Turismo
Eleição da FEBTUR nesta segunda, 19 marca nova era no Jornalismo de Turismo

Fundada em 2021 a FEBTUR é uma entidade que reúne profissionais de comunicação especializados em Turismo consagra entidade com votação digital para membros de diversos estados brasileiros.
Com objetivo de unificar e aprimorar o segmento de comunicação voltada ao turismo e o desenvolvimento deste setor, jornalistas, publicitários, comunicadores, influencers, colunistas, fotógrafos, blogueiros, instagramers e colaboradores institucionais do setor, fazem parte desta nova era da comunicação especializada em Turismo.
Sistema eleitoral
Nesta segunda, 19, será realizada a primeira eleição para a nova diretoria da Federação Brasileira dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR será realizada no dia 19 em votação remota, que acontece das 8 às 17 horas. O resultado será divulgado na Assembleia Geral Extraordinária Remota pela plataforma Google Meet, convocada para as 20 do mesmo dia.
A relação dos aptos a votar e as instruções de como votar pelo Google Forms, está publicada no site da FEBTUR, link Eleições FEBTUR 2022, além de ter sido enviada para todos os cadastrados com correio eletrônico GMAIL, e a chave de acesso individual, para que possam iniciar e finalizar o voto online.
CHAPA “União, Modernidade, Transparência e Ética”
Apenas uma chapa se inscreveu, denominada “União, Modernidade, Transparência e Ética”, encabeçada pelo atual presidente da Comissão Provisória, Gorgônio Loureiro, que reafirmou o compromisso de trabalhar para fortalecer a entidade, “de forma unida, transparente, ética e com modernidade, envolvendo todos os setores, com os melhores profissionais que a compõe, propiciando alternativas aos filiados, com a expansão de novas entidades estaduais, buscando parceria com as entidades públicas e privadas, envolvendo todos os setores do turismo brasileiro, ressaltou Gorgônio Loureiro.
Criação FEBTUR
A FEBTUR foi criada em outubro de 2021, por cerca de 100 jornalistas especializados em Turismo, na cidade de Santarém, durante a realização do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur, constituída por representantes de 14 estados e com a formação de uma diretoria provisória e desde sua fundação tem se preparado administrativamente para alcançar todos os estados e a eleição de uma diretoria efetiva passa por esse processo de desenvolvimento e ampliação dos trabalhos junto ao trade, oferecendo opões em todas as áreas do setor turístico.
Link para as eleições: https://febtur.org.br/eleicoesfebtur2022/
CHAPA: União, Modernidade, Transparência e Ética
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Gorgônio Loureiro – BA
Vice-Presidente: Walter Estevam – SP
Diretor Administrativo: Gilberto Silva – TO
Diretor Financeiro: Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho – SP
Diretora de Expansão: Tereza Christina Hayne – PA
Diretora de Operações: Selêucia Fontes – TO
Diretor de Marketing: José Maria Pinheiro – RN
Diretor de Comunicação: Marco Jacob – TO
Diretor de Planejamento: Wander Cairo Levy – RS
Diretora de Eventos: Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini – MT
Diretor de Assuntos Governamentais: Douglas Spada – SP
Diretor de Assuntos Internacionais: Walter Xéu – BA
Diretor de Assuntos Institucionais: Luiz Henrique Miranda – SP
Secretária Geral: Bernadete Farias – BA
Diretor Regional Norte: Jose Morais – AC
Diretora Regional Nordeste: Cassandra Teodoro – SE
CONSELHO DE ÉTICA – TITULARES
João Carlos Ferreira – SP
João Ramid Brarymi Borges – PA
Liszt Madruga – RN
CONSELHO DE ÉTICA – SUPLENTES
Rafael Angelo Abud – SP
Fernando Onofre – PB
Arnaldo Moreira – RJ
CONSELHO FISCAL – TITULARES
Sérgio Moreira – MG
Jairo Peres – GO
Benneh Amorim – BA
CONSELHO FISCAL – SUPLENTES
Walter Freitas – MG
Taciano de Lima Cassimiro – PA
Luiz Carlos Cesar – BA
DICOM FEBTUR – febturcom@gmail.com
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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