Entretenimento
Edital Natura Musical 2025/2026 abre inscrições até 26 de maio
Edital Natura Musical 2025/2026 abre inscrições até 26 de maio

Natura Musical comemora 20 anos de fomento à música brasileira e anuncia o Edital Natura Musical 2025/2026, que seleciona novos projetos para patrocínio. O edital, que passa a ser bienal, busca artistas e bandas que atuam profissionalmente no mercado da música e desejam lançar discos autorais inéditos e circular com seus shows em território nacional. O processo de seleção também abre espaço para programações musicais em casas de show. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, pontualmente às 17h, pelo site edital2025.naturamusical.art.
“São 20 anos de fomento à cultura no país. A Natura acredita que a música é um veículo de bem estar e conexão, que cria memórias afetivas e promove experiências surpreendentes e encantadoras. Partindo desse olhar, buscamos por projetos que representem a excelência artística, a diversidade e o frescor da produção atual da música brasileira e queiram lançar trabalhos autorais e inéditos”, explica Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil.
As propostas inscritas no edital nacional, dentro da categoria “Novos Álbuns e Turnês”, podem ter diversos formatos como álbum, EP, vinil, shows e turnês. Nos editais regionais, o proponente pode se inscrever tanto na categoria “Novos Álbuns e Turnês”, quanto em “Programação ao Vivo”, que selecionará projetos pautados em programação de casas de shows.
“Continuaremos fomentando as experiências ao vivo capazes de despertar emoções, ecoar narrativas e promover encontros, integrando perspectivas plurais. Sempre com o foco na conexão entre o artista e o público, que é tão importante para movimentar a economia da cultura, além de formar e expandir plateias”, afirma Julia Ceschin.
Neste ano comemorativo, a plataforma oferecerá R$ 7 milhões em patrocínios, com a combinação de recursos próprios da marca e recursos incentivados. Do investimento total, R$ 4 milhões serão distribuídos a projetos de todo o Brasil, com 20% dos projetos destinados para artistas e iniciativas da região Amazônica. O restante será revertido para projetos nos estados da Bahia, em parceria com FazCultura (R$ 1 milhão); em Minas Gerais, com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (R$ 1 milhão) e no Pará, com a Semear (R$ 1 milhão).
Os projetos serão avaliados por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e empresários do mercado musical. Os critérios utilizados para a seleção podem ser consultados no regulamento do edital.
Além do Edital, para celebrar seus 20 anos, Natura Musical preparou uma série de ações de impacto no mercado musical que serão anunciadas ao longo de 2025.
Histórico Natura Musical
Em 2025, o programa Natura Musical completa 20 anos de atuação com foco em impacto positivo no setor cultural. No total, já foram investidos mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 projetos em diversos estados do Brasil e mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas presencialmente, numa média de 200 shows anuais. Há 20 anos, a Natura tem sua plataforma de cultura, Natura Musical, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música, novos artistas e festivais independentes.
Apenas em 2024, o programa contou com mais de 40 projetos artísticos, impactando mais de 14 mil pessoas em atividades culturais como shows, mostras e festivais. A plataforma lança, em média, 20 discos anualmente, com destaques nas listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais.
Alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração já foram patrocinados pelo programa, como Liniker, Kaê Guajajara, Emicida, Juçara Marçal, Rico Dalasam, Letrux, Tuyo, Luedji Luna, entre outros. Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira: é o caso de João Donato, com Serotonina; Jards Macalé, com Besta Fera; Elza Soares, com A Mulher do Fim do Mundo; Dona Onete, com Rebujo, Os Tincoãs com Canto Coral Afrobrasileiro, por exemplo.
Em 2017, como uma forma de ampliar seu impacto, Natura Musical expandiu a sua atuação, inaugurando a Casa Natura Musical. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa é um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo
e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação.
Edital Natura Musical 2025/2026
Inscrições, regulamento e atendimento a proponentes
Inscrições abertas: de 28/04 até 26/05 (até às 17h, pontualmente) pelo site edital2025.naturamusical.art.
Em caso de dúvidas, fale com a gente:
Instagram: @NaturaMusical
E-mail:edital@naturamusical.
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Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins
Projeto Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins com cerâmica artesanal, musicalidade afro-brasileira e ações culturais acessíveis

A cultura popular do Tocantins continua viva e pulsante com as novas temporadas de apresentação do projeto Batuque do Barro, contemplado pelo edital de subsídio da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e pelo Ministério da Cultura. No dia 6 de junho, o grupo participou da programação da Aldeia Jiquitaia, realizada no Centro de Atividades do Sesc Sul, no Aureny III, levando ao público uma apresentação repleta de ancestralidade, musicalidade e arte popular.
Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins ao unir a tradição da cerâmica artesanal com manifestações rítmicas afro-brasileiras. Idealizado pelo ceramista e artista popular Wanderley Batista de Carvalho, o projeto promove oficinas culturais, aulas de musicalização, fabricação de instrumentos cerâmicos, aulas de Libras e performance de palco. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e valorizar as raízes afro-brasileiras presentes na identidade tocantinense.
Para Wanderley Batista, cada apresentação é um reencontro com a ancestralidade e uma oportunidade de reconexão com o público. “Cada vez que o tambor toca e o barro ganha forma, a gente resgata uma parte da nossa história. É emocionante ver crianças e jovens se reconhecendo nessa cultura e levando ela adiante”, afirma o artesão. Essa sensibilidade é o fio condutor do projeto, que enxerga na arte popular um caminho para o pertencimento e valorização cultural.
A produtora do projeto, Daniella Aires, destaca que a continuidade das temporadas é resultado direto do impacto positivo gerado nas comunidades. “O Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins e vai além de oficinas. É um movimento de afirmação cultural, de acessibilidade e de inclusão. As apresentações têm sido recebidas com muito carinho, e isso mostra a importância de democratizar o acesso à cultura”, reforça.
Além das apresentações artísticas, o projeto realiza ações formativas que contemplam escolas públicas e espaços comunitários, criando ambientes de aprendizado e troca entre gerações. Crianças aprendem a modelar o barro, a tocar instrumentos cerâmicos e a compreender a importância da cultura afro-brasileira para a história do Tocantins.
A continuidade do projeto é garantida por meio do apoio da Lei Aldir Blanc, que tem promovido diversas ações culturais em todos os estados brasileiros. No Tocantins, a Secretaria Estadual de Cultura tem incentivado propostas como o Batuque do Barro por reconhecer o poder transformador da arte na vida das pessoas.
Com cada oficina, cada batida de tambor e cada peça moldada, o Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins e firma seu papel como símbolo de resistência, ancestralidade e transformação social por meio da cultura popular.
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Espetáculo O Mágico de Oz encerra ciclo do Profoart
Com casa cheia, espetáculo O Mágico de Oz marca encerramento do Profoart em Araguaína e celebra novos talentos das artes cênicas do Tocantins.

Na última semana, o público tocantinense foi transportado para um universo encantado com o espetáculo cênico-musical “O Mágico de Oz”, que marcou o encerramento do Programa de Formação Artística (Profoart) em Araguaína. A iniciativa é promovida pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.
Com direção de Wagner Bárbara e coordenação geral de George Henrique, a montagem lotou o espaço com ingressos esgotados e consagrou o talento de jovens artistas formados pelo núcleo cênico do programa. A apresentação recontou a clássica jornada de Dorothy na Terra de Oz, com uma linguagem contemporânea, trilha sonora vibrante e forte apelo visual.
Formação e magia em cena
A escolha de “O Mágico de Oz” foi simbólica, segundo o diretor Wagner Bárbara. “É uma história sobre autodescoberta, coragem e amizade — exatamente o que esses artistas viveram ao longo do Profoart. Foi um desafio traduzir essa grandiosidade em cena com um grupo em formação, mas o talento e a entrega de todos fizeram essa mágica acontecer”, afirmou.
O espetáculo é uma adaptação do texto do dramaturgo mineiro José Luiz Filho, inspirado na obra original de L. Frank Baum. A montagem utilizou músicas de roda e brincadeiras populares como base estética e dramatúrgica.
Profoart transforma vidas
Para o coordenador do programa, George Henrique, a apresentação final é um reflexo do processo de escuta, aprendizagem e empoderamento vivido pelos alunos. “Mais do que uma mostra final, este espetáculo é resultado de um intenso processo de aprendizado, escuta e colaboração. Ver esses artistas em cena, muitos deles em seu primeiro contato com o palco, é perceber que a formação artística transforma vidas”, destacou.
O presidente da Fetac, Kaká Nogueira, comemorou o encerramento da etapa formativa. “O Profoart é uma semente de transformação social e artística. Encerrar essa jornada com um espetáculo tão potente é a maior prova de que investir em formação é essencial para fortalecer a cultura no Tocantins”, disse.
Formação gratuita e inclusiva
Ao longo dos últimos meses, o Profoart ofereceu oficinas gratuitas de teatro, voz, expressão corporal e produção cênica, alcançando dezenas de jovens e adultos em busca de profissionalização artística. “A culminância com o espetáculo reafirma o compromisso da Fetac com a democratização do acesso à arte e com a valorização dos artistas tocantinenses”, reforçou Kaká.
Ficha Técnica – Espetáculo O Mágico de Oz
- Texto: José Luiz Filho (livre adaptação de L. Frank Baum)
- Encenação: José Luiz Filho e Wagner Bárbara
- Direção: Wagner Bárbara
- Figurinos e adereços: Wagner Bárbara
- Maquiagem: Eduardo Sales, Amélie Figueiredo e Wagner Bárbara
- Coordenação Geral: George Henrique
- Elenco: Álvaro Fernandes, Lilian Rocha, Osmanito Torres, Amélie Figueiredo, Monalisa Alves, Eduardo Sales, Dhowanna Lima, Gleyce Mara Andrade, Maria Vitória Nogueira, Ítalo Amaral, Livia Pires, Sara Martins, Eliane de Jesus, Ana Vitória Chaves, Lara Lourenção e Mateus Cambiaghi
- Coordenação do Profoart: Bell Gama
- Coordenação Cênica: Lucas Justino
- Presidente da Fetac: Kaká Nogueira
- Ascom: Cinthia Abreu
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Filmes com celular transformam o cinema brasileiro
Produções com celular ganham força no cinema brasileiro e valorizam histórias locais, como no documentário sobre Taquaruçu feito por moradores.

Esse avanço democratiza o audiovisual e ganha expressão no documentário que resgata a memória de Taquaruçu pelas vozes dos próprios moradores
“A possibilidade de filmar com o celular democratizou o audiovisual. Hoje, quem vive a história também pode contá-la com sua própria visão. Isso fortalece a identidade local e abre espaço para novos talentos que antes não teriam acesso a equipamentos ou grandes produções”, afirma Júnior Brandão.
O documentário também destaca a memória oral, os anciãos e os eventos históricos que moldaram Taquaruçu. Brandão, que já assinou o minidocumentário “Taquaruçu: capital por um dia”, utiliza o celular não apenas como ferramenta técnica, mas como veículo de inclusão e escuta ativa.
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