Turismo
Etnoturismo é uma das prioridades do Governo do Estado

O Dia dos Povos Indígenas é um momento de comemoração, mas também de reflexão sobre a preservação do modo de vida e dos saberes ancestrais. Neste contexto, o desenvolvimento do turismo tem ganhado maior visibilidade em todo o País, como forma de garantir a sustentabilidade, a cultura e a cidadania.
O Ministério dos Povos Originários foi criado para atender aos anseios de uma população de quase 900 mil indígenas distribuídos em 827 municípios, registrando 305 etnias reconhecidas e 274 línguas distintas. O desafio de promover o diálogo entre o Governo Federal e toda essa população cabe à ministra Sônia Guajajara. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) chega no dia 19 de abril com nova nomenclatura e sua primeira presidente mulher e indígena, Joenia Wapichana.
No Tocantins, o IBGE estima uma população com cerca de 15 mil indígenas, distribuídos entre as etnias Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu. Para atender às necessidades dessa população e também das comunidades quilombolas, o Governo do Tocantins criou a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, tendo Narubia Werreria Karajá como gestora.
Segundo o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com as etnias tocantinenses passa pelo resgate de suas tradições e o turismo pode ter um papel fundamental neste desafio, tendo as pastas da Cultura e dos Povos como parceiros fundamentais no desenvolvimento de projetos.
“O mundo inteiro conhece a Amazônia, onde está localizada a maior população indígena do Brasil, somos um dos estados da região amazônica, nossa responsabilidade é fazer tudo para valorizar essas expressões culturais e o etnoturismo é um importante ativo”, explica Hercy Filho, ao lembrar a experiência do Rally Sertões em 2022, quando foram montados três acampamentos na Ilha do Bananal e ressaltando que um dos projetos e ampliar o acesso à internet nas aldeias.
A superintendente de Turismo, Fernanda Tainã, pontua que após a pandemia de Covid-19 houve aumento considerável de busca pelo turismo de natureza e pela interação com povos indígenas. “Especialmente turistas estrangeiros querem essa vivência, por isso o Etnoturismo é uma aposta do Governo Federal e também do Estado do Tocantins”, afirma.
Experiências
A Secretaria de Turismo vem desenvolvendo projetos de Etnoturismo. O gestor público Marcos Miranda explica que a passagem do Rally Sertões propiciou a realização de capacitações jovens e líderes, a abertura e estruturação dos acampamentos. A proposta é que os próprios indígenas assumam a gestão dos roteiros. Na Ilha, os principais focos são as festas tradicionais, as trilhas, a pesca esportiva, a observação de aves e outros animais da região.
Operador de turismo na região, o empresário Leonardo Azevedo conta que seu roteiro de visitação à Ilha do Bananal inclui um pernoite na floresta, trilhas, observação de pássaros e visitação a aldeias Javaé e Karajá.
“O etno se encaixa como complemento, tendo em vista que estamos na maior Ilha fluvial do mundo, que abrange a Terra Indígena Parque do Araguaia, sendo uma necessidade a visita às aldeias para conhecer as características dos povos locais”, revela.
Ainda de acordo com Leonardo Azevedo, este trabalho também inclui uma mudança de percepção do turista em relação aos povos originários. “Assim como nós, eles também querem seus direitos e conforto, cabe a nós levarmos este entendimento, para que os turistas interpretem de forma positiva essa evolução indígena”, completa, ao lembrar que os estereótipos sobre as comunidades ainda é uma realidade.
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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