Faet e Senar
Estande FAET/Senar define programação e atrações para a Agrotins 202

No próximo dia 16 de maio, o Sistema FAET/Senar vai fazer história mais uma vez na edição comemorativa da Agrotins 2025, que celebra 25 anos da maior feira da tecnologia agropecuária do norte do país.
Como o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Governo Federal, a entidade preparou uma programação especial para o produtor rural tocantinense que inclui seminários, palestras, painéis de debates, oficinas, mini-cursos, além de outras atrações como a carreta “Agro pelo Brasil”, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
O primeiro dia da programação, 14/05, será destinado aos jovens, no 1º Seminário de Jovens Líderes do Agro, com a presença do produtor rural e um dos maiores jovens influenciadores do agro, Murilo Groth, que vai falar sobre a sua experiência de registrar as rotinas no campo e combate a desinformação sobre o setor rural.
No mesmo dia haverá uma Gincana com a participação dos integrantes da turma do CNA Jovem, um programa de formação de jovens líderes do agro, que envolverá todos os participantes da programação e que irá distribuir muitos brindes e um prêmio especial aos vencedores que será revelado somente ao final da prova.
Também está previsto no primeiro dia de atividades do estande o 2º Seminário de Patrulhamento Rural “Segurança no Campo se constrói em Rede”, realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado do Tocantins.
No dia 15/05, o estande terá seu grande momento com a presença da economista Lygia Pimentel, considerada uma das maiores especialistas do mercado pecuário e de commodities no Brasil, que irá proferir palestra sobre “Tendências, Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte”.
No mesmo dia, o espaço do Sistema FAET/Senar na Agrotins vai abrigar a Reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), que irá tratar de temas que impactam diretamente o agronegócio no norte do país.
Também tem palestras previstas sobre “Contratos de Parceria e Arrendamento Rural” e “Aspectos da Legislação Trabalhista Rural”, como os assessores jurídicos da CNA, Rhuan Rafael Lopes de Oliveira e Rodrigo Alves Costa.
A programação no estande termina com o 3º Seminários de Mulheres do Agro e com o 1º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), que vai contar com a presença do agrônomo, Francisco Paredes, que irá tratar do tema “Transformando o Atendimento Técnico: como gerenciar, relacionar e gerar resultados no campo”.
A convidada especial do evento das mulheres, 16/05, será a jornalista e mentora de comunicação, Sirlei Benetti, fundadora do portal souagro.net que vai tratar do tema: “Você Nasceu para Dar Certo”.
O seminário também terá um Painel Especial com mulheres que estão à frente de atividades no agronegócio e que lideram no setor. O seminário é uma parceria da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da FAET com a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras da Fecomércio-TO.
O 1º Seminário da ATeG (Assistência Técnica Gerencial do Senar) vai finalizar a programação do estande do Sistema FAET/Senar/Sindicatos. “Vamos trazer o Francisco Paredes, agrônomo, com o objetivo de aprimorar o nosso trabalho no estado; já alcançamos quase 8 mil produtores rurais no Tocantins, mas podemos fazer muito mais”, destacou Fabrício Vasconcelos, diretor de ATeG do Senar/TO.
“Preparamos uma programação diversificada para que, tanto produtores como produtoras rurais, seus familiares e os jovens interessados no mundo do agro possam saber mais sobre o setor, conhecer oportunidades que esse mercado oferece, novas tecnologias e, sobretudo, possam ter um ambiente diversificado para estreitar relacionamentos e buscar formas de melhorar seus negócios no campo”, explicou Rayley Luzza, superintendente do Senar Tocantins.
Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, além do produtor rural, a programação foi pensada para que os presidentes de sindicatos rurais, as lideranças do setor e as autoridades. “Queremos que todos se encontrem no nosso estande, que possam conversar sobre os desafios que enfrentamos, mas também possam celebrar as nossas conquistas e os avanços que construímos juntos”, destacou.
EXPERIÊNCIAS E SABORES
No estande, o visitante, além do conhecimento de novas práticas e tecnologias que ajudam o homem do campo a produzir melhor e prosperar na atividade, também terá a oportunidade viver momentos de descontração e alegria.
No estande ele poderá viver experiências tridimensionais com o uso de máquinas, implementos e técnicas registradas em vídeo e visualizadas em óculos 3D. Também haverá oficinas rápidas e demonstrações do recurso que mais atrai interessados nas formações do Senar: o uso de drones.
E, pelo segundo ano consecutivo, o Sistema traz ao Tocantins a carreta “Agro pelo Brasil” da CNA. Esse ano, além das exposições de vídeos interativos e do estúdio para gravação de podcasts sobre o mundo do agronegócio, haverá oficinas gastronômicas e mini palestras.
Na programação constam cursos de produção de hambúrguer artesanal, cortes bovinos, churrasco e pães artesanais. “Os instrutores vão falar dos produtos ideiais, dos temperos, das técnicas e das diversas formas de preparar os alimentos, seja na chapa, no forno, na brasa ou numa air fryer; é pra deixar o público com água na boca, porque vai ter degustação no final”, disse Klísia Oliveira, diretora de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar/TO.
INSCRIÇÕES
Para participar da programação geral, os interessados podem se inscrever por meio do QRCode (disponível nos materiais de divulgação) ou acessar o link: adobe.ly/4jSVW1i. Já a participação da programação da carreta e das oficinas depende da inscrição presencial no estande, antes da realização dos eventos.
O Estande do Sistema FAET/Senar/Sindicatos tem a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária e o Governo Federal por meio de Termo de Fomento (TF.: 956148/2024 MAPA/FAET).
Faet e Senar
Paulo Carneiro é reeleito presidente da FAET por unanimidade

Por unanimidade dos votos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, foi reeleito para comandar a entidade no quadriênio 2026-2029. A eleição da nova diretoria e conselho fiscal da entidade foi realizada nesta sexta, 03 de outubro, na sede da entidade em Palmas.
Dos 40 presidentes de sindicatos rurais do Tocantins aptos a votar 38 compareceram à votação e manifestaram apoio total à chapa “Aliança pelo Agro”. O atual presidente, Paulo Carneiro, foi reeleito e seguirá à frente da instituição ao lado de produtores rurais e presidentes de sindicatos de diversas regiões do estado.
“Essa vitória é histórica na federação e é uma resposta ao trabalho que nossa diretoria realizou nesses quatro anos de mandato. Quero agradecer a todos os nossos diretores, os presidentes de sindicatos, nossas equipes da federação e do Senar pelo trabalho realizado e sobretudo ao Sistema CNA/Senar, na pessoa do presidente João Martins e do diretor geral Daniel Carrara, que sempre estiveram ao nosso lado”, destacou.
Após o anuncio do resultado da votação, Paulo Carneiro também fez um compromisso de atuar fortemente para fortalecer e garantir a independência da entidade. “Vamos reunir todos aqueles que querem o melhor para o agro tocantinense, estamos de portas abertas a todos as entidades e parceiros para garantir as condições necessárias para que o agro continue crescendo no nosso estado” disse.
Paulo Carneiro traz uma trajetória de mais de três décadas no agro tocantinense. Pecuarista radicado em Almas, no sudeste do estado, presidiu o sindicato do município por 15 anos. Ocupou cargos estratégicos no setor, tanto em conselhos estaduais como nacionais, foi vice-presidente da FAET, presidente interino e eleito pela primeira vez em 2021 para o mandato atual.
Agora, Paulo Carneiro terá na vice-presidência o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Miracema, Fred Sodré e na segunda vice-presidência o empresário do agro e CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor José Eduardo Motta, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.
A diretoria ainda é composta pelo presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, que passará a ocupar a vaga de primeiro secretário. Na segunda secretaria estará agora o também pecuarista Francisco Tozzatti, que preside do Sindicato Rural de Dois Irmãos. Na tesouraria permanecerá o presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, Eurípedes Costa, agora acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dário.
Conheça a chapa eleita para o quadriênio 2026–2029
Diretoria
Presidente: Paulo Carneiro
Paulo Carneiro é paulista de Buritizal, erradicado a 34 anos no Tocantins. Pecuarista, esteve à frente do Sindicato Rural de Almas durante 15 anos e foi vereador do município de 1997 a 2000. Foi vice-presidente da FAET durante três mandatos, presidiu interinamente a entidade de 2015 a 2017 e de 2018 a 2021, quando foi eleito presidente por unanimidade dos votantes. Paulo Carneiro também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins no quadriênio 2023-2026, conselheiro fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE).
Vice-presidente: Fred Sodré
Produtor rural, já foi secretário municipal de Agricultura de Miracema, assessor especial da Seagro, diretor do Sindicato Rural de Miracema de 2005 a 2008, superintendente da FAET e conselheiro titular do Fundeagro desde 2018. Atualmente presidente o Sindicato Rural de Miracema.
2º Vice-presidente: José Eduardo Motta
CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor é focado na criação de gado com genética aprimorada. A AGROJEM expandiu suas atividades para engorda e confinamento. Também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.
1º Secretário: Vanderlei Silva
Produtor rural, pecuarista, é presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, foi diretor do Sindicato Rural de Canápolis-MG por 12 anos. Atualmente é diretor do leilão de Araguaçu na cidade de Araguaçu..
2º Secretário: Francisco Tozzatti
Economista, produtor rural e criador de gado comercial, também é presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e membro da diretoria da ADSTO (Associação de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins)
1º Tesoureiro: Eurípedes Costa
Pecuarista, é Presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia. Foi o primeiro tesoureiro da FAET.
2º Tesoureiro: Darci Dário
Presidente do Sindicato Rural de Marianópolis há 12 anos, faz parte da diretoria do Sicoob Tocantins, dirige uma empresa de produtos em ração animal e é pecuarista.
Suplentes da Diretoria
Simone Sandri – Produtora rural, presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, também tem uma longa experiência profissional em cargos de confiança no âmbito do poder público estadual e municipal.
Paulo Labre – Contador, já foi vereador, pecuarista há mais de 32 anos, faz parte do sindicato rural há mais de 20 anos e hoje é presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis.
Fabrício Cândido – Presidente do Sindicato Rural de Taguatinga, é produtor rural e empresário do setor de transporte de bovinos.
Flávia Germendorff – Produtora rural, e gestora em Economia do Agronegócio, também é diretora financeira da Aprosoja-TO.
Jhonatan Araújo – Pecuarista, empresário de assessoria pecuária, é também presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.
CONSELHO FISCAL:
Jackson Lima – produtor e presidente do Sindicato Rural de Cristalândia
Valdemar Neponucemo – produtor e presidente do Sindicato Rural de Ananás
Ozenira Caldeira Marques – produtora e presidente do Sindicato Rural de Dueré
Cleiton Marinho de Brito – produtor e presidente do Sindicato Rural de Barrolândia
Marcos Antônio Feitoza – produtor e presidente do Sindicato Rural de Araguatins
SUPLENTES
Raimundo Nonato – produtor e membro do presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos
Mércio Viana de Oliveira – produtor e presidente do Sindicato Rural de Palmeiropolis
Edilson Gabino – produtor e presidente do Sindicato Rural de Abreulandia
Saulo Soares – produtor e presidente do Sindicato Rural de Colmeia
Gilvana Barros – produtora e presidente do Sindicato Rural de Aliança
Faet e Senar
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais
Parceria pode beneficiar mais de 7 mil propriedades no Tocantins, com acesso facilitado a financiamento e capacitação para fortalecer a agricultura familiar e a produção no campo.

O Sicredi e o Sistema Faet/Senar assinaram, nesta quinta-feira (14), um convênio inédito no Brasil para ampliar o acesso ao crédito rural e oferecer assistência técnica e capacitação a produtores de todo o Tocantins. O acordo prevê a capacitação de equipes técnicas para orientar os produtores na obtenção e na aplicação dos recursos, além da realização de eventos com foco na educação financeira. A cerimônia foi realizada na agência Agro do Sicredi, na Avenida JK, em Palmas, e reuniu representantes das duas instituições.
Pela parceria, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizarão técnicos para atendimento direto nas propriedades, enquanto o Sicredi oferecerá linhas de crédito com condições competitivas e análise simplificada, o Sicredi é um dos repassadores do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) e pretende capilarizar o recurso por todo o estado.
Segundo o diretor executivo da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Luis Guilherme Salles Trindade, a união de esforços fortalece o desenvolvimento regional e as comunidades. “Nós estamos muito gratos à Faet por compreender a importância dessa parceria com o Sicredi para que possamos expandir nossas ações. Nosso principal objetivo é levar educação financeira aos produtores. Enquanto o Senar oferece a educação técnica, o Sicredi contribui com a educação financeira e, consequentemente, disponibiliza linhas de crédito subsidiadas para apoiar o desenvolvimento desses produtores e, por extensão, das comunidades onde estão inseridos”, afirmou Trindade.
O Sistema Faet/Senar atende 135 municípios tocantinenses por meio de 200 técnicos rurais. Entre 2024 e 2025, mais de 7 mil pequenos produtores foram atendidos pela instituição.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, enfatizou que a iniciativa posiciona a federação como agente de crédito do Sicredi, facilitando o acesso ao financiamento para pequenos, médios e grandes produtores. “Essa união amplia as oportunidades de investimento no campo, com crédito ágil, seguro e suporte técnico para aumentar produtividade e sustentabilidade. Acreditamos que o fortalecimento do setor agropecuário começa na base produtiva, com crédito acessível e orientação qualificada.”
Também participaram do evento: Vanderson Fortuna (GRD CS/TO), Rita Della Santa (gerente da Agência Agro no MS), Delma Rodrigues (gerente da Agência JK), Diego Reis (GRD NT/TO), Rodrigo Machado (GRD SD/TO e Oeste da Bahia), Flávio Araújo (superintendente de Desenvolvimento) e Diogo Pelissaro (GRD MS).
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Faet e Senar
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
Eleição FAET 2026 terá chapa única “Aliança pelo Agro”, liderada por Paulo Carneiro. Diretoria será responsável pelo mandato de 2026 a 2029.

A eleição FAET 2026 já tem sua configuração definida: uma única chapa foi registrada para concorrer à diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), com votação marcada para o dia 3 de outubro. A “Aliança pelo Agro”, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Paulo Carneiro, foi oficialmente registrada nesta segunda-feira, 14 de julho, na sede da FAET, em Palmas.
Segundo o presidente, a composição da chapa única reforça o alinhamento e o compromisso com o fortalecimento do setor agropecuário no Tocantins. “Essa composição representa a confirmação da unidade deste grupo em benefício do produtor rural tocantinense e também a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a entidade, que é a representação maior do agro do nosso estado”, afirmou Carneiro.
Registro da chapa na eleição FAET 2026
Durante o ato de registro da chapa “Aliança pelo Agro”, foram entregues à Comissão Eleitoral a ficha de qualificação e todos os documentos exigidos dos membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal. A documentação foi protocolada de forma presencial e cumpre todos os requisitos estatutários.
A diretoria eleita será responsável pela gestão da FAET entre os anos de 2026 a 2029, conduzindo ações voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário, qualificação de produtores e defesa institucional.
Composição da chapa única na eleição FAET 2026
Diretoria – Titulares
- Presidente: Paulo Carneiro
- 1º Vice-presidente: Frederico Sodré dos Santos
- 2º Vice-presidente: José Eduardo Guimarães Mota
- 1º Secretário: Vanderlei Silva
- 2º Secretário: Francisco Carlos Assi Tozzatti
- 1º Tesoureiro: Eurípedes Martins Costa
- 2º Tesoureiro: Darcy Dário Drews
Diretoria – Suplentes
- Simone da Silva Sandri Rocha
- Paulo Vieira Labre
- Jhonatha Araújo Silva
- Fabrício Henrique Ribeiro Cândido
- Flávia Caroline Germendorff
Conselho Fiscal – Titulares
- Jackson Souza Lima
- Valdemar Batista Nepomuceno
- Ozenira Caldeira Marques
- Cleiton Marinho de Brito
- Marcos Antônio Feitoza da Costa
Conselho Fiscal – Suplentes
- Raimundo Nonato Pessoa da Silva
- Mércio Viana de Oliveira
- Edilson Gabino de Sousa
- Saulo Soares
- Gilvânia Barros Camarço
Continuidade da liderança na eleição FAET 2026
Paulo Carneiro já lidera a FAET e segue como o principal nome do setor no estado. Sua recondução à presidência demonstra apoio maciço dos sindicatos rurais, cooperativas e produtores, refletindo uma gestão marcada por estabilidade, investimento em capacitação e representatividade nacional junto à CNA.
Além disso, a permanência de Carneiro fortalece o diálogo com instituições federais, estaduais e o sistema S, como o SENAR, parceiro direto nas ações educativas voltadas ao produtor rural.
Impacto da eleição FAET 2026 no agro tocantinense
A FAET é um dos pilares do agronegócio tocantinense. Sua diretoria atua diretamente na formulação de políticas públicas, defesa de pautas como crédito rural, infraestrutura, regularização fundiária e inovação tecnológica no campo.
A eleição FAET 2026, mesmo com chapa única, é decisiva para o futuro da federação e representa um novo ciclo de trabalho.
Saiba mais
- Polícia Militar do TO5 dias atrás
Operação Protetor dos Biomas: apreensão de 480 kg de pescado e tartarugas
- Turismo5 dias atrás
Alagoas – Um roteiro de belezas naturais e conforto
- Energisa5 dias atrás
37 anos de Tocantins: Energisa faz balanço de investimentos no Estado
- Entretenimento2 dias atrás
Caminhando em Esperança: lançamento do livro de Ruberval França
- Social14 horas atrás
Jorge Bischoff e Ótica Visare promovem encontro especial de cuidado e bem-estar