Gastronomia
Entenda os benefícios dos queijos zero lactose e como são produzidos

Graças às inovações do mercado de laticínios, intolerantes à lactose não precisam renunciar ao consumo de saborosos queijos e derivados
De acordo com pesquisas, cerca de 70% da população brasileira apresenta algum grau de intolerância à lactose*. Diagnosticada por um médico especialista, os principais sintomas são dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia após a ingestão do leite e seus derivados, como por exemplo, iogurtes, coalhada, queijos, leite condensado, creme de leite e receitas que apresentem esses ingredientes.
Este tipo de distúrbio digestivo pode ocorrer em qualquer fase da vida, considerando três classificações distintas: a por deficiência congênita de lactase, quando a lactase não é produzida desde o nascimento; hipolactasia primária do tipo adulto, que se caracteriza pela diminuição da produção com o passar do tempo; e hipolactasia secundária, um transtorno reversível, que pode ocorrer em decorrência de doenças que danificam o intestino e prejudicam temporariamente a produção da lactase.
Devido à necessidade de suspender o consumo do leite e seus derivados, a intolerância à lactose prejudica a absorção de proteínas, vitaminas e minerais essenciais à manutenção da saúde que estão presentes nesses alimentos, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco, selênio, vitamina A e as vitaminas do complexo B.
Para atender os brasileiros com intolerância ao açúcar naturalmente presente no leite e auxiliar nessa lacuna nutricional, a Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, possui uma linha de queijos Zero Lactose, composta pelo Queijo Mussarela, Queijo Prato, Queijo Minas Frescal, Queijo Cottage, Queijo Minas Padrão, Creme de Ricota e Requeijão Cremoso.
Maria Flávia, Gerente de Marketing Categoria da Tirolez, conta que a linha Zero Lactose da Tirolez foi criada para democratizar o queijo. “A nossa linha Zero Lactose foi criada para oferecer o melhor do queijo a todos que gostam de consumi-lo, mas que, por causa da intolerância à lactose, não podem aproveitá-lo em sua forma tradicional”, explica.
A fabricação de um queijo sem lactose se diferencia no processo de produção onde, em um determinado momento, a enzima lactase é adicionada no processo e quebra a lactose em dois outros tipos de açúcares (galactose e glicose), facilmente digeridos por portadores de intolerância. “O processo de fabricação dos queijos sem lactose é muito similar ao dos queijos tradicionais e, ao final, não traz diferença nas características sensoriais dos produtos”, complementa a Gerente.
Conheça a linha completa de Queijos Zero Lactose Tirolez.
QUEIJO MUSSARELA
Queijo Mussarela Fatiado Zero Lactose (150g)
Queijo Mussarela Zero Lactose (380g)
Queijo Mussarela Zero Lactose (3,6kg)
QUEIJO PRATO
Queijo Prato Fatiado Zero Lactose (150g)
Queijo Prato Lanche Zero Lactose (380g)
Queijo Prato Lanche Zero Lactose (3,6kg)
QUEIJO MINAS FRESCAL
(270g)
CREME DE RICOTA
(150g)
REQUEIJÃO CREMOSO
(200g)
QUEIJO COTTAGE
(200g)
QUEIJO MINAS PADRÃO
(350g)
*Fonte: Drauzio Varella (2020)
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Sobre a Tirolez
Fundada há 42 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Gastronomia
Restaurantes do Five Senses Resort oferecem gastronomia contemporânea com toque regional

O Five Senses Resort segue com seus dois espaços gastronômicos, o restaurante Cadenza e o gastrobar Barlavento, em funcionamento e abertos ao público até a inauguração oficial do empreendimento.
Com uma atmosfera acolhedora e uma proposta gastronômica singular, o restaurante Cadenza, que tem um nome associado ao sentido da audição, foi inspirado pelo termo musical italiano que significa “cadência”, simbolizando fluidez e ritmo.
O menu, elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu no Peru, combina ingredientes típicos do Tocantins com técnicas contemporâneas, proporcionando uma experiência sensorial completa, com pratos que encantam tanto pelo sabor quanto pela apresentação.
Segundo o chef, a proposta do restaurante é reinventar pratos tradicionais, como risotos, massas, peixes e carnes, ao incorporar ingredientes característicos da culinária tocantinense, como carne de sol e pirarucu, combinando autenticidade regional com toques de sofisticação.
Outro destaque do restaurante é a vista do lago, da serra e do skyline de Palmas. Além da gastronomia, o Cadenza é um ambiente ideal para quem quer apreciar a beleza natural e o ritmo da vida ao redor do lago.
Para o empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, a visita ao restaurante combina um momento único de contemplação e relaxamento. “As pessoas estão atravessando o lago para conhecer o restaurante. A travessia, além de prática é única. Atravessar a ponte é também um momento de desconexão com a correria da vida diária e a conexão com a natureza.No Cadenza, queremos que o público sinta que a visita é especial desde o momento em que decide nos conhecer.”
O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, oferece almoço das 11h às 15h e jantar das 18h às 23h. Devido à alta procura, é recomendado fazer reserva com antecedência, já que o restaurante frequentemente opera com lotação máxima.
Já o gastrobar Barlavento, que invoca no nome o sentido da visão, é um bar ao ar livre, localizado próximo à piscina de borda infinita do resort. O espaço oferece drinks e petiscos em um cenário que combina a vista deslumbrante e uma atmosfera praiana.
O Barlavento está funcionando sem horário fixo, sendo necessário verificar a disponibilidade de atendimento diretamente com o resort.
Ainda em fase final de conclusão, o Five Senses Resort mantém o conceito de experiências sensoriais como parte central de sua proposta. A ideia é que cada espaço do empreendimento estimule um dos cinco sentidos.
O empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, destaca a importância desses espaços como uma prévia do que o empreendimento completo oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes.
“A expectativa é que esses espaços continuem atraindo o público da região, que já começou a frequentá-los, e que se consolidem como pontos de referência gastronômica até a inauguração completa do resort. Estamos criando um ambiente onde natureza, gastronomia regional e bem-estar se harmonizam. Nossa intenção é que esses locais também possam receber eventos corporativos e sociais, oferecendo uma estrutura de qualidade, uma vista deslumbrante e um cardápio de alto nível”, pontua.
Para reservas no restaurante Cadenza e informações sobre o Barlavento, o contato é pelo telefone (63) 98150-8000. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Five Senses Resort.
Gastronomia
DOM VERGÍLIO FAZ 20 ANOS

Restaurante e pizzaria é referência na capital tocantinense
Inaugurado em no dia 26 de outubro de 2004, o Dom Vergílio Grill Pizza e Chopp completa, neste sábado, 20 anos de casa em Palmas. Na época, o restaurante já trouxe um conceito inovador, oferecendo conforto, praticidade, segurança e, claro, variedade e qualidade no almoço e pizzas servidas aos clientes.
Para celebrar estes 20 anos, tem circulado uma campanha que reforça a essência, o compromisso do Dom Vergílio com a comunidade local ao entregar uma experiência de qualidade. À frente do negócio, o casal Vladimir e Juliane Bottin comentam que, para manter o padrão alcançado e os clientes satisfeitos, o desafio é diário. “Da escolha dos produtos e alimentos que utilizamos na elaboração dos pratos, ao cuidado minucioso com a higienização do salão, cozinha, o rigoroso padrão com o tempero e sabor da comida, tudo é revisto todos os dias”, observa Juliane, cuja rotina e disciplina é atribuída à experiência herdada com os pais à frente de uma churrascaria no interior do Paraná.
Nestes 20 anos, o Dom Vergílio também firmou compromisso com o social. A empresa é parceira de alguns projetos e iniciativas sociais que lidam com causas diversas e um público misto entre crianças e idosos. Ainda neste mês, acolheu 20 estudantes da rede pública estadual para um almoço de comemoração ao dia das crianças. A ação foi uma parceria com a Abrasel TO. Na enchente do Rio Grande do Sul deste ano, participou de algumas campanhas com a doação de alimentos.
Atualmente, o Dom Vergílio abre as portas de segunda a sábado, das 11h às 14h30 para almoço e pizzaria a partir das 18h, mais o serviço de pedido online pelo app domdelivery.
Uma equipe de 48 funcionários se reveza entre o trabalho na cozinha e atendimento no salão.
O local é bastante procurado para ocasiões especiais, como aniversários e formaturas. Essa história de empreendedorismo de sucesso no setor de gastronomia em Palmas, as superações ao longo dos anos, a presença nos momentos mais especiais de inúmeras famílias, bem como a participação determinante no social da nossa capital, tudo isso pode ser traduzido como O Dom do Tempo, slogan que assina a campanha comemorativa destes 20 anos.
Fotos: Raquel Carneiro
Gastronomia
Na Semana da Criança, a Abrasel promove um Almoço de Solidariedade e Alegria com crianças em Palmas.
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