Cotidiano
Em São José do Rio Preto-SP, ter o próprio negócio é tendência entre os jovens de 18 a 34 anos

Engenheiro de 25 anos investe em negócio de educação com propósito de formar alunos rio pretenses para concretizar sonhos
Com apenas 25 anos de idade, Gustavo Gouveia Macedo, da cidade de São José do Rio Preto – SP, faz parte do universo empreendedor, segmento que se destaca na região. Segundo dados do GEM SP 2021 (Global Entrepreneurship Monitor), ter o próprio negócio é tendência entre os jovens na cidade, a pesquisa feita com 2 mil pessoas constatou que o grupo de empreendedores de 18 a 34 anos tem como principal motivação ganhar a vida, com 74,3% das respostas. Em seguida, aparece a vontade de fazer a diferença, com 61,4% e continuar a tradição familiar (26,8%).
Formado em engenharia, Gustavo começou 2023 investindo em um novo negócio, com foco em educação, em uma unidade da rede Happy, maior hub educacional do Brasil. “Escolhi ser empreendedor, pois empreender estimula tentar coisas novas o tempo todo e a colocar todo o conhecimento que adquiri em minha vida, em ação. Por mais que demande mais esforço, também é mais recompensador e libertador. A liberdade vem de poder decidir por si mesmo os caminhos a trilhar e a recompensa é o sorriso após ver seus sonhos se tornando realidade. Além disso, o que me motivou a empreender foi o sonho de construir algo que impacte positivamente no mundo e poder dizer que é meu”, relatou o novo franqueado da Happy, que conheceu a rede na Feira da ABF (Maior feira de franquias do mundo).
(Imagem: Fachada da unidade Happy de São José do Rio Preto)
Para ele, investir com propósito, especificamente na área de educação, é a única forma capaz de transformar vidas e mudar toda a realidade de um povo para um futuro mais próspero e feliz. “Investir na Happy me pareceu muito natural. Primeiro, pela rede apresentar três pilares: a tecnologia, a educação financeira e a oratória, que julgo como fundamentos necessários para resolver os problemas da sociedade do presente e do futuro. Segundo, pela Happy ter como foco crianças e adolescentes, sendo este público que mudará o mundo. E terceiro, por saber que não existe solução similar na cidade em que abri a unidade. Escolhi a área educacional pois acredito que a educação é a melhor forma de transformar o mundo pela sua base e assim garantir um futuro melhor para as pessoas. Como dizem, a educação e o conhecimento são as únicas coisas que ninguém pode tirar de você”, pontua Gustavo.
A Happy é a única do mercado de franchising com a metodologia LET (Lean Education Technology), que concede o protagonismo do aluno com foco em tecnologia. Não é de hoje que o nicho de franquia apresenta crescimento exponencial e se destaca frente a outros negócios empresariais. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias ganhou ritmo e cresceu 18,7% no 3º trimestre. O segmento da Educação, por sua vez, se destacou com o 4° melhor desempenho, com um crescimento de 22,9%. Dentro dessa crescente, a Happy obteve um faturamento anual de R$ 11 milhões em 2022.
Para o novo franqueado, não existe negócio melhor do que aquele que ajuda outras pessoas a aprender a mudar o mundo. O franqueado pretende atingir um faturamento bruto de R$ 150 mil e ultrapassar 100 alunos, no primeiro semestre de 2023. Além disso, planeja, futuramente, abrir mais 3 unidades.
Passos para uma jornada do sucesso:
Com a sua bagagem de conhecimento adquirida pela sua formação em engenharia mecânica pela FEI e pós graduado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios, e Inteligência de Mercado, pela Faculdade Descomplica, as experiências preparam Gustavo para todos os desafios de gestão e de relacionamento para gerir com excelência uma escola. “Inclusive me lembro muito dos meus antigos líderes e me inspiro neles para agir confiante em determinadas situações. E todo o estudo que fiz nos últimos anos também me ajudou a ter ferramentas para os novos desafios”, afirma Gustavo, novo franqueado da Happy de São José de Rio Preto.
Para ele, o que não pode faltar quando se fala em educação é o protagonismo, e ainda ressalta que é preciso um bom aprendizado para que as pessoas apliquem os seus conhecimentos. “Instalada aqui na cidade, a Happy ajuda a preparar as crianças e adolescentes para resolverem problemas e para que se tornem protagonistas do futuro. Com certeza, formaremos empreendedores que mudarão a realidade da cidade e que impactarão vidas pelo Brasil e pelo mundo”, destaca Gustavo.
É neste caminho de progresso que o franqueado da Happy colabora com a economia, educação e desenvolvimento da cidade. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), São José do Rio Preto é a 18ª colocada no ranking das cidades brasileiras mais promissoras para se construir uma carreira profissional. A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) classificou a cidade como a 2ª mais desenvolvida do país.
Rumo a uma carreira de sucesso, Gustavo Gouveia, novo franqueado da Happy de São José do Rio Preto, cita 6 dicas para quem pretende se tornar um empreendedor:
1- Esteja preparado para estudar e aprender muito. Você será desafiado o tempo todo e quanto mais conhecimento na manga, melhor;
2 – Tenha confiança em você mesmo e muita paciência, as coisas demoram para acontecer, mas uma hora o resultado chega com um trabalho bem feito;
3 – Confie também na equipe que você montou, se você a escolheu, ela é capaz de realizar o trabalho;
4 – Se atualize constantemente, hoje em dia tecnologias surgem o tempo todo e elas podem facilitar muito o seu trabalho;
5 – Cuide da sua mente, você precisará estar bem para aguentar toda a demanda de um novo negócio;
6 – Tenha metas e objetivos claros para o seu negócio e sempre compartilhe com a sua equipe.
Neste mês de inauguração, a Happy São José do Rio Preto oferece 10% de desconto nos cursos regulares. A escola está aberta ao público para aulas experimentais. Saiba mais, aqui!
Serviço:
Ação: Inauguração Happy em São José do Rio Preto
Promoção no 1° mês: Unidade aberta ao público com aulas experimentais, gratuitas.
Endereço: Rua Jaci, 3126, São José do Rio Preto – SP
Telefone: (17) 99659-0008
Instagram: @happy.riopreto
A metodologia da Happy é única e coloca o indivíduo como protagonista do seu aprendizado e o estimula a tomar iniciativas. Saiba mais, aqui!
Sobre Happy
Maior Hub Educacional do Brasil voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências do futuro! A rede utiliza a tecnologia e a inovação no aprendizado de crianças, jovens e adultos. A equipe acredita em um mundo feliz, onde compartilha conhecimentos sobre educação socioemocional, educação tecnológica, educação financeira e comunicação, com o propósito de formar pessoas capazes e com vontade de mudar o mundo. A Happy já conta com 64 unidades de franquia em atividade. São modelos ideais e inovadores de negócios educacionais. O futuro franqueado pode trabalhar o seu Hub (a escola própria) e a venda da metodologia para outras escolas. Saiba mais, aqui!
Senado Federal
Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

O Congresso Nacional retomou o projeto de lei que prevê indenização por dano moral e também pensão especial a vítimas do Zika vírus. O PL 6.064/2023 tinha sido integralmente vetado pelo presidente da República. Mas nesta terça-feira (17), deputados e senadores votaram pela derrubada do Veto 2, de 2025, e agora a lei será promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O projeto foi originalmente apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), em 2015, quando ela ainda era deputada federal. A redação aprovada pelo Congresso Nacional, no final de 2024, não estabelece um limite de idade para os beneficiários. O texto prevê indenização única por danos morais de R$ 50 mil e uma pensão paga mensalmente até o fim da vida de R$ 7.786,02, o que equivale ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ambos os valores serão corrigidos pela inflação (pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e livres de imposto de renda.
A pensão vitalícia pode ser acumulada com benefícios previdenciários de até um salário-mínimo e com o BPC. E a revisão a cada dois anos exigida para a PcD continuar recebendo o BPC será extinta para os casos de deficiência causada pelo vírus Zika na gestação.
Além disso, o projeto aumenta em 60 dias o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade de mães (inclusive para as adotivas) de crianças nessas condições, e em 20 dias o direito à licença-paternidade.
Senadores
Durante a sessão, Mara declarou ser “estarrecedor” que, após dez anos de luta e espera, o governo tenha vetado a iniciativa. Segundo ela, essas famílias vêem sofrendo há mais de dez anos com a “omissão” do Estado, com filhos que são 100% dependentes de cuidados que demandam tempo, desgaste e recursos financeiros. Para ela, o Congresso faz justiça com essas famílias.
— O projeto foi protocolado em 2015 para que essas mães, essas famílias pudessem ter, não só a pensão, mas uma indenização pelo que aconteceu porque a gente está falando de uma omissão do Estado, por não ter conseguido combater o mosquito e por não ter saneamento básico decente para o povo brasileiro e a consequência disso foi o surto sim, de Zika vírus — registrou.
O senador Romário (PL-RJ) afirmou que derrubar o veto foi “um golaço da cidadania”.
— Essa pensão não é favor, é justiça. Vai garantir tratamentos, alimentação especial, remédios, terapias, equipamentos e tudo o que essas crianças precisam todos os dias. Sem ela, o peso recai inteiramente sobre mães e pais que já carregam uma luta sem trégua há dez anos. Para se ter ideia, uma lata da fórmula, que é a única alimentação possível para essas crianças, custa 200 reais. São necessárias 20 latas por mês. Só aí já são 4 mil reais.
Ele também ressaltou a mobilização das famílias que se deslocaram a Brasília com as crianças para cobrar dos parlamentares a derrubada do veto.
Mobilização
A derrubada foi acompanhada e comemorada pelas mães de filhos acometidos pelo vírus Zika que estavam na galeria do Plenário. Desde a rejeição do projeto pelo Executivo, elas se mobilizaram e estiveram presentes em Brasília conversando com os parlamentares e pedindo a reversão do veto.
Quando o projeto foi vetado, o governo chegou a editar uma medida provisória (MP 1.287/2025) que prevê apenas uma parcela única de R$ 60 mil. Na ocasião, a senadora considerou a alternativa “uma afronta à dignidade dessas famílias”.
O texto editado pelo governo em 9 de janeiro cria um apoio financeiro de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.
Ao informar sobre o acordo para a derrubada do veto, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reiterou o compromisso do governo de orientação pela derrubada do dispositivo, “orientado pelo próprio presidente Lula”.
— O veto foi aportado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que matérias sem fonte financeira respectiva por risco de crime de responsabilidade deveriam ser vetados — esclareceu Randolfe.
Justificativa do veto
Na mensagem em que justificou o veto ao PL 6.064/2023, a presidência da República apontou, entre outros problemas, que a proposta “cria despesa obrigatória de caráter continuado e benefício tributário e amplia benefício da seguridade social, sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, identificação da fonte de custeio, indicação de medida de compensação e sem a fixação de cláusula de vigência para o benefício tributário”.
O governo também argumentou que, “ao dispensar da reavaliação periódica os beneficiários do benefício de prestação continuada concedido em virtude de deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika, a proposição diverge da abordagem biopsicossocial da deficiência, contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e cria tratamento não isonômico em relação às demais pessoas com deficiência”.
Fonte: Agência Senado
Governo do Brasil
Nova Campanha do Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lança, em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas.
Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis estáveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspiradora e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas.
Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de mobiliários urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
Conteúdo Religioso
Seminário de Comunicação para Igrejas será dia 21 de junho, na PIB de Palmas

No dia 21 de junho é o dia do Profissional de Mídia, quando celebra-se a importância do papel estratégico dos especialistas em comunicação, marketing e publicidade. Em consonância com a data, ocorrerá nas dependências da Primeira Igreja Batista de Palmas (PIB de Palmas), a segunda edição do Seminário de Comunicação para Igrejas. O evento, realizado em parceria entre a PIB de Palmas e a Igreja Batista Getsêmani (ambas de Palmas/TO), reunirá integrantes de ministérios de mídia de diversas igrejas da Capital e até pessoas de fora do espectro religioso, no intuito de trocar experiências e buscar aperfeiçoamento.
Este ano, a organização do evento está trazendo Vanda Machado, a criadora do site cristaonamidia.com, um dos primeiros veículos no Brasil a tratar da evangelização por meio das redes sociais. Vanda tem mais de 15 anos de experiência no marketing corporativo e atua, hoje, como consultora, mentora, escritora, treinadora e palestrante. Publicitária de formação e mestre em Comunicação Social, é autora de livros sobre comunicação cristã digital e criou o primeiro curso on-line de comunicação para igrejas, por meio da plataforma Hotmart. A partir de sua dissertação de mestrado – que pesquisou as potencialidades das mídias sociais para a divulgação do Evangelho – idealizou o site www.cristaonamidia.com.
O evento terá início às 9h do sábado, no templo da PIB de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8) e se estenderá por todo o dia com conferências e oficinas sobre Planejamento da Comunicação, Fotografia, Videomaker e Métricas. “É um dia inteiro para pensarmos em estratégias e reforçarmos nosso chamado para o trabalho com mídia nas igrejas, comunicar o Reino, trocar experiências e buscar aperfeiçoamento”, pondera um dos organizadores, o jornalista Samuel Lima, do departamento de Comunicação da PIB de Palmas. “Apesar de o treinamento ser focado na evangelização e comunicação eclesiástica, da igreja, as técnicas que serão abordadas e os assuntos servem a qualquer área de atuação, sendo – portanto – útil para quem, hoje, trabalha com estratégias digitais envolvendo fotografia e mídias sociais”, complementa.
As conferências com Vanda Machado ocorrerão na parte da manhã e também à noite; a parte da tarde está reservada para as oficinas de Planejamento da Comunicação, com Vanda Machado, e da qual todos os inscritos participarão, e outras três (Métricas, Fotografia e Videom
Este ano o evento versará sobre o tema “Lançando as Redes”, baseado nos textos de Lucas 5:1-11 e João 21:1-14. Em resumo: devemos estar atentos às ordens de Jesus Cristo para lançarmos as redes!
Investimento e inscrição
O valor da inscrição para este ano será mantido até dia 20 de junho no mesmo valor do ano passado, R$ 30; no dia do evento, 21 de junho, o valor passará a ser de R$ 40.
A inscrição pode ser feita pelo formulário https://zfrmz.com/
Serviço
O que: 2ª Edição do Seminário de Comunicação para Igrejas
Onde: Primeira Igreja Batista de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8)
Quando: 21 de junho (com atividades pela manhã, tarde e noite)
Palestrante: Vanda Machado (criadora do site cristaonamidia.com)
Oficinas: Planejando a Comunicação (Vanda Machado); Fotografia (Arthur Valadares); Videomaker (Érika Sabino); Métricas (Bruna Rodrigues)
Investimento: R$ 30 (até 20jun) / R$ 40 (no dia do evento)
Outras Informações: www.instagram.
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