Política
Em despedida do Senado, Kátia Abreu faz balanço do mandato e defende democracia
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Senadores-assistem-ultimo-discurso-de-Katia-Abreu-no-Senado.jpg&description=Em despedida do Senado, Kátia Abreu faz balanço do mandato e defende democracia', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Após 16 anos de Senado, a senadora Kátia Abreu despediu-se nesta terça-feira (20) do Senado defendendo o fortalecimento do Estado democrático, como forma de garantir o avanço social, político e econômico do país em todos os setores. Em seu pronunciamento, Kátia Abreu destacou a atuação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, “que conduziu esta Casa de maneira equilibrada, de maneira tênue, mas valente e corajosa, resistindo aos arroubos dos antidemocráticos”.
— Quero aqui registrar que Rodrigo Pacheco foi um presidente que bancou forte e firme, como um esteio de aroeira — nós que somos produtores rurais sabemos o que significa isso para a democracia brasileira —, e não permitiu que esta Casa se afastasse um milímetro sequer da democracia — afirmou.
Kátia ressaltou que, a partir de janeiro de 2023, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência da República, “será possível iniciar uma forte reparação histórica e social desses últimos seis anos”. Entre os desafios do novo governo, Kátia Abreu citou as áreas da saúde, educação e combate à fome.
— Um gigante na produção de alimentos e nós voltamos a ter grande fome e grande pobreza. Esse é um dos assuntos que não é só do Senado Federal, não é só da Câmara dos Deputados, mas nós não podemos deixar que a democracia continue mancando, com uma saúde de péssima qualidade, com uma educação que precisa avançar fortemente e com a fome batendo à porta dos brasileiros. Esse é um desafio de todos nós. Claro que inclusive meu, eu que sou cidadã brasileira, além de senadora que termina o mandato.
Kátia Abreu destacou seu empenho na discussão e aprovação de propostas que contribuíram para o desenvolvimento de diversos setores, como a Ferrovia Norte-Sul, a Hidrovia Tocantins, o novo Código Florestal (Lei 12.651, de 2012), a Lei dos Portos Mistos (Lei 8.630, de 1993), a viabilidade dos transgênicos, a fila dos genéricos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Arco Norte da logística, para dar competitividade à produção agropecuária brasileira, além da atuação do Senado para aprovação de mais de R$ 70 bilhões para acudir as micros e pequenas empresas durante a pandemia e de emendas destinadas à área de saúde do Tocantins.
— Tenho muito orgulho de ter implementado no meu estado e zerado a fila de cirurgias de cataratas no Tocantins, exclusivamente com emenda parlamentar. Com minhas emendas extras, minhas emendas individuais, minhas emendas de bancada, foram 12 mil cirurgias num estado de 1,2 milhão de pessoas. E ainda temos recursos para chegar a 15 mil cirurgias até o dia 31 dezembro de 2022 — afirmou.
Kátia destacou ainda sua participação ativa na implantação dos marcos legais, “estudando como louca, como uma boa aluna, como uma boa estudante, e não como uma estudiosa que sabe pouco mais do que nada”.
— Participei ativamente da Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993), do Marco Regulatório das Startups (Lei Complementar 182, de 2021), do Marco Regulatório das Ferrovias (Lei 14.273, de 2012) e, com muita luta, consegui convencer os meus pares sobre o direito de passagem das empresas menores para que possam ser viabilizadas e baratear o custo do frete ferroviário. Na BR do Mar, com a cabotagem, em que tinham sido patrocinados por este governo atual instrumentos para que ela ficasse mais restritiva, nós conseguimos furar esse bloqueio e fizemos com que a cabotagem pudesse de fato, com a ajuda do setor privado brasileiro e do Congresso Nacional, com a navegação de porto a porto brasileiro, ser democratizada e não concentrada para cinco ou quatro maiores empresas do mundo, mas viabilizar as empresas nacionais — afirmou.
A senadora citou ainda o Marco Regulatório do Saneamento (Lei 14.026, de 2020), o piso salarial da enfermagem, a recuperação do piso salarial dos agentes de saúde e endemias e leis a favor das mulheres.
— Um dos orgulhos que tenho é a modificação do marco das candidatas mulheres, com o financiamento não só de campanha, mas também de mandato. Medidas contra o racismo, patrocinadas aqui pelo senador [Paulo]Paim [PT-RS], medidas a favor do meio ambiente, da redução das emissões.
Kátia destacou ainda sua atuação como ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff, “governo interrompido não pelo voto, mas pela política que despreza a democracia”.
— Confesso que, de todos esses anos da minha vida, 2016 foi o mais difícil na política. Eu vi de perto uma mulher eleita democraticamente ser tirada, arrancada da Presidência da República por aqueles que cultivavam valores políticos com os quais nunca compactuei — afirmou.
A senadora explicou que recebeu a missão de “revolucionar” o espaço institucional do Ministério da Agricultura como forma de “modernizar, acabar com os lobbies que privilegiavam meia dúzia de empresas exportadoras”.
— Em um ano e meio, duas voltas ao mundo eu dei para abrir todos os países que estavam fechados para a carne bovina brasileira e a consequência está aqui até hoje: triplicamos o valor das nossas exportações, mas nem por isso deixamos de abastecer o mercado interno com mais de 70% da carne produzida no Brasil, que não vai para outros países, mas para a mesa do povo brasileiro. Digitalizamos todo o ministério, que ainda era um ministério de papel. Montamos a Enagro, grande escola da agropecuária no país. Criamos, via decreto, o Matopiba, a última fronteira agrícola do país, que abrange o Maranhão, o Piauí, o Tocantins e a Bahia. E ainda mudamos um marco importante em apenas 90 dias de ministério, de forma que as pequenas e as microagroindústrias puderam e podem vender para as cidades vizinhas e para os seus estados fronteiriços, pois estavam proibidas pela burocracia nociva do Estado brasileiro.
Kátia destacou que muitas coisas ainda precisam ser feitas no Senado como forma de garantir a melhoria da vida da população, como a aprovação de projeto de lei do ex-senador Jorge Bornhausen que institui o Estatuto de Defesa do Contribuinte (PLS 298/2011 – Complementar)
— Um dos lugares da República onde a democracia não chegou é na Receita Federal. O contribuinte não tem direito de absolutamente nada, a não ser o de ser condenado. Não aprovamos o meu projeto de lei que acaba com o lobby nocivo que deixa 86 milhões de brasileiros sem carteira de motorista, aqueles que podem ter a carteira de motorista, atendendo a um lobby nocivo que encarece, mas vai ficar aqui tramitando na Casa. E eu entrego a vocês. O serviço militar voluntário para mulheres, já negociado com o Exército com muita resistência. Aceitaram fazer um piloto no Tocantins e eu me submeti, mas ainda não foi iniciado. Por que não, as mulheres não podem ser convocadas para o serviço militar, a exemplo de tantos países do mundo?.
Passados 16 anos de atuação no Senado e 6 de Câmara dos Deputados, Kátia Abreu também cobrou a implantação de critérios de eficiência na saúde.
— Em todas as pesquisas de opinião pública, a saúde ocupa o primeiro lugar como um serviço público péssimo. E nós não podemos mais continuar admitindo que isso aconteça, sem parâmetros, com um monte de dinheiro, porque os parâmetros de eficiência ainda não puderam ser instalados por nós. Esse é o grande desafio do próximo presidente, Lula. Há a educação, em que nós ainda temos um exército de diretores de escolas, como no meu estado, com indicação exclusivamente política, sem nenhum critério técnico de gerência, de eficiência — afirmou.
Kátia também cobrou também a implantação de creches para as crianças de até cinco anos, conforme prevê a presente legislação.
— O Plano Nacional de Educação não conversa, não fala com o Orçamento Geral da União. Nós aprovamos a lei, colocamos e impusemos ao Brasil e aos gestores públicos o cumprimento de metas, mas não garantimos adequadamente no orçamento a quantidade de dinheiro para conquistar as metas estabelecidas por nós, por nós mesmos.
A parlamentar ressaltou que continuará “na luta pelo fortalecimento da democracia, na luta pelo Estado de direito, pelos direitos sociais, na luta pelos empresários e trabalhadores do Brasil, da agropecuária, da indústria e do comércio, seguirei pela luta pelo Brasil e pelos brasileiros”.
— Eu não vou parar. Tenho dentro de mim um desassossego por justiça, por igualdade e por democracia viva, pragmática, uma democracia que mate a fome dos brasileiros, uma democracia que gere empregos, uma democracia que construa pontes de desigualdades.
Kátia Abreu agradeceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) “por tudo o que tem feito pelo Brasil, especialmente nesses últimos dias”.
— Não quero aqui que os meus colegas da Câmara ou do Senado sintam que há uma disputa dentro de um ringue, pois não há uma disputa de Poderes, mas todos nós estávamos vendo que alguma coisa estava errada. No íntimo, no íntimo, todos nós sabíamos que isso não poderia terminar bem. O Senado Federal colocou as coisas… O Supremo Tribunal Federal colocou as coisas no lugar, e agora seguiremos em frente, com todo o respeito ao Congresso Nacional, mas também ao Executivo e ao Supremo. Tenho certeza de que encontrará novos caminhos para apaziguar os três Poderes tão importantes para esta nação.
Homenagens
Em apartes, senadores e senadoras prestaram homenagem à atuação política de Kátia Abreu.
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco reconheceu a importância das propostas defendidas pela senadora em favor do Brasil. Ele afirmou que Kátia Abreu tornou-se referência como política de envergadura nacional e formadora de opinião balizada em diversos temas.
Rodrigo Pacheco disse que Kátia Abreu “tem a capacidade enorme e extraordinária de tratar com profundidade em relação a temas nacionais e sempre com muita firmeza, muita combatividade, peculiar de sua personalidade que já assustou alguns”, entre os quais ele próprio, “mas a combatividade necessária para prevalecer suas ideias, que são ideias assertivas e acertadas”.
O presidente do Senado apontou o protagonismo de Kátia Abreu nos projetos em favor das micros e pequenas empresas como o Pronampe, além de “um sem número de projetos e ideias com que Kátia conduziu com referência extraordinária e exemplar, no rol seletivo de mulheres que tão bem representaram a política brasileira”.
Rodrigo Pacheco destacou ainda todo o legado político de Kátia Abreu, ao ressaltar que a senadora “nunca faltou ao compromisso de ajudar com a sustentação necessária a defesa da democracia, uma democrata na acepção mais pura da palavra, é exemplo de democrata”.
Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que Kátia Abreu ensinou-lhe muito e estendeu-lhe a mão várias vezes. Ele disse que a senadora “bota fogo no Plenário positivamente, trazendo informações novas e atualizadíssimas que ocorre no país e fora também”. Apontou ainda a preocupação da senadora “com as pessoas, seu trabalho em favor da agricultura, do meio ambiente, da indústria, das relações exteriores, a justiça é uma marca do seu trabalho e a sua dedicação é uma coisa incomparável”.
Jorge Kajuru (Podemos-GO) destacou a atuação” rigorosamente ética de Kátia Abreu. “Os seus exemplos vão se arrastar pelo Tocantins enquanto ele existir, ou seja, a vida inteira. As suas palavras convenceram. Seu olhar político é, para mim, um mar bravio onde eu aprendi a arriscar o meu navio”, afirmou.
Soraya Thronicke (União-MS) disse que “tem Kátia Abreu como colega, amiga e exemplo que inspira”. “Gosto de seu jeito, da forma de tocar as coisas e a forma com que se envolve, com paixão, trabalhadora e trabalhadeira, dedicada, apaixonada pelo que faz, e quando te cutucam você vira onça mesmo, e eu te admiro pela forma com que você se impõe, nas horas em que é necessário sd impor, e espero que este governo lhe honre com seu nome e a mantenha aqui perto de nós”, afirmou.
Carlos Fávaro (PSD-MT) manifestou admiração por Kátia Abreu e disse que teve a senadora “como inspiração, mulher guerreira, forte, que superou preconceitos, de mão forte e coração sempre amigo”.
Plínio Valério (PSDB-AM) disse que, “divergências à parte”, Kátia Abreu expressa “a tranquilidade de vencedora que cumpriu seu dever e defendeu o bom combate, uma guerreira, espírito com sede de justiça e vontade de fazer o correto”.
Luis Carlos Heinze (PP-RS) parabenizou Kátia Abreu pelo seu trabalho em favor do agronegócio e manifestou admiração pelo trabalho, esforço e empenho da senadora em favor do Tocantins e do Brasil.
Jean Paul Prates (PT-RN) disse que passou a admirar Kátia Abreu pela coragem demonstrada pela senadora ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, que o motivou a deixar as fileiras do PDT de Leonel Brizola e ingressar no PT. O senador ressaltou ainda a “ trajetória fantástica de empresária, mulher, política, mãe e de pessoa combativa que não atropela, que não vem com argumento bocó, uma trajetória política pessoal maravilhosa”. Disse ainda que a participação da senadora contribuiu para dar segurança e a respeitabilidade demonstrada pela bancada feminina na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investigou ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia.
Esperidião Amin (PP-SC) enalteceu em Kátia Abreu “o espírito de luta, a exuberância na argumentação, própria daqueles que realmente estão encantados pela sua convicção e compreensão dos fatos e pela sua percepção dos acontecimentos”. O senador disse ainda que “o eterno não morre porque permanece vivo no lampejo primitivo de cada fato que ocorre, e cada fato que ocorre a motiva, a transforma em uma lutadora que temos que admirar e enaltecer e pedir que nunca deserte da política, no seu pleno sentido de percepção por todos nós”.
Rogerio Carvalho (PT-SE) afirmou que Kátia Abreu construiu muitas jornadas no Parlamento e fora dele enquanto parlamentar” e disse que a causa da senadora caminha junto com o interesse público, defensora de causas que estavam juntas com o interesse público, a vida pública com grandeza e defendendo o interesse público”.
Chico Rodrigues (União-RR) afirmou que Kátia Abreu é uma “goiana de alma puramente tocantinense, de vida pública tem sido referência e dado exemplos como senadora, ex-ministra da Agricultura e candidata a vice-presidente da República, no novo momento das mulheres na política”. Disse ainda que a senadora “demonstra fibra, vigor e vontade indomável de ocupar espaços na vida brasileira pela sua obstinação, coragem, capacidade de articulação e, acima de tudo, dividindo seus méritos com todo o Parlamento”.
Carlos Viana (PL-MG) destacou a firmeza nos debates e o posicionamento de Kátia Abreu. “Ela nos deixa no momento em que o Parlamento vai exigir um debate muito profundo sobre nossas funções do Legislativo, afirmou. O senador disse ainda ter certeza de que Katia Abreu “retorna futuramente ao Senado, reconhecida pelo Tocantins”.
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apontou a “emblemática atividade política de Kátia Abreu, sua “disposição de aprender, determinação, o gênio forte de quem tem firmeza e gosta de fazer o bom combate, mas sem desconhecer os limites, como todos nós devemos ter”.
Com informações da Agência Senado
Foto: Roque de Sá/ Agência Senado
Você pode gostar




Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080




Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia




O Cerrado encontra a Amazônia




Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas




Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México




COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
ALETO
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Publicadas
1 dia atrássobre
05/11/2025Por
Jaciara BarrosDeputado apresenta quatro emendas à LDO 2026 com foco em infraestrutura, educação e desenvolvimento regional
Educação e desenvolvimento na LDO 2026
Entre as emendas aprovadas, destaca-se a que prevê a elaboração de estudos técnicos para implantação e consolidação do curso de Medicina em Dianópolis. O objetivo é expandir a oferta de ensino superior público no interior, fortalecer o sistema de saúde e fomentar o desenvolvimento econômico e social do Sudeste tocantinense.
De acordo com o deputado, a inclusão dessa pauta na LDO 2026 garante que os recursos sejam planejados de forma responsável, assegurando a continuidade de políticas públicas voltadas à formação de profissionais essenciais.
Infraestrutura e segurança viária na LDO 2026
Outras três emendas tratam de infraestrutura. Uma delas propõe a reforma do Aeroporto de Araguatins, medida fundamental para ampliar o fluxo aéreo e impulsionar o turismo e os negócios na região do Bico do Papagaio.
A segunda trata da pavimentação de 1,7 km da rodovia TO-403, ligando Sampaio ao Balneário Tiraressaca, e a terceira solicita a instalação de pardais eletrônicos em trechos estratégicos: TO-010 (próximo ao P.A. Canaã, em Buriti do Tocantins), TO-201 (em Carrasco Bonito) e TO-404 (no povoado Vila Dezesseis, em Augustinópolis).
Essas medidas integram o eixo de Infraestrutura Econômica e Urbana da LDO 2026 e têm como finalidade reduzir acidentes, melhorar a mobilidade e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.
Compromisso com o Bico do Papagaio
“Foi uma tarde bastante movimentada com a aprovação desta matéria importante para a população e para nós, como deputados, que buscamos melhorias para nossas regiões, como é o caso do estudo para levar asfalto e infraestrutura, além da necessidade de reforma do aeroporto de Araguatins e do meu pedido para levar o curso de Medicina para Dianópolis, uma luta muito necessária. Foi uma relatoria muito criteriosa e fico feliz em ter minhas emendas aprovadas em benefício do povo”, afirmou o parlamentar.
Resumo das emendas aprovadas na LDO 2026
- Emenda nº 238 — Estudos para implantação e consolidação do curso de Medicina em Dianópolis. Eixo: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
- Emenda nº 239 — Estudos e projetos de pardais eletrônicos na TO-010, TO-201 e TO-404. Eixo: Infraestrutura Econômica e Urbana.
- Emenda nº 240 — Projeto executivo de engenharia para reforma do Aeroporto de Araguatins. Eixo: Infraestrutura Econômica e Urbana.
- Emenda nº 241 — Projeto de pavimentação da rodovia TO-403, entre Sampaio e o Balneário Tiraressaca. Eixo: Infraestrutura Econômica e Urbana.
Deputado Amélio Cayres destaca o compromisso com a infraestrutura e educação no Tocantins. Foto: Divulgação/Aleto
Mais notícias
ALETO
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Publicadas
2 dias atrássobre
04/11/2025Por
Jaciara BarrosAssembleia Legislativa aprova LDO 2026 Tocantins com 136 emendas, contemplando obras, saúde, educação e infraestrutura.
Emendas parlamentares e prioridades
As emendas individuais dos deputados representam 1,73% do orçamento total, o que corresponde a R$ 11,3 milhões. Desse montante, 25% serão destinados às ações de saúde e 13,5% aos investimentos. A proposta teve relatoria do deputado Olyntho Neto (Republicanos), que destacou o equilíbrio entre as demandas parlamentares e as prioridades do Executivo.
Também foram mantidas no texto as previsões orçamentárias para a realização de concursos públicos das Polícias Civil e Penal, além de obras de duplicação das rodovias TO-222 e TO-080. As emendas reforçam o compromisso da Assembleia com a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos em todo o Estado.
Emendas modificativas e previdência
Entre as modificações aprovadas, uma das mais relevantes prevê a reserva de um percentual mínimo de 7% da receita geral do Tesouro para cobrir o déficit da Previdência Estadual. A medida busca garantir equilíbrio atuarial e responsabilidade fiscal, sem comprometer a execução de outras políticas públicas essenciais.
Outra emenda modificativa ajusta a destinação dos recursos ordinários do Tesouro aos Poderes Judiciário e Legislativo, além do Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, que terão como parâmetro a dotação orçamentária de 2025 atualizada com acréscimo de 7%.
Obras e inclusão digital
As emendas parlamentares contemplam reformas em escolas e unidades esportivas, incluindo o Estádio Nilton Santos, em Palmas. Na saúde, além dos hospitais, estão previstas aquisições de unidades móveis para mamografia e papanicolau, novos tomógrafos e marcapassos transcutâneos, e equipamentos para o Hemocentro Estadual.
Na infraestrutura, o texto prevê a construção de 25 pontes para garantir o acesso a assentamentos e comunidades rurais. Já na área de tecnologia e inovação, as emendas incluem a implantação de um parque tecnológico e a construção de um centro de inovação voltado ao agronegócio, turismo e bioeconomia, além de centros digitais comunitários em todos os 139 municípios para promover a inclusão digital.
Receitas e projeções econômicas
A LDO 2026 Tocantins estabelece as metas e prioridades da administração estadual e antecipa a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O texto projeta um PIB de R$ 78,3 bilhões para o Estado em 2026, representando um crescimento de 11,47% em relação a 2025. Já a Receita Corrente Líquida é estimada em quase R$ 15,8 bilhões, consolidando o cenário de expansão econômica e estabilidade fiscal no Tocantins.
Mais notícias
ALETO
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Publicadas
2 dias atrássobre
04/11/2025Por
Jaciara BarrosAssembleia Legislativa aprova isenção de IPVA para carros elétricos Tocantins até 2026, incentivando sustentabilidade e inovação automotiva.
Assembleia Legislativa aprova incentivo fiscal para veículos elétricos e híbridos
Segundo a mensagem encaminhada ao Legislativo pelo então governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a iniciativa está alinhada aos compromissos ambientais do Brasil firmados nos Acordos de Paris e às políticas nacionais de preservação ambiental. “A isenção contribui para reduzir as emissões de gases e estimular o mercado de veículos de baixo impacto ambiental”, destacou o texto oficial.
Aprovação com substitutivos e emendas
O projeto foi aprovado com substitutivos e emendas que ajustam o texto original. O substitutivo encaminhado pelo Governo do Estado enxugou a proposta e desvinculou-a de alterações nas tabelas de serviços do Corpo de Bombeiros. Já a emenda apresentada pelo deputado Olyntho Neto (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, ampliou o alcance do benefício, incluindo também os carros híbridos na isenção do IPVA.
Com a decisão, o Tocantins se junta a outros estados brasileiros que adotam políticas fiscais de incentivo à eletrificação da frota, estimulando a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo regional.
Previdência Complementar também é atualizada
Durante a mesma sessão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei de Conversão nº 2/2025, originário da Medida Provisória nº 8/2025, que altera a legislação do Regime de Previdência Complementar do Estado (RPC). A proposta, encaminhada pelo Governo do Tocantins em junho, visa modernizar normas e consolidar avanços no sistema previdenciário estadual.
Entre os principais pontos estão o aperfeiçoamento das regras do benefício especial, a definição da data de ingresso no serviço público e a vinculação da opção do servidor à inscrição no plano de benefícios. A emenda do deputado Eduardo Mantoan (PSDB), relator do processo, criou ainda uma comissão interinstitucional responsável por elaborar estudos técnicos que serão submetidos ao governador.
Inovação e sustentabilidade
Com a nova legislação, a isenção do IPVA para carros elétricos Tocantins representa mais um passo do Estado rumo à sustentabilidade. A medida reduz o custo de aquisição desses veículos e estimula o desenvolvimento de infraestrutura elétrica e energética local, fortalecendo o compromisso com um futuro mais limpo e eficiente.
Os consumidores que adquirirem carros elétricos ou híbridos em concessionárias tocantinenses até o fim de 2026 poderão aproveitar o benefício fiscal integral, desde que cumpridos os critérios estabelecidos pela Secretaria da Fazenda Estadual.
Mais notícias
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
DESTAQUES



Social5 dias atrásEliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação



Governo do Tocantins5 dias atrásMônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria



Cultura3 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Entretenimento1 dia atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Cultura3 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos