Governo do Tocantins
Em Dia de Campo em Marianópolis, governador Wanderlei Barbosa reafirma importância do agronegócio para o desenvolvimento do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta sexta-feira, 17, do Dia de Campo na Fazenda São Geraldo, do grupo Agrojem, produtora de soja e milho na região do Vale do Araguaia. O evento, promovido pelo grupo Progresso e pela Agrojem, reuniu empresas que atuam no campo, técnicos, produtores e presidentes de entidades representativas do setor, com o objetivo de oferecer soluções genéticas de variedades que melhor se adaptam ao solo e ao clima da região.
O governador Wanderlei Barbosa lembrou a importância da tecnologia para desenvolver novas cultivares e melhorar a produtividade no campo, destacando ainda a geração de emprego e renda que o setor do agronegócio promove. “O Tocantins figura entre os estados que mais crescem no país e o agronegócio é o carro-chefe da nossa economia. Quero parabenizar a Agrojem e o Grupo Progresso por proporcionarem esse momento importante e de promoverem, aos nossos produtores, a oportunidade de conhecer novas variedades de cultivares e tecnologias para o campo”, enfatizou o governador.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, lembrou que o Tocantins tem uma característica de produção de altíssimo nível e informou que eventos desta natureza constituem um momento importante para que o produtor possa interagir e conhecer novos produtos e novas tecnologias. “É muito importante que o nosso governador esteja aqui, com o produtor, para celebrar esse momento. A presença dele é o reconhecimento da importância desse setor no desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou o secretário.
Com vários estandes e mais de 500 inscritos, a proposta do Dia de Campo foi promover o aumento na produtividade e na rentabilidade do agro no Tocantins. Durante o evento, foram apresentados produtos e serviços de alta qualidade, novas tecnologias, sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes e nutrição de plantas.
O presidente do Grupo Progresso, Cornélio Sanders, explicou que o Dia de Campo foi um momento importante para mostrar aos produtores as novas variedades de sementes, novos materiais que estão chegando no mercado, além de tecnologias voltadas para os produtores. “Foi um momento para conhecer tecnologia para pragas e doenças, inclusive materiais de herbicidas novos que há no mercado”, completou o empresário.
O diretor da Agrojem, José Eduardo Motta, destacou a atenção dedicada pelo governador Wanderlei Barbosa ao setor do agronegócio. “Ter o governador Wanderlei Barbosa aqui, juntamente com o secretário da Agricultura, demonstra o compromisso com o agro e com o desenvolvimento sustentável do estado. Em nome da Agrojem, eu agradeço ao governador pelo desprendimento em prestigiar este nosso evento”, reforçou.
Agrojem
Fundada em 2008, a Agrojem possui mais de 500 colaboradores e área total de 50 mil hectares, sendo 25 mil de áreas preservadas, todas as fazendas da empresa estão situadas no Tocantins e são compostas pelas unidades São Geraldo (Caseara/Marianópolis), Bacaba (Miranorte), Céu Azul (Divinópolis), Surubim (Ipueiras) e Terraboa (Almas), além da sede corporativa em Palmas.
Nas operações de agricultura, a Agrojem conta com mais de 34 mil hectares de área entre 1ª e 2ª safra, em que parte dessa produção é destinada para fabricação de alimentos ao gado confinado. Atualmente, 95% dos animais fornecidos pela Agrojem atendem aos padrões internacionais de exportação, com animais abatidos cada vez mais jovens, média de peso de 24 arrobas e rendimento de carcaça de mais de 57%.
Grupo Progresso
O Grupo Progresso atua no setor do agronegócio, com o cultivo de soja e milho, a produção e o beneficiamento de algodão, além de reflorestamento com eucalipto e a pecuária. Atualmente, o grupo conta com oito unidades produtivas: a Fazenda Ouro Branco, em Paracatu, Minas Gerais; e mais sete fazendas no Piauí: a Rainha da Serra, Fazenda Imperial, Fazenda Península, Fazenda Pratinha, Fazenda Lambari, Fazenda Tropical e a Fazenda Progresso.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi