conecte-se conosco

Agronegócio

Em viagem para Brasília, Presidente da Aproest discute avanços na gestão de recursos hídricos com ANA

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Nesta última terça-feira, 27, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, reuniu-se com o superintendente adjunto de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, em Brasília. O encontro teve como principal pauta a emissão de 25 outorgas para o uso de recursos hídricos na bacia do Javaés, que serão entregues em um evento previsto para a primeira quinzena de março, em Lagoa da Confusão (TO). A cerimônia contará com a presença de diretores da ANA.

Durante a reunião, também foram debatidos temas como a experiência da agência com a nova metodologia de outorga para uso de recursos hídricos, denominada Outorga com Gestão de Garantia (OGP). Essa abordagem já foi aplicada nas emissões realizadas na bacia do Javaés e promete trazer maior eficiência e sustentabilidade à gestão hídrica.

Segundo Alessandra Ramos, analista da SRE responsável pela análise das outorgas, a OGP, ainda em fase experimental, viabilizou a emissão de autorizações que permitirão a irrigação de mais 7 mil hectares – áreas que, pela metodologia anterior, não seriam contempladas. Essa mudança representa um impacto significativo, com a previsão de um aumento anual de R$ 200 milhões na produção agrícola, além de fomentar a geração de emprego e renda na região.

Outro ponto relevante discutido na reunião foi o desassoreamento da cabeceira do rio Javaés, um tema crucial para garantir a sustentabilidade hídrica e ambiental da bacia.

“Esse é um marco importante para a gestão dos recursos hídricos na nossa região. As novas outorgas e a metodologia da OGP não só ampliam a capacidade de produção agrícola, como também demonstram que é possível unir desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Nosso objetivo é garantir que os produtores rurais tenham acesso à água de forma eficiente e responsável, gerando mais emprego e renda para a região. Estamos comprometidos em trabalhar junto aos órgãos competentes para que a bacia do Javaés continue sendo um exemplo de gestão hídrica para o país”, destacou o presidente da Aproest, Wagno Milhomem.

Com avanços significativos no manejo de recursos hídricos, a parceria entre a Aproest e a ANA reforça o compromisso com a produção sustentável e o desenvolvimento econômico da região.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *