conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Em Brasília, governador em exercício, Laurez Moreira, participa do lançamento do Plano Safra 2023/2024

Publicadas

sobre

Subtítulo: Programa do governo federal direciona recursos para pequenos, médios e grandes produtores, incentivando práticas sustentáveis e fortalecendo o setor agrícola e pecuário.

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou o lançamento do Plano Safra 2023/2024, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O governador em exercício, Laurez Moreira, participou do evento acompanhado pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, pela secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreira, e pelo secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini.

O Plano Safra é um programa do governo federal que destina recursos públicos para financiar as atividades de pequenos, médios e grandes produtores rurais em todo o país. O programa oferece linhas de crédito nas categorias de custeio e investimento. Cada edição do Plano Safra é executada entre 1º de julho e 30 de junho do ano seguinte, acompanhando o ciclo anual da maioria das commodities cultivadas no país.

Para a safra 2023/2024, serão disponibilizados R$ 364,22 bilhões, um aumento de 27% em relação ao período anterior (2022/2023). O governador em exercício, Laurez Moreira, destacou que o governo federal está atendendo às demandas dos produtores. Ele ressaltou a importância de fortalecer a agricultura e a pecuária, consideradas bases fundamentais para o desenvolvimento do país. Moreira afirmou: “O Plano Safra atende aos anseios dos produtores por um maior volume de capital oferecido e juros mais baixos. Não tenho dúvida de que esse é o caminho para o Brasil e o Tocantins continuarem crescendo”.

Uma das novidades do Plano Safra 2023/2024 é a oferta de crédito com uma redução de 5% na taxa de juros para produtores que possuam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e que adotem práticas de produção agropecuária mais sustentáveis. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do setor agropecuário para combater o desmatamento, destacando que é possível recuperar milhões de hectares de terra degradada no país. Ele enfatizou a necessidade de preservar o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia em prol da garantia do país e da qualidade do ar global.

Jaime Café, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, acredita que o Plano Safra 2023/2024 proporciona uma oportunidade para a conversão de áreas degradadas em áreas de produção sustentável. Ele ressalta o esforço para estimular práticas de preservação ambiental, o que contribuirá para o crescimento da produção sustentável no estado

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda