Tocantins
Estellamaris Postal é reconduzida ao cargo de defensora pública-geral no Tocantins para o biênio 2023/2025

“Agradeço a todos que colaboraram com esta gestão e acreditam na força do nosso trabalho. Juntos, alcançamos grandes feitos e tenho certeza de que ainda há muito a ser conquistado”. Assim falou a defensora pública Estellamaris Postal durante a solenidade de posse que a reconduziu ao cargo de defensora pública-geral do Estado do Tocantins (biênio 2023/2025), em cerimônia realizada no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, e que foi prestigiada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por secretários do Ministério, pelo governador Wanderlei Barbosa, e por outras autoridades do governo estadual, dos Poderes Legislativo e Judiciário do Estado, Câmara Federal, Senado e Prefeituras do Tocantins.
Em uma solenidade prestigiada também por defensoras e defensores públicos, entre eles, membros do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP), Estellamaris Postal destacou a relevância da Defensoria Pública no sistema de Justiça e falou sobre como a Instituição tem se mantido acima da média no ritmo de crescimento em nível nacional, expandindo sua atuação e robustecendo a sua capilaridade nos municípios tocantinenses a partir das parcerias estabelecidas com os três Poderes.
“Graças à sua atuação firme e comprometida, esta Defensoria Pública tem contribuído para a redução das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Cumpre destacar a importância da aproximação constante com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, o que fortalece a parceria entre as instituições e possibilita a implementação de políticas públicas voltadas à efetivação dos direitos mais caros aos cidadãos”, disse a Defensora Pública-Geral no Tocantins.
Primeiras medidas
Em seu primeiro ato público como defensora pública-geral do Estado do Tocantins para o biênio 2023/2025, Estellamaris Postal assinou ato de nomeação de seis aprovados e aprovadas no IV Concurso para a Carreira de Defensor e Defensora Pública do Estado do Tocantins.
Estellamaris Postal também assinou portaria que estabelece a realização de 60 edições do programa Defensoria Itinerante em 2023. Por meio do Programa, a Instituição leva o seu atendimento a tocantinenses hipossuficientes que vivem em regiões com mais dificuldades de acesso a uma das unidades de atendimento da Instituição. Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto (feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo), a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios.
Autoridades convidadas
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes parabenizou a recondução de Estellamaris ao cargo e destacou que, além de ele ser um defensor da democracia é, também, um conhecedor do quão importante é o papel da Defensoria Pública. “No Amapá [onde foi governador por dois mandatos], entre 70 e 80% dos procedimentos judiciais na justiça amapaense têm o acompanhamento de um defensor ou de uma defensora pública. (…) Mesmo com esta atuação, [a população] ainda tem dificuldades em acessar seus direitos, de ter o atendimento, de ter sua inclusão no processo de desenvolvimento; e mais difícil seria sem essa Instituição. (…) É imprescindível que a gente cresça nessa missão da Defensoria Pública no Brasil. Se assim não for, nós estamos enfraquecendo a democracia. Estamos enfraquecendo os direitos das pessoas acessarem aquilo que é elementar, constitucional, que é direito”, enfatizou o ministro Waldez.
Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa destacou que Estellamaris Postal possui relevância não só para a DPE-TO, mas, principalmente, para o Estado, enquanto defensora que fez carreira e trilhou todos os caminhos institucionais em luta para melhorar o atendimento às pessoas hipossuficientes: “Este é o trabalho dos defensores: defender as comunidades, um bom serviço público. E eu tenho muito respeito pela categoria, pelos defensores do nosso Estado, por isto estou aqui, junto com um ministro do governo federal, para prestigiar esta instituição tão séria com quem temos uma boa convivência, um bom relacionamento institucional. Quero dizer a todos da minha alegria e desejo à nova gestão muito sucesso; que os senhores possam trabalhar junto com a doutora Estellamaris e prestar um serviço cada vez mais relevante nas comunidades, principalmente nas que mais precisam”.
Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior [São Paulo] ressaltou o caráter agregador e inspirador da Defensora Pública-Geral recém-empossada.
“Estellamaris é uma das pessoas que mais agrega para a Defensoria Pública; sem sombra de dúvidas. Você é uma gestora competente, abnegada, uma referência e muito humana. Você inspira pessoas, tanto aqui no Tocantins quanto na Defensoria Pública brasileira como um todo.Tenho certeza, plena convicção que você fará mais dois anos brilhantes para a Defensoria Pública tocantinense para que ela siga cumprindo sua missão de forma tão honrada e qualificada, como é aqui no Estado”, disse Florisvaldo Fiorentino.
Vice-presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a defensora pública Juliana Lintz destacou que deseja que este novo biênio reserve ainda mais conquistas para a Defensoria Pública do Tocantins em seu caminho frutífero de aprimoramento e consolidação.
“Desejo muito êxito à nova administração e reitero o total apoio da Anadep no que for necessário para fortalecer ainda mais a nossa parceria e articulação coletiva por uma Defensoria cada vez mais atuante na defesa dos direitos humanos e da justiça social”, falou Juliana Lintz.
Representando os movimentos sociais, a coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto), Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, ressaltou a extrema importância de haver a representação social com espaço de fala em um momento tão solene.
“Agradecemos a oportunidade desse poder de fala, de dizer o que esperamos da Defensoria. Para nós, do movimento social, a Defensoria Pública é extremamente importante. Me alegrou muito ver o hino nacional com imagens de fundo dos itinerantes realizados no campo e na cidade porque nós acreditamos que isso que é importante para que nós conseguimos ter acesso à Defensoria nos 139 municípios”, comemorou Maria Aparecida, em alusão ao hino nacional interpretado pela servidora da DPE-TO, Cinthia Abreu, que é composto por um clipe contendo imagens de ações defensoriais.
Além das autoridades já citadas, também compuseram o dispositivo de honra da solenidade de posse: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves; o procurador-geral de Justiça do Tocantins, Luciano César Casaroti; a senadora da República, Professora Dorinha; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), e deputado estadual Amélio Cayres.
A solenidade foi aberta em reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública presidida pelo 1º subdefensor público-geral no Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
Posse solene
Estellamaris Postal foi eleita pelos membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em pleito realizado em outubro de 2022. Após a posse regimental, concedida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP) 25 de janeiro deste ano, a posse solene efetiva a recondução de Estellamaris à frente da Instituição, formando com o primeiro subdefensor público-geral no Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; e o segundo subdefensor público-geral no Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, a administração superior defensorial.
Governo do Tocantins
Detran/TO alerta motoristas para riscos de ultrapassagens e outras condutas perigosas no trânsito
Ações imprudentes ao volante aumentam o risco de acidentes graves nas rodovias

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta os motoristas de todo o estado sobre condutas perigosas que podem resultar em sinistros de trânsito e até em morte, como o transporte de crianças sem o uso da cadeirinha, o excesso de passageiros em veículos de passeio, o não uso do cinto de segurança por todos os ocupantes e o desrespeito aos limites de velocidade. O Detran também enfatiza a importância da educação no trânsito.
As ultrapassagens perigosas em rodovias também são umas das principais causas de acidentes graves. A atitude imprudente de forçar uma manobra sem a devida segurança coloca em risco não apenas o motorista, mas também todos os ocupantes do veículo e demais usuários da via. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao estabelecer regras que priorizam a segurança e seu descumprimento pode levar a penalidades como multas, pontos na carteira e até a suspensão do direito de dirigir.
De janeiro de 2023 a julho deste ano, foram registradas 3.762 infrações por ultrapassagem em local proibido em todo o estado; desse total, 664 foram nos primeiros sete meses de 2025. No Tocantins, o excesso de velocidade é a infração mais comum entre os condutores. Em 2024, foram registradas 143.403 violações em todo o estado; de janeiro a julho deste ano, já são 87.283 infrações por excesso de velocidade.
“A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. É fundamental que os motoristas respeitem as leis e adotem uma postura segura ao dirigir. Ultrapassagens perigosas não só colocam em risco a vida de quem as realiza, mas também de quem está na via”, destaca o gerente de Fiscalização do Detran/TO, Enildo Leite.
A equipe do Detran está sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre a segurança no trânsito.
Riscos e consequências
Ultrapassagens em locais proibidos, curvas, aclives, pontes ou com linha contínua, são consideradas infrações graves ou gravíssimas. Essas manobras podem provocar colisões frontais, saídas de pista e sinistros fatais.
Os motoristas devem estar cientes de que o Detran atua rigorosamente contra essas infrações, pois a segurança no trânsito é uma prioridade.
Além disso, transportar crianças sem o uso da cadeirinha, assento de elevação ou do bebê-conforto é uma infração gravíssima, segundo o Artigo 164 do Código de Trânsito Brasileiro, com previsão de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Levar mais passageiros do que o permitido no veículo, especialmente sem cinto de segurança, agrava o risco de ferimentos graves em caso de colisão. De acordo com o artigo 231 do CTB, transitar com lotação excedente é considerado infração gravíssima.
O motorista que for flagrado praticando essa irregularidade, pode ser autuado com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, e o veículo pode ser retido como medida administrativa.
Cuidados essenciais para um trânsito seguro
-Verifique a sinalização: antes de ultrapassar, certifique-se de que a manobra é permitida e segura;
O Detran recomenda que todos os motoristas se informem sobre as regras de trânsito para evitar penalidades.
-Observe o tráfego: avalie as condições da via e dos demais veículos ao redor;
-Use a seta: sempre sinalize suas intenções com antecedência;
-Respeite os limites de velocidade;
-Utilize corretamente o cinto de segurança: todos os ocupantes do veículo devem estar com o cinto afivelado;
Além disso, o Detran reforça que o uso correto do cinto de segurança é fundamental para garantir a segurança de todos os ocupantes.
-Cadeirinha é obrigatória: crianças devem estar sempre nos dispositivos adequados à idade e ao peso;
-Não exceda o número de passageiros: o limite do veículo deve ser respeitado, com todos devidamente acomodados e protegidos;
-Evite distrações: atenção total ao volante é essencial para prevenir acidentes.
Por fim, o Detran pede a colaboração de todos para um trânsito mais seguro e consciente.
Governo do Tocantins
Karynne Sotero recepciona Gracinha Caiado, que participa de evento em Palmas

A primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, recepcionou nesta terça-feira, 19, em Taquaruçu, distrito de Palmas, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, que está no estado em agenda institucional.
O encontro, em clima de confraternização, foi proporcionado pela ocasião da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia e antecedeu a abertura oficial da programação, que acontece nesta quarta-feira, 20.
Na oportunidade, Karynne presenteou Gracinha com peças artesanais feitas em capim-dourado, símbolo da cultura e da tradição tocantinense.
Neste ano, o projeto une os três estados em uma causa nobre: levar dignidade e cidadania aos povos indígenas da Ilha do Bananal, região em que Tocantins faz divisa com Goiás e Mato Grosso. As ações serão realizadas de 25 a 27 de agosto, com atendimentos jurídicos e sociais voltados às comunidades indígenas. O Governo do Tocantins é parceiro na realização do evento.
Também prestigiaram o momento o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; a 1ª subdefensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal; a deputada estadual Claudia Lelis; além de representantes das Defensorias Públicas de Goiás e Mato
Governo do Tocantins
Conferência Estadual de Políticas para Mulheres acontece no Tocantins
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, evento integra a etapa estadual da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realiza nesta quarta-feira, 20, a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, o evento integra a etapa estadual da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir propostas e estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Tocantins.
A programação contará com painéis, talk shows, grupos de trabalho e a eleição de delegadas que representarão o Tocantins na etapa nacional. Também está previsto o lançamento da Casa da Mulher Tocantinense de Gurupi (CMT Gurupi) e a apresentação do Decreto nº 6.997/2025, que assegura às servidoras públicas em situação de violência doméstica e familiar o direito à remoção ou à cessão no âmbito da administração estadual.
Programação
08h00 – 09h00 Credenciamento: Entrega de pasta, crachá, bloco e caneta.
09h00 – 09h15 Abertura Cultural
09h15 – 10h Fala das Autoridades: Pronunciamentos institucionais com destaque à importância das Políticas Públicas para Mulheres.
10h-10h30 Painel I – Mulheres em Movimento: 21 Anos de Conquistas e Resistência
10h30 – 11h Talk Show I – Mais Democracia, Mais Igualdade
11h – 11h30 Talk Show II – Mais Conquistas para Todas
11h30 – 12h00 Leitura do Regimento da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
12h00 – 14h00 Intervalo para Almoço
14h-14h15 Eleição para as Delegadas
14h15 – 15h45 Divisão de Grupos por Eixos Estruturantes: Análise e debate das propostas levantadas nas conferências regionais, com sistematização das sugestões para votação.
15h45 – 16h45 Apresentação das Propostas Sistematizadas: Socialização em plenária das propostas debatidas e organizadas pelos grupos.
16h45 – 17h30 Votação das Propostas em Plenária, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.
Serviço
Evento: Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos – Praça dos Girassóis, Palmas/TO
-
Social23 horas atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social1 dia atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento21 horas atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar2 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais