Tocantins
Estudantes do Tocantins embarcam para a fase final da Olimpíada Brasileira de História
São três equipes que vão concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze, na prova final, que será realizada na Unicamp, em Campinas, SP

As estudantes Evellyn Cristina Richter, 18 anos, Maria Eduarda Oliveira Pastro, 18 anos, e Emanuelle da Silva Dias, 17 anos, alunas do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi, estão em ritmo acelerado na preparação para a fase final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade de Campinas (Unicamp).
Acompanham as estudantes as professoras Marília Leidislany Machado, coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e orientadora geral das equipes olímpicas, e a professora Stefania da Costa Soares, coordenadora geral da escola.
Além da equipe da rede estadual, participarão da solenidade em São Paulo uma turma do Colégio Marista de Palmas e outra do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Porto Nacional. Alunos e professores embarcam nesta sexta-feira, 25.
Estudos e expectativa
As estudantes Maria Eduarda e Evellyn Cristina já têm experiência em viagens de estudos. No ano passado, elas participaram da fase final de Olimpíada Brasileira de Geografia, também em Campinas.
“Estamos ansiosas e animadas e fazendo simulados para testar o tempo de prova e estudando bastante para adquirir repertórios”, contou Maria Eduarda.
A aluna Evellyn Cristina comentou sobre a preparação para a ONHB. “Estamos estudando todas as possibilidades de recorte sobre os povos originários do Brasil e já fizemos alguns simulados para traçarmos a melhor forma de fazer a dissertação”, ressaltou.
Para a estudante Emanuelle, será a primeira vez que ela irá a São Paulo para participar de uma solenidade da fase final de uma olimpíada escolar e também é a primeira vez que ela viajará de avião. Mas todas essas novidades não atrapalham a rotina de estudos. “Estamos realizando atividades para treinar a prova, testando métodos para entregar o melhor resultado possível dentro do horário permitido para a atividade final”, afirmou.
A olimpíada
A Olimpíada Nacional de História do Brasil reunirá mais de 1,1 mil estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país, na grande final da competição. Ao todo, são 340 equipes finalistas que farão a prova dissertativa na manhã de sábado. E, no domingo, será realizado o anúncio dos medalhistas, e a cerimônia de premiação será realizada no Ginásio da Unicamp.
Neste ano, a equipe da Olimpíada registrou um recorde de participantes e um crescimento de 68% com relação ao número de inscritos no ano passado. Uma média de 120 pessoas envolvidas entre alunos e professores.
Os estudantes que participarão da fase final passaram por seis etapas on-line, que foram realizadas entre os meses de maio e junho. E os conteúdos apresentados nas provas e nos temas das atividades eram assuntos relacionados à História do Brasil e interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.
Além da premiação em troféus, os estudantes concorrem a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular. No final, serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 medalhas de bronze. E as equipes que não foram premiadas receberão medalhas de honra ao mérito, chamada de medalha de cristal.
E enquanto os estudantes estiverem fazendo a última prova da competição, os professores orientadores participarão de uma palestra no Centro de Convenções da Unicamp.
A Olimpíada é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh).
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô