Sebrae
Estudantes de escola rural de Palmas transformam agricultura familiar em projeto vencedor de empreendedorismo sustentável

O projeto ‘Empreendedorismo sustentável, manipulação e comercialização da geleia de pimenta dedo de moça foi realizado por estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Rural Entre Rios.
Durante o processo de educação é comum que os estudantes levem as vivências de casa para as salas de aula, e na educação do campo não poderia ser diferente. Foi assim que estudantes da Escola Estadual Rural Entre Rios, de Palmas, desenvolveram o projeto ‘Empreendedorismo sustentável, manipulação e comercialização da geleia de pimenta dedo de moça.
A proposta para o projeto nasceu a partir do conhecimento de que os alunos plantavam pimentas em casa, surgindo então a ideia de transformá-las em geleia, que poderia ser utilizada tanto para consumo, quanto para comercialização. A execução do projeto foi feita de modo a contemplar o perfil dos estudantes, gerando conhecimento teórico e prático, de forma que o produto servisse como um complemento na renda familiar, além de fortalecer o protagonismo juvenil e o empreendedorismo sustentável.
No ano passado, o projeto conquistou o primeiro lugar do Prêmio Escola que Transforma, na modalidade Escola Agrícola – Anos finais do ensino fundamental, concurso desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A professora Deylane Macêdo, uma das responsáveis pela iniciativa, relatou que está muito orgulhosa. O projeto desperta nos estudantes empreendedorismo sustentável, protagonismo, consciência ambiental e trabalho em grupo. Nós ganhamos o primeiro lugar do Prêmio Escola que Transforma, da Seduc, quando descobrimos sentimos uma explosão de alegria, pois esse prêmio traz visibilidade para o estudante da escola rural e mostra que, apesar das condições socioeconômicas, é possível realizar sonhos.
No desdobramento da ação, os estudantes participantes adquiriram conhecimentos sobre os benefícios da pimenta dedo de moça, sua classificação, diferentes tipos de solo, variedades de adubos e a preparação para o plantio utilizando esterco e palhas de arroz.
De acordo com a estudante do 6º ano do ensino fundamental, Mirian de Sena, cada aluno coopera de uma forma, e todos participam ativamente do projeto. A minha contribuição foi ajudar a limpar os canteiros, rastelar as folhas e ajudar a plantar as mudas. Eu aprendi a fazer geleia e também que a nossa terra vermelha é muito boa para as plantações, porque tem muito óxido de ferro explicou.
Para o estudante Edgar Noleto, do 9º ano do ensino fundamental, foi uma experiência única. Eu aprendi coisas novas, como por exemplo, a geleia de pimenta, que eu nunca tinha visto antes. Aprendi a fazer o produto e a trabalhar em grupo. Além disso, aumentei meus conhecimentos junto com meus colegas e isso foi muito gratificante”, concluiu.
Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), estudantes da Escola Estadual Rural Entre Rios apresentaram a geleia no espaço criado para o estudante no estande da Seduc. Nos cinco dias de Feira, os alunos participantes do projeto tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho e processo de criação para os visitantes, visando futuros planos de negócio com o produto.
Prêmio Escola Que Transforma
O Prêmio Escola que Transforma, que integra as ações do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), é uma iniciativa do Governo do Tocantins, promovido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa reconhecer as boas práticas desenvolvidas por escolas, professores e estudantes de unidades de ensino públicas do Estado. São cerca de R$ 2 milhões em premiação.
As unidades escolares, os profissionais titulares de projetos/ações e estudantes protagonistas selecionados em 1º, 2º e 3° lugar de cada modalidade foram premiados conforme as categorias: Unidades Escolares, Profissionais e Estudantes Protagonistas.
Texto e Fotos: Gabriela Rossi
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Sebrae
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem
-
Sebrae4 dias atrás
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins