Governo do Tocantins
Em reunião com parceiros estratégicos, Governo do Estado apresenta avanços na construção do Plano Tocantins 2045
Projeto visa desenvolvimento econômico sustentável e posicionamento do Tocantins em novo patamar nas próximas duas décadas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), reuniu, nessa segunda-feira, 11, representantes do Executivo Estadual, universidades e entidades parceiras para apresentação dos avanços do Plano Tocantins 2045. Elaborado com base em estudos técnicos e indicadores socioeconômicos, o projeto tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e acelerar o crescimento do estado, com metas e diretrizes para as próximas duas décadas.
Para o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, o Plano Tocantins 2045 é um marco para o futuro do estado. “Estamos vendo os avanços deste grande plano de desenvolvimento econômico sustentável que o governador Wanderlei Barbosa vai entregar ainda este ano para a sociedade tocantinense. É uma grande visão de futuro que vai nortear os caminhos a serem percorridos pelo Tocantins nas próximas duas décadas”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues, que apresentou diagnóstico detalhado com dados sobre o crescimento do PIB, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outras métricas que retratam a realidade econômica e social do Tocantins. Também foram discutidas ações estratégicas, parcerias entre governo, universidades e empresas para programas de capacitação, além dos desafios e dos caminhos para a construção das metas propostas.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende; e do diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, além da equipe técnica da Sics.
Importância do Plano Tocantins 2045 para o Desenvolvimento Regional
O secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, reforçou o caráter estratégico e de longo prazo da iniciativa. “Este não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de Estado. Ele precisa ultrapassar gestões e garantir um planejamento sólido para o futuro. É um trabalho construído com dedicação, profundo conhecimento do Tocantins e que tem potencial para elevar o estado a outro patamar”, destacou.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, apontou o plano como um divisor de águas para o desenvolvimento. “O Tocantins 2045 colocado em prática, sem dúvida alguma, vai posicionar o estado em outro patamar em relação aos demais estados brasileiros”.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou a relevância da integração entre as instituições. “Foi uma reunião produtiva, mostrando a evolução do plano e a importância do protagonismo da indústria e do comércio. O diagnóstico contempla todas as cadeias produtivas e aponta gargalos do desenvolvimento econômico, além de apresentar planos setoriais estruturantes que devem se transformar em políticas públicas”, afirmou.
Plano Tocantins 2045
O Tocantins 2045 é uma iniciativa estratégica do Governo do Tocantins, coordenada pela Sics e desenvolvida em parceria com a Unitins e a UFT, tendo apoio técnico da Fapto. O projeto tem como objetivo traçar diretrizes e metas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado nas próximas duas décadas, com base em estudos, diagnósticos e projeções de crescimento.
A proposta contempla ações voltadas à diversificação e à sofisticação da economia, ao estímulo de vocações regionais, à redução das desigualdades, ao fortalecimento das capacidades da população, ao incentivo de inovação e tecnologia, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às gerações futuras.
Governo do Tocantins
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher
Por Todas as Marias 2025 é lançado no Tocantins com ações educativas, palestras e inclusão do tema na grade escolar para prevenir a violência contra a mulher.

Por Todas as Marias ganhou um novo capítulo em 2025 no Tocantins. Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos recebeu a abertura oficial da segunda edição do projeto, idealizado e conduzido pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O evento, marcado por emoção e mobilização, contou com a presença da atriz, modelo e ativista Luiza Brunet, que ministrou uma palestra sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a mulher, reforçando que o silêncio não pode ser opção.

Abertura oficial do projeto Por Todas as Marias 2025 no Palácio Araguaia, em Palmas (TO). Foto Jaciara Barros
A importância do Por Todas as Marias no Tocantins
A iniciativa Por Todas as Marias atua na prevenção e conscientização sobre a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com foco educativo, o projeto alerta mulheres sobre como identificar os primeiros sinais de abuso e amplia a divulgação dos canais de denúncia como o Disque 180 e o 190.
Para 2025, uma das principais novidades é a inclusão do tema na grade curricular da rede estadual de ensino, resultado da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Palestra de impacto com Luiza Brunet
Na abertura, Luiza Brunet emocionou o público ao compartilhar sua trajetória pessoal e o processo de superação após viver episódios de violência. A ativista alertou que, apesar da ampla divulgação sobre os direitos das mulheres, os números de feminicídio e agressões seguem preocupantes.
“Mesmo com tanta informação, as estatísticas permanecem alarmantes. É fundamental fortalecer a autoestima das mulheres e mostrar que elas têm direitos. Violência é crime e deve ser denunciada”, afirmou Luiza Brunet.

Luiza Brunet. Foto Jaciara Barros
Por Todas as Marias: histórico e objetivos
Criado em 2024, Por Todas as Marias é coordenado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), com apoio da Defensoria Pública (DPE-TO), Tribunal de Justiça (TJTO), Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e Seduc.
O projeto integra a política intersetorial Rede Cuidar, que promove dignidade, proteção social e garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na oportunidade, Estellamaris Postal falou com os presentes e reforçou a parceria da Defensoria Pública com ações de enfrentamento a violência doméstica. Foto Jaciara Barros
Educação como ferramenta de mudança
Uma das frentes do projeto é o curso on-line Por Todas as Marias, disponível na plataforma Moodle da Seduc, com carga horária de 20 horas. A formação aborda legislação, tipos de violência e propõe estratégias didáticas para aplicação em sala de aula. Mais de 500 profissionais já se inscreveram, incluindo professores do componente curricular Projeto de Vida e assistentes sociais.
Ações previstas para 2025
O Por Todas as Marias também realiza blitz e palestras educativas em escolas e municípios, em parceria com a Operação Shamar. Em 2024, mais de mil estudantes foram alcançados. Para 2025, as visitas chegarão a Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas, com ações voltadas para:
-
Romper o silêncio sobre a violência
-
Reconhecer sinais de abuso
-
Promover respeito e igualdade desde a infância
Mais informações e apoio
Para saber mais sobre o projeto Por Todas as Marias, acesse o site oficial do Governo do Tocantins ou procure a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais.
Se você ou alguém que conhece sofre violência, denuncie:
📞 Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 190 – Polícia Militar
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia conexões turísticas em Córdoba, na Argentina
Além de apresentar os principais destinos do Estado, o secretário Hercy Filho e a equipe da Setur levaram a beleza do artesanato em capim-dourado

A comitiva tocantinense que participa do Meeting Brasil – América do Sul fez sua penúltima parada em Córdoba, um dos principais centros culturais e econômicos da Argentina. Reconhecida por sua rica história e dinamismo, Córdoba representa um mercado com grande potencial para o turismo brasileiro, especialmente para destinos que combinam natureza e experiências autênticas, como o Tocantins.
Turismo e Cultura em Córdoba
Conduzida pelo secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, a equipe mostrou aos operadores, agentes de viagens e imprensa local o que o Tocantins tem de melhor, a começar de seu principal cartão postal, o Jalapão, passando pelas Serras Gerais, Cantão, Ilha do Bananal e Palmas/Taquaruçu.
“Córdoba é um ponto estratégico para aproximar nosso destino de turistas que valorizam cultura tradicional, natureza e experiências diferenciadas. Apresentar o Tocantins aqui reforça a meta da gestão Wanderlei Barbosa de consolidar o Estado como destino internacional de destaque, com segurança e hospitalidade de qualidade”, explicou o secretário Hercy Filho.
Um dos destaques da passagem pela Argentina, na segunda, 11 de agosto, foi a participação da artesã Eliane Bispo, presidente da Associação Dianopolina do Artesão. As peças em capim-dourado encantaram os participantes do encontro com seu brilho naturalmente dourado e o trançado transformado em biojoias, bolsas e objetos de decoração.
A programação do Meeting Brasil – América do Sul 2015 chega ao fim nesta quarta, 13, em Bogotá, capital da Colômbia.
Governo do Tocantins
Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim
Celebrada nesta sexta-feira, 15 de agosto, a data integra o calendário cultural do Tocantins, fortalece a tradição secular e impulsiona o turismo religioso

Com os objetivos de valorizar as tradições religiosas e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra oficialmente, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual nesta sexta-feira, 15 de agosto. A data foi instituída no calendário cultural do Estado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio da Lei nº 4.509, em 25 de setembro de 2024, em reconhecimento à tradição secular da Romaria do Senhor do Bonfim, a maior manifestação devocional do estado, que atrai fiéis de diversas regiões do país para os municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema.
“Instituir o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual é reconhecer o valor histórico, cultural e religioso dessa tradição tão importante para o nosso estado. Reforço meu compromisso de fortalecer essas tradições que unem as comunidades e perpetuam a fé, além de impulsionar o turismo religioso. Essa celebração é muito importante para manter viva a nossa cultura local e o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta o governador.
O Dia do Senhor do Bonfim tem como principais objetivos valorizar as tradições religiosas e culturais do Tocantins; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; e fortalecer o patrimônio cultural; além de incentivar o turismo religioso.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca a relevância do feriado do Dia do Bonfim para o fortalecimento da cultura e do turismo no estado. “O Dia do Senhor do Bonfim é parte da história e da fé do povo tocantinense. A partir deste ano, celebramos oficialmente esse feriado estadual, graças à sensibilidade do governador Wanderlei Barbosa e da Assembleia Legislativa, que reconheceram a importância cultural, religiosa e turística dessa tradição. É um momento de preservação da nossa identidade e também de fortalecimento do turismo religioso, valorizando as manifestações que fazem do Tocantins um estado único”, salienta.
Neste ano, o festejo do Senhor do Bonfim teve início no dia 6 de agosto, com celebrações realizadas nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema em homenagem a Nosso Senhor do Bonfim. Com o apoio do Governo do Tocantins, que reforçou a segurança para acolher os milhares de fiéis participantes da peregrinação, além de oferecer suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secult) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), as atividades religiosas seguem até o dia 15 de agosto. Durante este período, são realizadas novenas, procissões, caminhadas, terços, show do Padre Fábio de Melo, no dia 13; e outras expressões de fé e devoção, encerrando com a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim.
Senhor do Bonfim
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim surgiu em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde foi encontrada inicialmente. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se espalhou pela região e se consolidou como a maior festa religiosa do Tocantins.
A partir de então, a celebração reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação, incluindo terços, novenas, caminhadas e procissões. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim, expressando sua fé e gratidão pelas graças alcançadas. O local conta ainda com um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, que atrai visitantes de diversas regiões para a festividade religiosa.
-
Turismo23 horas atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
-
Moda e Estilo2 dias atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Social17 horas atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
ALETO5 dias atrás
Associação Amigos do Palacinho é reconhecida como utilidade pública estadual