Governo do Tocantins
Em Palmas, Divisão de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil divulga balanço de ações integradas e articuladas pela unidade em 2023

Ao longo do ano de 2023, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), realizou diversas ações no Estado do Tocantins e também em outras unidades da federação. Ações essas que resultaram nas prisões de dezenas de pessoas em flagrante ou foragidos da Justiça, desvendamento de crimes, apreensão de ativos, dinheiro, drogas, veículos, e demais itens que estavam em poder de criminosos, que integram facções de renome nacional.
Dentre as operações que a DEIC – Palmas participou destaca-se a Operação IL Padrino, uma ação conjunta deflagrada simultaneamente pelas Polícias Civil do Distrito Federal, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, com apoio de uma Força Tarefa composta pela Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública do Ceará, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.
Ao todo, a Operação IL Padrino contou com um efetivo de cerca de 300 policiais e é resultado de investigação direcionada à apuração de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A apuração demonstrou que a organização criminosa é altamente hierarquizada e capitalizada, com atuação comprovada em diversos estados da federação, sendo que foi possível identificar e prender várias pessoas ligadas a essa organização, inclusive no Tocantins.
Pentágono
A Polícia Civil do Tocantins em colaboração interestadual com a Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso deflagrou uma das fases da Operação Pentágono. A equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado da PJC-MT investigou a ação de grupo criminoso que, no mês de abril, tentou roubar com uso de explosivos a caixa-forte da transportadora de valores na cidade de Confresa (MT).
Com apoio da DEIC-Palmas foram realizadas prisões em diferentes cidades do Estado, e efetuadas entregas a Polícia Civil do Mato Grosso, de armamento de grosso calibre, que foi apreendido durante a caça ao grupo criminoso na Operação Canguçu, quando os mesmos buscaram refúgio no Tocantins.
Sarmat
A DEIC – Palmas também atuou ao lado de outras Forças de Segurança, em apoio da Polícia CIvil do Ceará, durante as ações da Operação Sarmat, que teve sua segunda fase deflagrada, no dia 7 de novembro de 2023, com o objetivo de cumprir 40 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, além do bloqueio de contas bancárias de um grupo criminoso do estado do Rio de Janeiro, que possui atuação nacional com o tráfico de drogas.
A ofensiva ocorreu, simultaneamente, em cidades em 12 estados. Cerca de R$ 9 milhões em dinheiro foram bloqueados e 17 veículos foram apreendidos. A operação contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e das Polícias Civis dos estados do Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Tocantins
O delegado titular da DEIC – Palmas, Evaldo Gomes, ressalta que em 2023 não foi registrado nenhum crime de roubo tendo como vítimas instituições bancárias no Estado do Tocantins, tampouco ocorrência com natureza de extorsão mediante sequestro, crimes os quais, a divisão especializada possui atribuição para atuar em todo o Estado.
Para o delegado Evaldo Gomes as ações da 1ª DEIC, no ano de 2023, reafirmam o compromisso da Polícia Civil do Tocantins na promoção da segurança e na atuação, muitas vezes em apoio às demais forças de segurança, visando tão somente a proteção de todo o cidadão tocantinense.
“Inicialmente, gostaria de agradecer o empenho e dedicação de cada policial e demais servidores da DEIC – Palmas, no cumprimento das ações investigações que contribuíram em muito, sobretudo com outras unidades da federação, na localização de criminosos procurados e na desarticulação de verdadeiros braços financeiros que atuavam em cidades do Tocantins e estavam interligados com organização criminosa com ramificações em todo o Brasil. As ações investigativas da 1ª DEIC, além de impedir a ocorrência de crimes graves como roubos a bancos e ataques a carros fortes, também frustraram planos que poderiam ser operacionalizados a partir do território tocantinense”, destaca.
O delegado titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Afonso José Azevedo de Lyra Filho, destaca as ações integradas nas quais a 1ª DEIC tomou parte foram de fundamental importância para garantir a segurança de toda a população tocantinense.
“Durante o ano de 2023, as equipes da 1ª DEIC atuaram em estreita harmonia com as demais polícias de todo o Brasil, no enfrentamento à criminalidade no Tocantins. Por meio de um trabalho dedicado de inteligência e estratégia foi possível localizar e prender foragidos da justiça daqui e de outros estados, apreender bens e demais ativos que estavam em poder de organizações criminosas, contribuindo assim, para o enfraquecimento do crime organizado e trazendo mais paz e tranquilidade para toda a população “, complementa o diretor.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da cerimônia de passagem de comando do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira, 13
Solenidade que oficializa o coronel Thiago Franco Santana como comandante-geral da instituição será realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral do CBMTO, em Palmas

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participará nesta segunda-feira, 13, às 17 horas, em Palmas, da cerimônia de passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
A solenidade que oficializa o coronel Thiago Franco Santana como comandante-geral da instituição, em substituição ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas, será realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral do CBMTO, com a presença de autoridades militares e civis.
“Com grande honra, oficializo o coronel Thiago Franco Santana como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. Tenho plena confiança na sua capacidade de liderança, dedicação e espírito público para conduzir esta valorosa corporação com excelência. Quero também expressar meu reconhecimento ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho exemplar e pela lealdade institucional. Esta transição reafirma a continuidade de uma missão nobre, marcada pela coragem, pelo profissionalismo e pelo compromisso de servir ao povo tocantinense”, destaca o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando simboliza a continuidade da missão institucional e o compromisso com os valores da corporação.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins na ABAV Expo 2025 destaca o turismo estadual
Governo do Tocantins promove a marca Descubra Tocantins na ABAV Expo 2025 e reforça o turismo sustentável e os negócios regionais no Rio de Janeiro.

O Governo do Tocantins na ABAV Expo 2025 se destacou com um estande vibrante e uma estratégia integrada de promoção do turismo estadual. Realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, a 52ª edição da feira reuniu mais de 2.000 marcas e 42 mil participantes, consolidando-se como o maior evento de turismo da América Latina.
Tocantins projeta destinos e fortalece parcerias na ABAV Expo
A secretária do Turismo, Ana Carina Souto, destacou que a participação do Estado na feira representa uma oportunidade estratégica de consolidar o Tocantins como referência em turismo sustentável e de experiência.
“O Tocantins chega à 52ª ABAV Expo com a missão de projetar nossos destinos ao Brasil e ao mundo, promovendo a marca Descubra Tocantins. Queremos que agentes e operadores conheçam nossos produtos e insiram nos seus portfólios”, afirmou a secretária.
A ação integra o plano de expansão turística do Governo do Estado, que busca unir promoção, capacitação e atração de investimentos para o setor.
Estande do Tocantins atrai atenção e gera novos negócios
O estande do Tocantins tem se destacado como um dos mais movimentados e elogiados da feira. A ambientação, que combina cenografia inspirada nas paisagens naturais, artesanato, degustações e apresentações culturais, tem encantado visitantes, operadores e jornalistas.
A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos da Setur, Kleiryanne Aguiar, ressaltou o impacto positivo da participação empresarial:
“Nosso objetivo é que cada visitante saia daqui com vontade de conhecer pessoalmente nossos destinos. Essa integração entre governo e setor privado fortalece a cadeia produtiva do turismo e cria novas oportunidades de negócios.”
Empresários comemoram visibilidade e apoio do Governo do Estado
O empresário Joelson Guida elogiou o protagonismo do Tocantins na ABAV:
“A feira é uma vitrine fundamental para apresentarmos nossos produtos e mostrarmos a força do turismo tocantinense. Estar aqui é uma oportunidade de negócios e de projeção nacional. E nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Estado.”
Já a empresária Gleidi Alencar destacou o entusiasmo do público com o estande:
“É gratificante ver o interesse das pessoas pelo Tocantins. O estande é um espaço que representa nossa cultura, amplia conexões e reforça a visibilidade dos destinos tocantinenses.”
O jornalista Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, também reconheceu o destaque do Estado:
“É inspirador ver o Tocantins se projetar com tanta assertividade. O estande é vibrante e mostra que o Estado está construindo alianças sólidas com o setor de turismo.”
Agenda intensa e expectativas de novos visitantes
Durante os três dias de evento, a delegação do Tocantins realizou reuniões com operadoras nacionais e internacionais, minipalestras, degustações e apresentações culturais.
A participação na ABAV Expo 2025 reforça a presença do Tocantins no circuito turístico nacional e deve resultar em aumento do fluxo de visitantes e fortalecimento da economia criativa do Estado.
“Acreditamos que o turismo é uma ponte para o desenvolvimento regional. Participar da ABAV é abrir o Tocantins para o mundo”, concluiu a secretária Ana Carina Souto.
Governo do Tocantins
Tocantins assina carta pela inclusão do COP Cerrados na agenda climática internacional
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados, em Brasília, e assina carta pela inclusão do bioma Cerrado na agenda climática global.

Em Brasília/DF, representando o governador Laurez Moreira, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, participou nesta quinta-feira, 9, da COP Cerrados – Riqueza que brota no centro do Brasil, evento realizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBrC), que reúne os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, bem como o Distrito Federal.
O evento ocorreu no Auditório do Memorial JK e contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, representando o governador anfitrião Ibanez Rocha; da CEO da COP30, Ana Toni, além de secretários estaduais de Meio Ambiente, embaixadores e técnicos especializados da área ambiental.
Na oportunidade, os representantes dos governos que são membros do consórcio assinaram a Carta do Cerrado, um manifesto que representa e defende o bioma nos cenários nacional e internacional. O documento foi entregue oficialmente à representante da Presidência da COP30, Ana Toni, como contribuição do colegiado aos debates que ocorrerão em novembro na cidade de Belém, no estado do Pará.
Contribuições do Tocantins
Ao falar da contribuição do Tocantins na questão ambiental, o secretário Divaldo Rezende destacou os esforços e as orientações do governador Laurez Moreira na preservação do meio ambiente e na valorização do bioma Cerrado como recurso estratégico para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, a COP Cerrados representou uma oportunidade ímpar para o Tocantins mostrar ao Brasil e ao mundo suas oportunidades de negócios e apresentar o trabalho realizado no âmbito do REDD+, incluindo estudos que servirão de referência para medidas que reduzem os gases de efeito estufa por meio da preservação, da sustentação e do manejo adequados dos recursos naturais.
“Aqui, apresentamos algumas iniciativas de inovação que o estado implementou no setor ambiental nos últimos anos e que têm continuidade neste governo. Portanto, a contribuição foi positiva. A presença de representantes de diversas embaixadas e organismos internacionais neste evento mostra o olhar internacional sobre a questão do Cerrado”, informou o secretário Divaldo Rezende.
Divaldo Rezende afirmou ainda que o Tocantins possui um diagnóstico detalhado sobre os esforços para a proteção dos recursos do Cerrado. O estado possui 277 mil km², compostos em 91% pelo bioma Cerrado e 9% pelo bioma Amazônico, sendo que 60% dessas áreas estão conservadas. Ao todo, são 10,2 milhões de hectares de áreas de floresta apenas no Cerrado, com redução de 21,8% da área desmatada entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
No REDD+, ocorreram 59 eventos, sendo 40 com povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares (ainda está prevista uma atividade com o povo Apinajé); cinco reuniões com o setor agroprodutivo; e 14 reuniões com o setor público na área de fortalecimento institucional.
O Cerrado na Agenda da COP30
Na carta dirigida à presidência da COP30, os governadores dos seis estados e do Distrito Federal destacam que “o Cerrado ocupa mais de 200 milhões de hectares (23,3% do Brasil) e é a savana mais biodiversa do mundo, abrigando mais de 330 mil espécies (5% do total global). Responsável por 14% da água superficial do país e por armazenar 16% do carbono nacional, o bioma é vital para a segurança hídrica, energética e climática, além de ser o lar de povos originários e comunidades tradicionais e sustentar outros ecossistemas, como a Amazônia, o Pantanal e a Caatinga”, registrou o documento.
Com base nesses dados, eles solicitam a inclusão do bioma Cerrado na agenda climática internacional. “É indispensável que o bioma Cerrado, também conhecido como berço das águas e patrimônio natural essencial para o equilíbrio climático, seja reconhecido na COP30 e tenha acesso a recursos específicos para conservação, restauração e prevenção de queimadas”.
O grupo também requer “apoio a serviços ecossistêmicos, energia renovável, proteção da biodiversidade, valorização de comunidades tradicionais e fortalecimento científico e tecnológico”; e destaca o compromisso do Consórcio Brasil Central em “buscar caminhos que integrem conservação ambiental, crescimento econômico e inclusão social, a partir de soluções que melhorem a gestão dos recursos naturais, elevem a competitividade do setor agropecuário e ampliem a qualidade de vida, consolidando o Cerrado como referência global em desenvolvimento sustentável”.
O secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, José Eduardo Pereira, que também assinou a Carta do Cerrado, afirmou: “O movimento dos estados do Centro-Oeste, em defesa do bioma Cerrado, representa uma iniciativa relevante dentro e fora do país”, afirmou.
Programação
Além da parte institucional, com apresentações e discursos das autoridades governamentais, a COP Cerrado contou com palestras e painéis de debate técnico, reunindo especialistas em governança, políticas públicas, ciência, inovação e práticas sustentáveis, com participação de universidades, centros de pesquisa e representantes do setor produtivo.
.
- Social3 dias atrás
Jorge Bischoff e Ótica Visare promovem encontro especial de cuidado e bem-estar
- Entretenimento4 dias atrás
Caminhando em Esperança: lançamento do livro de Ruberval França
- CASACOR2 dias atrás
CASACOR Tocantins traz Maurício Arruda para talk exclusivo
- Social3 dias atrás
Maria Clara encerra ciclo de 10 anos da Closet e inicia nova fase
- Câmara Municipal de Palmas4 dias atrás
Câmara de Palmas instala 1ª Frente Parlamentar do Agro