Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Mais de 200 mil descargas foram registradas no Tocantins em outubro. Energisa reforça plano de manutenção e divulga dicas de segurança.

Pouco mais de um mês após o início do período chuvoso, o Tocantins já registrou mais de 350 mil descargas atmosféricas. Somente nos primeiros 20 dias de outubro foram contabilizadas 213.784 mil ocorrências, segundo dados divulgados pela Energisa Tocantins.

As condições climáticas severas típicas desta época do ano representam risco para a rede elétrica, que pode ser atingida diretamente pelos raios ou por objetos arremessados pelo vento, causando interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar os impactos, a distribuidora mantém um plano rigoroso de manutenção preventiva, com manejo de vegetação, podas técnicas e treinamento especializado das equipes.

“Diante desse cenário, e para garantir que o fornecimento seja contínuo e seguro, a Energisa possui ações de manutenção realizadas ao longo de todo o ano. Nossas equipes passam por capacitação e reciclagem constantes para atuar com eficiência mesmo sob condições climáticas adversas”, destacou o gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina.

Plano de contingência e investimentos

Além das manutenções preventivas, a empresa adota um plano de contingência dividido em três etapas: ações preventivas antes do período chuvoso, medidas reativas durante as ocorrências e avaliações posteriores para aprimorar os atendimentos. Segundo Zanina, o plano envolve todas as áreas da empresa, com reforço operacional, suporte logístico, infraestrutura de TI e disponibilidade de geradores para situações emergenciais.

Até agosto de 2025, a Energisa já investiu mais de R$ 400 milhões na modernização da rede elétrica tocantinense, com previsão de alcançar R$ 605 milhões até o fim do próximo ano. Os recursos são aplicados na expansão de subestações, automação de sistemas e tecnologias que permitem religar trechos de forma remota, garantindo mais agilidade no restabelecimento do fornecimento.

“Com o apoio do Grupo Storm, monitoramos o clima em tempo real. O Centro de Operações Integrado da Energisa Tocantins funciona 24 horas, permitindo uma visão completa do sistema elétrico e atuação preventiva em todo o Estado”, complementou o gerente.

Dicas de segurança

Para evitar choques e acidentes durante as chuvas, a Energisa reforça as orientações de segurança à população:

  • Retire aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante temporais.
  • Evite usar aparelhos conectados à tomada durante as chuvas.
  • Mantenha a rede elétrica residencial aterrada sempre que possível.
  • Guarde objetos soltos no quintal ou na varanda para evitar arremessos pelo vento.
  • Ao ouvir trovões, procure abrigo em locais fechados e evite áreas abertas.
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres metálicas.
  • Dentro do carro, mantenha janelas fechadas até a tempestade passar.
  • Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar energizados.

Ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ser comunicadas pelos canais de atendimento da Energisa: telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, Agência Digital no site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da Gisa em www.gisa.energisa.com.br.

Mais notícias da editoria Tocantins

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui