Governo do Tocantins
Estudante de Araguaína representará o Tocantins no Programa Jovens Embaixadores e vai aos EUA

Rian Alecrim Fernandes, 17 anos, aluno da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína, foi selecionado para representar o Tocantins, no Programa Jovens Embaixadores, edição 2024
O estudante Rian Alecrim Fernandes, 17 anos, da 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína, foi selecionado para representar o Tocantins, no Programa Jovens Embaixadores (PJE), edição 2024.
O anúncio dos estudantes selecionados para o PJE foi divulgado pelo Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.
Agora, o Rian entra no processo de preparação. Ele vai providenciar o passaporte e a documentação necessária para a viagem. Nos dias 16 a 19 de janeiro, o estudante participará dos encontros de orientação sobre o intercâmbio. O embarque será no dia 19 de janeiro, e eles ficarão nos Estados Unidos, no período de 20 de janeiro a 3 de fevereiro. A programação começa em Washington e, depois, os jovens irão para os estados anfitriões.
“No intercâmbio, Rian participará de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas da região e fará apresentações sobre o Brasil e suas comunidades. E nos estados anfitriões, os estudantes serão hospedados por uma família voluntária e terão a oportunidade de vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos”, explicou a professora Priscilla Mendes Kloster, coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores no Tocantins, da Secretaria de Estado da Educação.
O processo seletivo para os Jovens Embaixadores é bastante competitivo. Neste ano, participaram cerca de 9.000 candidatos, representando todos os estados brasileiros e, destes, foram selecionados apenas 56. A seleção foi realizada em várias etapas, como o preenchimento do formulário, apresentação de documentos, avaliações escrita e oral e a análise da ação voluntária realizada pelo candidato.
“É gratificante o reconhecimento de um aluno aprovado para o Programa Jovens Embaixadores, mostrando as possibilidades que o ensino de Língua Inglesa pode trazer para transformação da vida do estudante e da nossa escola. E traz reconhecimento para o trabalho de toda a equipe da unidade escolar”, afirmou a professora Ana Carollyne Irineu de Carvalho, de Língua Inglesa.
Uma história de dedicação ao inglês
O estudante Rian falou das aprendizagens e emoções de ter participado das etapas do programa. Ele passou a se dedicar mais no aperfeiçoamento da Língua Inglesa quando estudava o 6º ano do ensino fundamental e foi aumentando o seu interesse pelo inglês. “Eu leio livros, assisto a séries e filmes, em inglês, e quando estudo alguma matéria da escola, eu não me acanho em estudar em fontes estrangeiras”, frisou o estudante.
Rian é presidente do Grêmio Estudantil e atua na promoção do protagonismo de outros estudantes, motivando-os a serem mais presentes em trabalhos sociais. “Realizamos campanhas para arrecadação de roupas, comidas e brinquedos e eventos beneficentes com o intuito de levantar valores a serem doados para instituições de caridade ou de apoio à pessoa idosa, além de trabalhar atributos como generosidade”, afirmou.
E sobre a participação na seleção do programa, Rian comentou. “Eu tive o apoio dos meus orientadores da Superintendência Regional de Educação de Araguaína, da Instituição Parceira (IP), de minha professora, que me indicou, e dos demais estudantes que participaram das etapas da seleção para jovens embaixadores, e essa foi uma experiência com muitos significados para a vida”, ressaltou.
Rian falou sobre a alegria de ter sido selecionado. “Está sendo uma experiência incrível. Estou muito orgulhoso de ir representar meu querido estado lá nos EUA”, contou.
Programa
O programa Jovens Embaixadores visa beneficiar alunos brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Governo do Tocantins
Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira, acompanhado de uma comitiva de Minas Gerais que veio ao Estado em missão de intercâmbio cultural e institucional.
O vice-governador falou da sua alegria de receber o bispo juntamente com a comitiva que o acompanhava. “É uma alegria receber o bispo Dom José e toda a comitiva aqui no meu gabinete. Para nós, é sempre uma honra acolher visitantes que vêm conhecer o Tocantins, compartilhar experiências e fortalecer laços culturais e institucionais.”
O grupo, composto por representantes de diferentes instituições mineiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo de Januária, a Superintendência Regional de Ensino, além de empresários e autônomos, veio conhecer as potencialidades naturais, culturais e turísticas do Tocantins.
Na ocasião, Laurez destacou a importância histórica da criação do Tocantins e contou aos visitantes as principais fases de ocupação e desenvolvimento do território. “O Tocantins é um Estado jovem, mas que nasceu da luta de um povo que sempre acreditou em sua terra. Nossa formação se deu em quatro grandes frentes. A primeira foi no século XVIII, a extração de ouro, o que trouxe os primeiros povoamentos para cá. Depois, já na década de 1940, tivemos a segunda frente com a exploração do cristal de rocha. A terceira foi a construção da rodovia Belém-Brasília, que abriu caminhos para a integração do Tocantins ao restante do país. E, por fim, a quarta frente, que veio com o projeto de irrigação do Rio Formoso, junto com a criação do nosso Estado e a construção de Palmas, que se tornou o símbolo da nossa identidade e do nosso futuro. Hoje, poder compartilhar essa história e mostrar nossas potencialidades é também um convite para que novos laços sejam construídos”, afirmou Laurez Moreira.
Dom José Moreira ressaltou o simbolismo do intercâmbio entre Minas Gerais e Tocantins, lembrando sua própria trajetória de vida. “Essa visita tem uma importância enorme, porque une duas terras que fazem parte da minha história: Minas, onde morei por 14 anos, e o Tocantins, minha origem. Sou jalapoeiro e lutei pela criação deste Estado. Ver essa comitiva sendo recebida aqui no Palácio, conhecendo nossas raízes e nossa cultura, é motivo de gratidão. Louvo a Deus por essa oportunidade e pelo acolhimento que tivemos”, destacou o bispo.
A educadora mineira Stela Aparecida Abreu Santos, integrante da comitiva, descreveu a experiência no Tocantins como inesquecível. “Desde nossa chegada, fomos recebidos com muito carinho e acolhimento. Passamos dias em Porto Nacional e depois seguimos para o Jalapão, conhecendo fervedouros, cachoeiras, a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada. Ficamos encantados com a organização, o engajamento dos guias, das pousadas e restaurantes. Foi uma experiência que nos deixou com vontade de voltar e explorar ainda mais as riquezas desse Estado”, relatou.
Stela também elogiou a postura do vice-governador Laurez Moreira. “É a segunda vez que temos a oportunidade de encontrar o vice-governador, e mais uma vez nos surpreendeu a forma tão próxima que ele tem de estar com a comunidade. Percebemos isso quando Dom José tomou posse em Porto Nacional e confirmamos agora. Diferente do que vemos em outros gabinetes ou palácios de governo, aqui encontramos um vice-governador que conhece a história do seu povo, valoriza sua terra e, acima de tudo, pensa o futuro do Estado de forma coletiva. Ele transmite essa visão de futuro com naturalidade, esperança, fé e alegria”, concluiu.
Governo do Tocantins
Com foco em educação ambiental e práticas sustentáveis, Governo do Tocantins lança Caravana do Meio Ambiente em Dianópolis

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou nessa quinta-feira, 28, a Caravana do Meio Ambiente, no município de Dianópolis, região sudeste do estado. A iniciativa objetiva promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis para a comunidade.
Durante a solenidade, o titular da Semarh, Marcello Lelis, destacou que a criação da caravana surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre meio ambiente em todas as regiões do estado. “Temos levado a política ambiental do Tocantins para o mundo, onde ela é respeitada. Agora, sentimos a necessidade de descentralizar essa discussão, aproximando-a das comunidades locais, das escolas e dos municípios do interior, para fortalecer ainda mais essa política pública”, enfatizou.
O secretário também apresentou as ações de combate às queimadas por meio do projeto Foco no Fogo, que é integrado ao Plano de Controle e Combate aos Incêndios Florestais; e fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Tocantins.
Palestras e atividades educativas
O evento também contou com palestras voltadas à comunidade. A diretora de Planejamento e Gestão em Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, apresentou as técnicas de transformação de lixo orgânico em adubo, os diferentes métodos de compostagem e a utilização desses adubos em hortas familiares; e destacou a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos.
A Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh apresentou as ações de monitoramento da água, o projeto Plantando Água e os trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Manuel Alves e Rio Palma.
Também foi exposta, pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, a importância da educação ambiental para manutenção do clima equilibrado e de ecossistemas saudáveis.
O vice-prefeito de Dianópolis, Hormides Rodrigues, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins. “Para nós, é um prazer tratar deste tema tão importante em nossa comunidade”, pontuou.
Lixão Zero
Na ocasião, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, participou da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do programa Lixão Zero, que contou com a presença de secretários da área ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves.
No encontro, foram discutidas a implantação e a operação do aterro sanitário, bem como a aplicação dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na construção e na instalação da Central de Beneficiamento, Processamento e Comercialização de Resíduos Recicláveis.
O titular da Semarh, Marcello Lelis, reiterou que os lixões a céu aberto são uma grande fábrica de doenças e um grave problema ambiental; e que dos 139 municípios tocantinenses, apenas 29 destinam corretamente seus resíduos sólidos. “Isto é um grande desafio para a política ambiental do nosso estado, que precisa ser enfrentado”, enfatizou.
Presenças
A abertura do evento contou com a participação da deputada estadual Cláudia Lelis; da prefeita de Taipas, Maria do Socorro; do prefeito de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio; da prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira; do vereador de Dianópolis, Antônio Quirino; do secretário de Meio Ambiente de Dianópolis, Bilsan Rodrigues de França, entre outras autoridades.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça prazo final para inscrições em eventos nacionais e internacionais de turismo

As inscrições para empresas interessadas em participar da 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) e da 52ª Abav Expo Internacional de Turismo encerram no dia 3 de setembro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reforça que os processos seletivos estão abertos conforme os critérios estabelecidos nos Chamamentos Públicos nº 4/2025 e nº 5/2025, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 19 de agosto.
A FIT será realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Já a Abav Expo Internacional de Turismo ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 8 e 10 de outubro, com a participação de empresas selecionadas como coexpositoras no estande do Tocantins.
Feira internacional
A FIT é uma das maiores plataformas de turismo do mundo, reunindo os principais players do setor. O evento promove a integração de mercados, o fortalecimento de parcerias comerciais e a apresentação das mais recentes inovações que estão transformando o turismo global.
Abav Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Abav Expo Internacional de Turismo é considerada uma das mais tradicionais e relevantes feiras do segmento no Brasil. O evento reúne cerca de 2 mil marcas nacionais e internacionais, proporcionando acesso direto a produtos, serviços e destinos diversificados, ampliando as oportunidades de negócios e as parcerias estratégicas.
Grandes marcas, destinos e empresas do setor estarão presentes, oferecendo aos participantes a oportunidade de networking qualificado e contato direto com os principais nomes do turismo.
-
Social14 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição