Turismo
Entre águas, tropeços e sabores

Uma das melhores opções de aventura fluvial no Tocantins tem nome: Tropeço, seja navegando, pescando, mergulhando ou contemplando.
Os três maiores arquipélagos fluviais do mundo pertencem ao Brasil, e um deles está localizado no município de Peixe, 302 a km de Palmas, no Tocantins. Os outros dois Mariuá, o maior, e Anavilhanas, estão situados no Rio Negro, estado do Amazonas.
O incrível Arquipélago do Tropeço é formado por um conjunto de 364 ilhas, próximas uma das outras ao longo do Rio Tocantins. Um verdadeiro paraíso natural, repleto de peixes, onde o rio corre em saltos sobre as pedras. O passeio surpreende pelas fortes correntezas, lagoas, quedas d’águas, canais e pedras enormes, em meio a vegetação típica do Cerrado.
Em todo percurso de barco observa-se uma a natureza farta e exótica, onde águas verde ou azuladas dominam a paisagem. Em qualquer ponto, um convite para banhos, passeios de barco, pesca ou simplesmente descansar e contemplar se desligando do mundo exterior para emergir em outro completamente diferente.
O Tropeço pode ser visitado o ano todo, especialmente na época da estiagem, quando surgem as praias em toda sua extensão, com destaque para a famosa Praia da Tartaruga, de areias brancas e águas mornas, quando brinda o turista com boa infraestrutura e shows artísticos na alta temporada no mês de Julho.
Por todo o percurso, observa-se casas, ranchos, abrigos e embarcações particulares, simples ou sofisticadas, nas ilhas ou às margens do curso d’água, evidenciando a grande movimentação de turistas, especialmente quando as águas baixam e o arquipélago fica mais exuberante. Uma delas, é a Ilha Califórnia, um local aconchegante que nos convida para um relax.
Ainda assim, falta muito para o Tropeço ser considerado um produto turístico, formatado e embrulhado para ser entregue ao visitante. Primeiro, será preciso combinar equipamentos, serviços turísticos e infraestrutura que garantam a satisfação do visitante. Afinal, só um atrativo baseado apenas no seu potencial natural, por mais incrível e único que seja, não pode ser considerado um produto, um negócio turístico.
Se a intenção é atrair turistas é preciso estar preparado para comercializar o produto, ou seja, uma logística garantindo todas as condições de acesso, hospedagem, segurança, alimentação, enfim, um receptivo que possa atender com eficiência dando o suporte necessário ao turista. E sempre com a preocupação de que todas as limitações podem afetar negativamente a proposta.
Gastronomia
No entanto, Peixe guarda boas surpresas como sua prestigiada e tradicional gastronômia regional. Os peixes estão todos lá, mas os sabores e cheiros dos frutos e ervas do Cerrado ganham destaque no cardápio da Pousada Roda de Fogo, um dos melhores empreendimentos hoteleiros da região.
Os pratos são deliciosos e contam histórias inspiradas na biodiversidade do Cerrado e na vivência, desde a infância, da chef Rosa de Fogo. Picantes ou adocicados eles têm nomes curiosos como Pedra da Baliza, Risoto Saco de Jorge, Chambaru, Reboliço do Tropeço, Casal Queiroz, Mãe Deuzinha, Peixe Acima do Rebojo entre outros. Todos com sabores marcantes dos frutos da terra como pequi, baru, cagaita, mangaba, jambu e até sementes de aroeira.
Pesca
As águas do município são abundantes de peixes, mas estão cheias também de histórias e curiosidades. A mais famosa é a lenda que deu nome à cidade centenária, quando um enorme peixe ficou encalhado numa lagoa após uma grande enchente, por volta de 1800, dando origem ao Porto do Peixe.
Com os anos, o povoado prosperou até chegar aos dias atuais com a proposta de tornar-se destaque no roteiro turístico do Estado do Tocantins. Uma das atrações mais consolidadas é a pesca que virou um roteiro aclamado por pescadores e aventureiros, especialmente para aqueles que praticam a pesca esportiva, onde não faltam peixes como tucunaré, apapá, curvina, dourado, pacu, pintado, Jaú e caranha.
Um dos points dos amantes da pesca é o o Rancho do Kojak, pioneiro na pesca esportiva no Estado, graças ao seu modelo de operação, focado no sistema pesque e solte. O Rancho fica situado às margens da Usina Peixe Angical, localizada no rio Tocantins, com reservatório abrangendo os municípios de Peixe, São Salvador do Tocantins e Paranã
Acesso
Para fazer o passeio é preciso contratar os serviços de guias locais para navegar pelos canais, onde há pedras, cachoeiras e correnteza forte.
O acesso a Peixe, a partir da capital Palmas, é feito via Porto Nacional até Gurupi que fica a 74 Km de Peixe.
Contatos
Prefeitura de Peixe:(63) 3356-2100
Pousada Rosa de Fogo: (63)98484-4797 e 98111-4791
Rancho do Kojak: (63) 98422-1279 3 98443-4810
Barqueiros: (63) 98484-3778 e 99102-2468
Nota
Estivemos em Peixe por ocasião do II Encontro . Gastronômico da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR), nos dias 18 e 19 de janeiro de 2025.
Texto: Penaforte
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Sebrae5 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social4 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento5 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Entretenimento4 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO