conecte-se conosco

Governo do Brasil

Divulgados resultados do Brasil no Pisa 2022

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Programa avalia conhecimentos e habilidades de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Médias brasileiras não tiveram alterações significativas em relação a 2018

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira, 5 de dezembro, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. A divulgação foi feita na sede do MEC, em Brasília, em coletiva de imprensa com as presenças do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; e do presidente do Inep, Manuel Palácios. Já Mathias Cormann, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, participaram remotamente.

Realizado a cada três anos pela OCDE, o Pisa é um estudo comparativo internacional que avalia os conhecimentos e as habilidades em matemática, leitura e ciências dos estudantes na faixa etária de 15 anos (idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países). O Inep é o responsável pelo planejamento e pela operacionalização da avaliação no Brasil — que participa desde a primeira edição, realizada em 2000. Trata-se do maior estudo comparativo do mundo.

Em função da pandemia de Covid-19, os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para 2022 e a do Pisa 2024 para 2025.

A aplicação no Brasil foi digital, com exceção dos questionários dos pais dos discentes. Ao todo, 81 países foram avaliados. Participaram 10.798 estudantes de 599 escolas das redes pública e privada.

Confira o perfil dos participantes:

73,1% dos estudantes da rede estadual;

81,9% dos matriculados no ensino médio;

96,5% das escolas em área urbana; e

76,4% das escolas localizadas no interior.

Resultados  As médias brasileiras de 2022 foram praticamente as mesmas de 2018 em matemática, leitura e ciências. Desde 2009, os resultados são estáveis nas três disciplinas, com pequenas flutuações que, na sua maioria, não são significativas. Apesar da média da OCDE nessa edição do estudo ser a menor de toda a série histórica (desde 2000), os estudantes do Brasil obtiveram pontuação inferior a ela nas três disciplinas.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou tanto os esforços dos governos estaduais para minimizar os impactos recentes da pandemia quanto a importância da articulação entre a União e os entes federados. “Nós não acreditamos em nenhuma ação de melhoria da qualidade da educação sem a participação, contribuição e o compromisso dos estados e municípios na construção dessa política”, disse.

Segundo Camilo, no entanto, “é necessário avançar significativamente para melhorar a qualidade dos resultados em toda a educação básica e, automaticamente, no Pisa”. Ainda de acordo com o Ministro, as medidas prioritárias do MEC são promover a alfabetização na idade certa; a garantia da educação em tempo integral; a permanência do jovem na escola; e a melhoria da formação inicial e continuada dos professores.

Clara Machado, coordenadora-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresentou alguns dos principais indicadores brasileiros no estudo. “Nos chama a atenção a grande proporção de estudantes concentrados nos níveis considerados de baixo desempenho e também a pequena concentração de estudantes com alto desempenho, mas essa proporção de alta performance também é pequena nos países da OCDE”, explicou.

Ela fez um contraponto no que diz respeito ao desempenho do Brasil comparado aos países-membros da entidade que realiza o Pisa, principalmente, entre as duas últimas edições da avaliação. “A gente percebe que, em 2022, os países da OCDE registraram uma queda relevante, e isso não aconteceu no Brasil, apesar da situação pandêmica que nós experimentamos nos anos anteriores à aplicação do Pisa”, comentou.

Contextos  Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, chamou a atenção para o fato de que “os resultados variam de acordo com fatores, como a situação econômica e social das famílias”. Para ele, nesse contexto, espera-se que o Pisa seja relevante na construção das políticas que estão sendo empreendidas no Brasil. Assim, ressaltou que “os dados também mostram que o suporte aos professores é fundamental para essa construção, assim como o aspecto motivacional dos alunos”.

Segundo Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, “o Brasil mostrou resiliência em relação aos impactos da pandemia”. Por outro lado, para ele, há pontos a serem aprimorados no que diz respeito às relações estabelecidas entre alunos, escola e comunidade: “O que acontece na escola tem uma grande influência no bem-estar dos alunos”. Disse, ainda, que “é importante despertar o protagonismo deles para a sua educação, ao mesmo tempo que se faz necessário ter professores que acompanhem as trajetórias desses estudantes, além de fortalecer o envolvimento entre famílias e o ambiente escolar”.

Matemática  Em 2022, o desempenho médio brasileiro foi de 379 pontos em matemática. A pontuação é inferior à média do Chile (412), Uruguai (409) e Peru (391), ao passo que não há diferença estatisticamente significativa entre a média do Brasil, da Colômbia (383) e da Argentina (379).

Dos estudantes brasileiros, 73% registraram baixo desempenho nessa disciplina (abaixo do nível 2). Esse nível é considerado pela OCDE o padrão mínimo para que os jovens possam exercer plenamente sua cidadania. Entre os países-membros da OCDE, o percentual dos que não atingiram o nível 2 foi de 31%. Apenas 1% dos brasileiros atingiu alto desempenho em matemática (nível 5 ou superior).

Leitura  O desempenho médio brasileiro foi de 410 pontos em leitura. A pontuação é estatisticamente inferior à média do Chile (448) e Uruguai (430), mas superior à da Argentina (401). Não há diferença estatisticamente significativa entre a média do Brasil, da Colômbia (409) e do Peru (408).

Dos estudantes brasileiros, 50% tiveram baixo desempenho nessa disciplina (abaixo do nível 2). Entre os países-membros da OCDE, o percentual dos que não atingiram esse nível foi de 26%. Apenas 2% dos brasileiros atingiram alto desempenho em leitura (nível 5 ou superior), enquanto, nos países da OCDE, a concentração foi de 7%.

Pisa 2022 – A cada edição, o Pisa avalia um domínio principal. Em 2022, o foco da avaliação foi matemática. Em relação a essa disciplina, os estudantes responderam a um maior número de itens no teste, enquanto os questionários se concentraram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem. A pesquisa avaliou, ainda, domínios chamados de inovadores, como Pensamento Criativo e Letramento Financeiro.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Brasil

Papa recebe o presidente Lula no Vaticano

O encontro entre o presidente do Brasil e Leão XIV ocorreu nesta segunda-feira, 13 de outubro, no Palácio Apostólico do Vaticano. Em suas redes sociais, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que durante a audiência foram abordados temas como fé, justiça social e o combate à fome.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula (@Vatican Media)

O Papa Leão XIV recebeu em visita privada, na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro, no Vaticano, o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Diálogo sobre fé, justiça social e desafios globais

Em mensagem publicada na rede social X, o presidente brasileiro descreveu o encontro como “excelente” e destacou o diálogo com o Santo Padre sobre religião, fé, a realidade social do Brasil e os desafios contemporâneos do mundo.

Lula manifestou ao Pontífice seu reconhecimento pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem central do documento sobre a inseparabilidade entre fé e compromisso com os mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu.

Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media)

Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media)

Compromisso no combate à fome

A visita do presidente à Itália integra sua agenda no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra este ano seu 80º aniversário. O evento está diretamente ligado à iniciativa Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada com apoio do Brasil.

Lula informou ter partilhado com o Papa as ações de seu governo na superação da insegurança alimentar: “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.”

Convite à COP30 e expectativa de visita ao Brasil

Durante a audiência, o presidente convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que será realizada em Belém, no Pará. O Pontífice explicou que, por conta das celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas assegurou a presença de uma representação do Vaticano no evento.

O presidente brasileiro destacou, ainda, a alegria em saber da intenção do Santo Padre de visitar o Brasil em momento oportuno. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou. Lula recordou também as expressões de fé vividas recentemente no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media) Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media) Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media) Papa Leão XIV durante a visita privada do presidente Lula   (@Vatican Media)

Continue lendo

Governo do Brasil

COP30 já registra 55 mil inscritos, anuncia Rui Costa em visita a Belé

Ministro da Casa Civil elogiou a qualidade dos empreendimentos e agradeceu trabalhadores e parceria com o Governo do Pará na organização do evento

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Ministro acompanhou presidente Lula em visitas técnicas a obras em Belém, que receberá a COP30 em novembro | Foto: Wagner Lopes/CC
Ministro acompanhou presidente Lula em visitas técnicas a obras em Belém, que receberá a COP30 em novembro | Foto: Wagner Lopes/CC

Com obras concluídas ou em fase final e equipes trabalhando nos três turnos, Belém está a pouco mais de um mês de receber o maior evento anual das Nações Unidas sobre mudança do clima. Nesta sexta-feira (3), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a COP30 já conta com 55 mil inscrições. Ele ressaltou que o número corresponde à soma das inscrições para os diferentes dias da Conferência, não significando que todos os participantes permanecerão na capital paraense durante todo o período. O evento, conhecido como COP30 j, promete atrair ainda mais atenção internacional. A expectativa é que a COP30 j traga importantes discussões sobre políticas climáticas e sustentabilidade.

Acompanhado de representantes da Secretaria Extraordinária para a COP30, Rui Costa relatou ao presidente os últimos preparativos, após visitas ao Parque do Futuro II, ao Centro Gastronômico e às obras de macrodrenagem e urbanização da cidade. O ministro agradeceu o esforço dos trabalhadores que se revezam para concluir grandes empreendimentos, como as adaptações do Porto de Outeiro, e destacou a qualidade das intervenções.

A expectativa é que a COP30 j traga importantes discussões sobre políticas climáticas e sustentabilidade.

“Aqui se inicia um novo patamar de desenvolvimento da atividade econômica e de geração de emprego e renda no estado do Pará”, afirmou Rui Costa. “Em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Belém, fizemos a cidade e o estado se reencontrarem com o seu passado, recuperando belíssimos restaurantes, mercados e prédios históricos, que encantam a todos que passam por eles”, completou.

As obras da COP30 receberam mais de R$ 4 bilhões do Governo Federal para a construção de espaços, melhorias em infraestrutura, requalificação viária, avanços ambientais e intervenções urbanas. No Porto de Outeiro, mais de 700 trabalhadores atuam na ampliação do terminal, que terá capacidade para receber navios de cruzeiro adaptados como hotéis flutuantes durante a Conferência. A obra já está 91% concluída.

Após as explicações do diretor de Projetos da SECOP, Olmo Borges Xavier, Rui Costa reforçou o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para a população paraense. “A única coisa provisória de todo o investimento da COP são as lonas que vão abrigar os encontros. Todos os demais investimentos são 100% permanentes para o Pará e para Belém”, declarou.

O presidente da COP30, embaixador Corrêa do Lago, também destacou a importância do evento. “A infraestrutura é realmente fantástica. Além de ser a COP da verdade, será a COP dos exemplos, das soluções e da implementação das propostas de enfrentamento à mudança do clima. O Brasil vai mostrar ao mundo a inteligência e a capacidade do seu povo, em um momento em que o planeta precisa seguir em uma direção mais acertada. Este governo está definitivamente mostrando esse caminho”, afirmou.

A Vila dos Líderes já está com 91% das obras concluídas e, após a Conferência, será utilizada como sede administrativa do governo estadual. O Aeroporto Internacional de Belém já alcança 95% de execução, enquanto a revitalização do Porto Futuro II se encontra 99% finalizada.

Leia mais:

“Cada centavo que colocamos aqui é do povo de Belém”, diz Lula durante visita às obras da COP30

Governo Federal constata balanço positivo das obras para a COP30 em Belém

Continue lendo

Governo do Brasil

Brasil registra 43 casos de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde registra 43 casos de intoxicação por metanol no Brasil e alerta sobre riscos de bebidas adulteradas.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

metanol

Intoxicação por metanol: 43 casos no Brasil e alerta do Ministério da Saúde

A intoxicação por metanol voltou a chamar atenção das autoridades de saúde no Brasil. Nesta quarta-feira (1º), o Ministério da Saúde confirmou 43 casos de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas, com registros em São Paulo e Pernambuco. Dados do Cievs (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) mostram 39 casos em São Paulo — 10 confirmados e 29 em investigação — e quatro casos em Pernambuco sob análise. Quatro suspeitas já foram descartadas. É importante ressaltar que o metanol é uma substância tóxica que pode ser fatal, e o seu consumo acidental ou deliberado pode levar a consequências graves para a saúde.

Entre os casos confirmados, há um óbito em São Paulo. Outros sete permanecem em investigação — cinco em São Paulo e dois em Pernambuco. A situação reforça a gravidade do consumo de bebidas adulteradas e a necessidade de atenção da população. As autoridades de saúde alertam para os perigos do consumo de bebidas que não têm origem comprovada e que podem conter metanol, um álcool que não é adequado para o consumo humano e que pode causar danos irreversíveis. A conscientização sobre os riscos associados à intoxicação por metanol é essencial para a saúde pública.

Monitoramento da intoxicação por metanol pelo governo federal

Para enfrentar o aumento de intoxicação por metanol, o governo federal instalou uma sala de situação para monitoramento, com participação dos Ministérios da Saúde, Justiça e Agricultura, dos conselhos de secretários de saúde dos estados (Conass) e municípios (Conasems), além da Anvisa e governos estaduais. O objetivo é coordenar medidas preventivas e de investigação. A sala de situação também terá um papel crucial na disseminação de informações e no alerta da população sobre os riscos da intoxicação por metanol, além de realizar campanhas educativas sobre os perigos do consumo de bebidas de origem duvidosa.

Segundo o Ministério da Saúde: “A equipe vai planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas neste momento de Evento de Saúde Pública devido aos casos registrados.”

Fiscalização e operação em estabelecimentos comerciais

Na quarta-feira (1º), a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária realizaram operação em quatro estabelecimentos comerciais de São Paulo suspeitos de vender bebidas contaminadas com metanol. A ação reforça a necessidade de fiscalização rigorosa para evitar novos casos de intoxicação. É fundamental que os consumidores fiquem atentos às condições de venda e armazenamento das bebidas alcoólicas e que denunciem qualquer irregularidade, pois o consumo de produtos adulterados pode levar a intoxicações graves e até à morte.

O Ministério da Saúde também enviou nota técnica orientando estados e municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol, reforçando a vigilância nacional.

Mercado ilegal de bebidas e riscos à saúde

Segundo a ABBD (Associação Brasileira de Bebidas Destiladas), cerca de 1 em cada 5 garrafas de uísque ou vodca vendidas no Brasil é falsa. Fundada em 2021, a ABBD reúne cinco empresas globais — Bacardi Martini, Beam Suntory, Brown Forman, Diageo Brasil e Pernod Ricard — e alerta que o mercado ilegal de bebidas causou prejuízo de R$ 28 bilhões em 2024, envolvendo contrabando, falsificação e álcool impróprio. O crescimento desse mercado paralelo agrava ainda mais o problema da intoxicação por metanol, uma vez que a falta de regulamentação e controle permite que produtos perigosos circulem livremente, colocando em risco a saúde da população.

Como prevenir intoxicação por metanol

É importante também que as pessoas estejam cientes dos sintomas associados à intoxicação por metanol. Além dos sintomas mencionados, a intoxicação pode causar dificuldades respiratórias, alterações na frequência cardíaca e até convulsões. A rapidez no atendimento médico é crucial, pois o tratamento pode incluir a administração de antídotos, como o etanol, que compete com o metanol por sites de metabolização no fígado, reduzindo assim os efeitos tóxicos.

Os efeitos da intoxicação por metanol podem ser devastadores. Os sintomas iniciais podem incluir dores de cabeça, tontura, náuseas e vômitos, mas a condição pode rapidamente se agravar, levando a problemas mais severos, como a cegueira e a morte. O metanol é metabolizado no fígado em formaldeído e ácido fórmico, que são substâncias altamente tóxicas. O acompanhamento médico imediato é vital para minimizar os danos e aumentar as chances de recuperação.

Impactos da intoxicação por metanol

  • Evitar consumo de bebidas de procedência duvidosa.
  • Verificar selos de autenticidade nas embalagens.
  • Denunciar estabelecimentos suspeitos à Vigilância Sanitária.
  • Em caso de sintomas de intoxicação, procurar imediatamente atendimento médico.

Impactos e recomendações do Ministério da Saúde

A intoxicação por metanol pode causar cegueira, insuficiência renal, problemas neurológicos e até óbitos. O Ministério da Saúde reforça que todos os casos devem ser notificados, garantindo medidas rápidas e coordenadas de atendimento e prevenção.

A educação da população sobre os riscos da intoxicação por metanol é uma ferramenta poderosa na prevenção. Campanhas de conscientização podem ajudar a informar as pessoas sobre como identificar bebidas potencialmente perigosas e a importância de escolher produtos de fontes confiáveis. Além disso, é fundamental que os jovens sejam educados sobre os perigos do consumo irresponsável de álcool, o que inclui a exposição a bebidas adulteradas que podem conter metanol.

Educação e Conscientização

O governo federal mantém comunicação constante com estados, municípios e órgãos reguladores para reduzir os riscos e prevenir novas ocorrências. A população deve ficar atenta a alertas de segurança e seguir orientações sobre consumo de bebidas alcoólicas.

Para mais informações sobre segurança alimentar e saúde pública, consulte o Portal Jaciara Barros e o site oficial do Ministério da Saúde. Fique atento e consuma bebidas apenas de fontes confiáveis.

O governo tem um papel fundamental na luta contra a intoxicação por metanol e a venda de bebidas adulteradas. Iniciativas como campanhas educativas, fiscalizações mais rigorosas e parcerias com organizações não governamentais podem contribuir para a redução dos casos de intoxicação. A sociedade também deve agir, denunciando irregularidades e promovendo um consumo responsável e consciente, que priorize a saúde e a segurança.

Ações do Governo e da Sociedade

Para mais informações sobre segurança alimentar e saúde pública, consulte o Portal Jaciara Barros e o site oficial do Ministério da Saúde. Fique atento e consuma bebidas apenas de fontes confiáveis. A prevenção é a melhor forma de evitar a intoxicação por metanol.

Continue lendo
Propaganda
Governador Wanderlei Barbosa abre Temporada de Praia 2025 nesta segunda-feira, 26 - Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Tocantins19 horas atrás

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Bombeiros utilizam auto-escada para resgatar arara-canindé presa em palmeira — Foto: Divulgação/CBMTO
Corpo de Bombeiros Militar19 horas atrás

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Moda e Estilo19 horas atrás

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa celebra jovens talentos e suas produções no Cine Sesc Palmas, em uma noite de emoção e reconhecimento.
Entretenimento20 horas atrás

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Amanda Salis Guazzelli, advogada e fundadora da Governança Agro.
Agronegócio20 horas atrás

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Mulheres do Agro – Sebrae Tocantins no CNMA 2025
Sebrae20 horas atrás

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

A campanha 'Doe um livro, espalhe conhecimento' promovida pelo Sebrae Tocantins arrecada livros até 30 de outubro para estimular leitura e pensamento crítico.
Sebrae20 horas atrás

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Ronaldo Fenômeno e Celina Locks (Divulgação)
Entretenimento20 horas atrás

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

De 22 a 24 de outubro, campanha oferece emissão de documentos para crianças de 0 a 7 anos - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins20 horas atrás

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Marcelo Perim
Turismo20 horas atrás

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Governador Laurez Moreira parabenizou as instituições envolvidas no projeto e anunciou melhorias para os municípios da região do Jalapão - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins21 horas atrás

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

empresária e diretora comercial Vera Masi
Social22 horas atrás

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

cosme e vitoria
Social22 horas atrás

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeito Eduardo Siqueiravao lado do secretário de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezaar Monteiro, assina ordem de serviço para início das obras - Foto: Flávio Cavalera
Palmas22 horas atrás

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

6ª Gincana entre Pais e Filhos foi um momento de integração, aprendizado e diversão entre os alunos do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP – Foto: GMP/Divulgação
Palmas22 horas atrás

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins fortalece a saúde da população do Bico do Papagaio com ações no Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins - Foto: Adilvan Nogueira/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins22 horas atrás

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Deputado Amélio Cayres reforça parceria com o município de Pau D’Arco. Foto: Amanda Germiniani/Ascom A.C.
ALETO23 horas atrás

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Caminhão do Projeto Nossa Energia – Edição Ligados estaciona na Praça Coronel Lysias Rodrigues em Pedro Afonso. Foto: Energisa Tocantins.
Energisa23 horas atrás

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Tocantins23 horas atrás

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social23 horas atrás

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Governador Wanderlei Barbosa abre Temporada de Praia 2025 nesta segunda-feira, 26 - Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Tocantins19 horas atrás

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Bombeiros utilizam auto-escada para resgatar arara-canindé presa em palmeira — Foto: Divulgação/CBMTO
Corpo de Bombeiros Militar19 horas atrás

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Moda e Estilo19 horas atrás

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa celebra jovens talentos e suas produções no Cine Sesc Palmas, em uma noite de emoção e reconhecimento.
Entretenimento20 horas atrás

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Amanda Salis Guazzelli, advogada e fundadora da Governança Agro.
Agronegócio20 horas atrás

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Mulheres do Agro – Sebrae Tocantins no CNMA 2025
Sebrae20 horas atrás

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

A campanha 'Doe um livro, espalhe conhecimento' promovida pelo Sebrae Tocantins arrecada livros até 30 de outubro para estimular leitura e pensamento crítico.
Sebrae20 horas atrás

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Ronaldo Fenômeno e Celina Locks (Divulgação)
Entretenimento20 horas atrás

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

De 22 a 24 de outubro, campanha oferece emissão de documentos para crianças de 0 a 7 anos - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins20 horas atrás

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Marcelo Perim
Turismo20 horas atrás

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Governador Laurez Moreira parabenizou as instituições envolvidas no projeto e anunciou melhorias para os municípios da região do Jalapão - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins21 horas atrás

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

empresária e diretora comercial Vera Masi
Social22 horas atrás

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

cosme e vitoria
Social22 horas atrás

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeito Eduardo Siqueiravao lado do secretário de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezaar Monteiro, assina ordem de serviço para início das obras - Foto: Flávio Cavalera
Palmas22 horas atrás

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

6ª Gincana entre Pais e Filhos foi um momento de integração, aprendizado e diversão entre os alunos do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP – Foto: GMP/Divulgação
Palmas22 horas atrás

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins fortalece a saúde da população do Bico do Papagaio com ações no Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins - Foto: Adilvan Nogueira/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins22 horas atrás

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Deputado Amélio Cayres reforça parceria com o município de Pau D’Arco. Foto: Amanda Germiniani/Ascom A.C.
ALETO23 horas atrás

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Caminhão do Projeto Nossa Energia – Edição Ligados estaciona na Praça Coronel Lysias Rodrigues em Pedro Afonso. Foto: Energisa Tocantins.
Energisa23 horas atrás

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Tocantins23 horas atrás

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social23 horas atrás

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Governador Wanderlei Barbosa abre Temporada de Praia 2025 nesta segunda-feira, 26 - Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Tocantins19 horas atrás

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Bombeiros utilizam auto-escada para resgatar arara-canindé presa em palmeira — Foto: Divulgação/CBMTO
Corpo de Bombeiros Militar19 horas atrás

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Moda e Estilo19 horas atrás

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa celebra jovens talentos e suas produções no Cine Sesc Palmas, em uma noite de emoção e reconhecimento.
Entretenimento20 horas atrás

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Amanda Salis Guazzelli, advogada e fundadora da Governança Agro.
Agronegócio20 horas atrás

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Mulheres do Agro – Sebrae Tocantins no CNMA 2025
Sebrae20 horas atrás

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

A campanha 'Doe um livro, espalhe conhecimento' promovida pelo Sebrae Tocantins arrecada livros até 30 de outubro para estimular leitura e pensamento crítico.
Sebrae20 horas atrás

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Ronaldo Fenômeno e Celina Locks (Divulgação)
Entretenimento20 horas atrás

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

De 22 a 24 de outubro, campanha oferece emissão de documentos para crianças de 0 a 7 anos - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins20 horas atrás

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Marcelo Perim
Turismo20 horas atrás

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Governador Laurez Moreira parabenizou as instituições envolvidas no projeto e anunciou melhorias para os municípios da região do Jalapão - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins21 horas atrás

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

empresária e diretora comercial Vera Masi
Social22 horas atrás

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

cosme e vitoria
Social22 horas atrás

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeito Eduardo Siqueiravao lado do secretário de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezaar Monteiro, assina ordem de serviço para início das obras - Foto: Flávio Cavalera
Palmas22 horas atrás

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

6ª Gincana entre Pais e Filhos foi um momento de integração, aprendizado e diversão entre os alunos do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP – Foto: GMP/Divulgação
Palmas22 horas atrás

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins fortalece a saúde da população do Bico do Papagaio com ações no Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins - Foto: Adilvan Nogueira/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins22 horas atrás

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Deputado Amélio Cayres reforça parceria com o município de Pau D’Arco. Foto: Amanda Germiniani/Ascom A.C.
ALETO23 horas atrás

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Caminhão do Projeto Nossa Energia – Edição Ligados estaciona na Praça Coronel Lysias Rodrigues em Pedro Afonso. Foto: Energisa Tocantins.
Energisa23 horas atrás

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Tocantins23 horas atrás

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social23 horas atrás

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

DESTAQUES