Agronegócio
Embrapa oferta material propagativo das primeiras cultivares de pitayas registradas no Mapa
Viveiristas e produtores de material propagativo (cladódios e mudas) de pitaya com inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) agora poderão ser parceiros da Embrapa. Eles terão a oportunidade de produzir cladódios e mudas de novas cultivares geneticamente superiores desenvolvidas pela Empresa e registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Por meio do Comunicado de Oferta nº 07/2023, a Embrapa está ofertando material propagativo das cultivares de pitaya BRS Lua do Cerrado (BRS LC), BRS Luz do Cerrado (BRS LZC), BRS Minipitaya do Cerrado (BRS MPC), BRS Granada do Cerrado (BRS GC) e BRS Âmbar do Cerrado (BRS AC).
Serão ofertados inicialmente 10 lotes compostos por 20 cladódios, sendo quatro cladódios de cada uma das cinco cultivares oriundas de plantas básicas implantadas na Embrapa Cerrados (DF), ao valor de R$ 400 cada lote. Cada viveirista ou produtor de material propagativo poderá adquirir um lote e manifestar interesse por lotes remanescentes, caso ocorram.
Os interessados devem enviar e-mail com o assunto “Comunicado de Oferta N° 07/2023” para cpac.csi@embrapa.br a partir das 8h de hoje (28) até as 17h do próximo dia 11 de maio, com as informações solicitadas no edital e anexos. Os produtores serão contemplados por ordem de recebimento do e-mail, até o esgotamento dos lotes. Os contemplados serão comunicados por e-mail a partir do dia 17/05/2023.
O lançamento oficial das cultivares está previsto para o mês de maio, durante a AgroBrasília 2023, feira de tecnologias que será realizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal, de 23 a 27 de maio.
Clique nas imagens e conheça as cinco novas cultivares de pitayas da Embrapa: