Turismo
Estância de Taquaruçu Grande apresenta pinturas rupestres e culinária afetiva

Durante visita à Estância Marina, integrantes da Febtur Tocantins se propuseram a divulgar a região turística rural de Palmas.
Em matéria de turismo, Palmas não para de surpreender! Após a estruturação de suas cinco praias, da expansão da prática de esportes náuticos, incluindo a pesca esportiva, do turismo gastronômico e do “boom” de novos atrativos e empreendimentos em Taquaruçu, chega a vez da região de Taquaruçu Grande mostrar seu valor!
É isso mesmo, a caminho do Parque Estadual do Lajeado, seguindo pela TO 020, chácaras e estâncias rurais estão abrindo suas porteiras para que visitantes percorram trilhas, mergulhem em cachoeiras e ribeirões e desfrutem da culinária típica tocantinense.
A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores do Turismo do Tocantins (Febtur/TO), ao cumprir seu propósito de divulgar e oferecer consultoria técnica a novos empreendimentos foi recebida, nos dias 3 e 4 de dezembro, pela Família Bucar, quando conheceu a Estância Marina, um dos pontos turísticos que começam a fervilhar graças ao envolvimento da comunidade de Taquaruçu Grande ao disponibilizar mais um produto turístico de experiência, desta vez na perspectiva rural.
Na casa com aconchego familiar, os visitantes são agraciados por um soberano café da manhã, almoço e trilhas, que permitem um banho no encontro das águas dos córregos Macacão e Taquaruçu Grande. O visitante disposto a subir a serra pode se deslumbrar com o Sítio Arqueológico do Paredão, com pinturas rupestres já reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ah, é preciso destacar os premiados doces da Marina Bucar, vencedores do Prêmio Gastronômico de Taquaruçu. A cereja do bolo do passeio.
Os integrantes da comitiva da Febtur Tocantins ficaram entusiasmados com a oportunidade turística, como explica a presidente da federação tocantinense, Seleucia Fontes. “Taquaruçu Grande tem grande potencial para o turismo de experiência e rural. Já conta com alguns empreendimentos e a Febtur é parceira na divulgação da região. Começar nossa série de visitações pela Estância Marina e poder colaborar com nosso estímulo e sugestões foi uma grande alegria”, comemorou, propondo uma série de visitas às propriedades locais ao longo de 2023. “Vamos conversar com a Agência de Turismo e o Sebrae Tocantins para desenvolver o projeto Conheça Taquaruçu Grande”, afirmou.
Rota turística
Taquaruçu Grande, encravada na Serra do Lajeado, é a rota do turismo rural de Palmas, bela e surpreendente. “Experimente belezas, viva experiências, recomenda slogan do Destino Taquaruçu, cada vez mais frequentado. Taquaruçu Grande integra o mesmo destino, se apresenta como um lugar de características singulares, que guarda um pouco da tradição da região que abriga as origens de Palmas. Oferta experiências marcantes e inesquecíveis. Um recanto de serra cercado de natureza, de águas cristalinas, uma gastronomia que mistura tradição e contemporaneidade.
Estância Marina
Localizada no Km 16 da Rodovia TO 020, sentido Aparecida do Rio Negro, a propriedade oferece turismo de experiência e gastronomia afetiva. O empreendimento oferece dois produtos: Café Rural e Trilha do Paredão.
A trilha tem extensão de 2,5 km (ida e volta), nível médio e oferece uma paisagem deslumbrante, passando por mata, cerrado, mirante que permite uma vista de Palmas com o lago ao fundo. O ponto alto é possibilidade de visitar o Sítio Arqueológico do Paredão que conta com 200 metros de pinturas rupestres.
O empreendimento é tocado pela família que trabalha unida para oferecer vivências ecológicas e experiências gastronômicas afetivas. “Temos o maior prazer em compartilhar um pouco das nossas vivências, de um contato harmonioso com a natureza, buscando reduzir impactos e adotando práticas sustentáveis, preocupação presente em todas as nossas atividades”, destaca Libânia Ferreira, responsável pelo Café Rural. Libânia enfatiza que oferecer comida que remete ao sabor de casa de avó é uma enorme satisfação.
Caminhos do fogo
Os empreendedores de Taquaruçu Grande resolveram se unir para combater uma das grandes ameaças ao desenvolvimento do turismo, as queimadas. A ideia é a abertura de aceros que evitam a propagação do fogo e ao mesmo tempo podem ser usados como em trilhas interligando empreendimentos que fazem parte do polo turístico.
As trilhas aceradas seguem as recomendações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) com apoio de brigadas e dos proprietários. “Essa experiência tem dado bons resultados. Temos encontrado mais facilidade para combater às queimadas e temos mais áreas aceradas, dentro de um conceito correto de manejo do fogo”, explica Ruy Bucar, jornalista e empreendedor.
Ainda em construção, com a previsão de chegar a 20 km de trilhas, a proposta da rota Caminhos do Fogo nasceu na Governança do Polo Turístico de Taquaruçu e tende a ser ampliada, com um modelo que une oferta de produto turístico e aumento da proteção ambiental.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Social5 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social5 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros