitação de profissionais para atuação no mercado internacional de crédito

A Lumnis Educacional, primeira instituição brasileira especializada em formação executiva em crédito internacional, anuncia a realização do evento “CRÉDITO SEM FRONTEIRAS- Sua porta de entrada para o mercado de crédito internacional”, que acontecerá no dia 10 de julho às 19:30. O encontro virtual e gratuito será transmitido ao vivo no canal oficial da Lumnis no YouTube, com o objetivo de apresentar o universo da captação internacional de recursos e lançar oficialmente o curso Pré-MBA FGCI – Formação Global em Crédito Internacional.
A programação do evento terá duas horas de duração e contará com a participação de Luciano Bravo, mentor na Lumnis e CVO da Inteligência Comercial, Evilásio Júnior, COO da Lumnis e José Carlos Barbará, Diretor acadêmico e professor na FGV. Os painéis abordarão desde os bastidores da criação da Lumnis até o detalhamento de oportunidades de carreira na área de crédito internacional, além de um tour completo pela plataforma e pela experiência de aprendizagem oferecida no curso.
Com carga horária de 28 horas distribuídas em 8 módulos, o curso aborda temas como regulação e compliance, análise de risco, comunicação com fundings internacionais e uso de inteligência artificial aplicada ao crédito global. Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a diagnosticar empresas com potencial de captação externa e estruturar operações seguras, eficientes e rentáveis.
“Queremos formar profissionais altamente qualificados para o crescimento financeiro e sustentável do país. O Brasil tem talento, mas ainda falta acesso e informação para a qualificação necessária. Criamos a Lumnis para destravar esse potencial e formar profissionais capazes de operar com excelência no mercado financeiro global e, consequentemente, torná-los mais bem sucedidos em seus negócios. Para tudo isso acontecer, queremos transformar prosperidade em caminho, não exceção”, afirma Luciano Bravo.
Destinado a consultores financeiros, empresários, advogados, contadores, ex-banqueiros, estudantes e profissionais em transição de carreira, o evento promete alcançar mais de 1.000 inscritos. Durante a transmissão de 10 de julho, os espectadores terão acesso a uma condição promocional exclusiva para ingresso no programa.
O Pré-MBA FGCI é uma formação oferecida pela Lumnis voltada para quem deseja atuar no mercado de crédito internacional, mesmo sem experiência prévia na área. A sigla FGCI está relacionada ao foco do curso: Formação em Gestão de Crédito Internacional. Esse programa prepara profissionais para intermediar operações financeiras entre empresas brasileiras e fontes de crédito no exterior, utilizando ativos como imóveis e patrimônios de alto valor como garantias. O curso é 100% online, com duração de cinco semanas, e inclui mentorias ao vivo. Um dos diferenciais é a possibilidade de atuar nesse mercado recebendo comissões em euro ou dólar, sem necessidade de vínculo bancário ou certificações tradicionais.
O certificado do Pré-MBA FGCI será emitido pela Lumnis Educacional, que é a instituição responsável pela formação. O programa possui chancela oficial e validação prática, o que reforça seu compromisso com a qualidade e a seriedade da capacitação oferecida.
Acompanhe o evento pelo canal da Lumnis no YouTube: Lumnis – Você Escolheu Prosperar!
Sobre a Lumnis Educacional
A Lumnis é a primeira instituição no Brasil dedicada à formação de profissionais especializados em crédito internacional. Com cursos técnicos, mentorias e programas de certificação, a Lumnis capacita seus alunos a atuarem junto a fundos, bancos e investidores globais, promovendo inclusão econômica e protagonismo profissional no mercado de funding internacional.
Sobre a Inteligência Comercial
A Inteligência Comercial é uma consultoria especializada em crédito internacional que atua diretamente com empresas brasileiras na estruturação de operações financeiras globais. Combinando estratégia, assessoria técnica e acesso a instrumentos financeiros internacionais, a empresa apoia seus clientes na captação de recursos junto a fundos, bancos e investidores estrangeiros. Além da consultoria, a Inteligência Comercial também oferece treinamentos, mentorias e conteúdos educacionais por meio da ACI Academy, seu braço de capacitação.
Redes Sociais
Instagram Lumnis: https://www.instagram.com/educacionallumnis/
YouTube: https://www.youtube.com/@LumnisEducacional-t2e
Instagram Inteligência Comercial: https://www.instagram.com/comercialinteligencia/
Website Inteligência Comercial: https://inteligenciacomercial.com/
Atendimento à imprensa
João Poncciano – imprensa@inteligenciacomercial.com
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
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