Social
Exposição de Júlia d´Paula prorrogada até dia 17 deste fevereiro
A exposição “Jardins do Tocantins”, quarta mostra individual daa jovem artista plástica palmense Júlia d´Paula, foi prorrogada até o próximo dia 17 de fevereiro, quando ainda poderá ser vista na Galeria Municipal da Fundação Cultural de Palmas, sempre de segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.
A exposição é a mesma que será apresentada aos franceses em outubro deste ano no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel Du Louvre, em Paris, a convite e curadoria da empresária e artista plástica carioca Lisandra Miguel.
Vencedora do “V Salão Palmense de Novos Artistas – Categoria Infanto-Juvenil” da Fundação Cultural de Palmas em 2021 com a tela “Ipês do Tocantins”, Júlia d´Paula foi convidada para essa exposição individual sob curadoria do jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro, e aproveita para celebrar dez anos de pintura e o início de uma nova etapa em sua trajetória artística.
São 31 trabalhos de tamanhos variados, sendo 21 telas de tecido, 5 peças de MDF e 5 em papel canson, pintados com tinta óleo e tinta acrílica, usando pincéis e espátulas. O tema proposto é a natureza, com inspiração nas belezas naturais do Estado do Tocantins.
Júlia d´Paula (Júlia De Paula Proença Pontes) nasceu em Palmas no dia 11 de junho de 2008 e, desde os dois anos, os seus dons artísticos surgiram. Aos quatro anos já fazia pintura, dança (ballet, jazz e ginástica rítmica) e música (flauta, violão e piano). O seu inquestionável talento se desenvolveu com estudos e muita dedicação e vem impressionando a todos que tomam conhecimento do seu trabalho.
É autodidata, prefere a tinta óleo e a técnica do espatulado, gosta de dar volume às suas telas, fazer efeitos 3D e usar luz e sombra. Embora tenha sofrido a influência de vários movimentos e artistas, é uma artista naif, pois pinta com a alma, de forma espontânea, emotiva e livre.
Em 2014, iniciou o primeiro curso de arte infantil na Imaginarte, onde conheceu os primeiros movimentos artísticos e participou das primeiras exposições coletivas.
Em 2016, sua mãe realizou sua primeira exposição individual – “Meus 8 anos” – sob a crítica e curadoria das artistas Edinéia Avancini e Marcella Lira, na sede da OAB-TO, em Palmas-TO.
Em 2017, encontrou os seus atuais professores de pintura e desenho, o casal Helena e Orlando Santos, da Escola Loja das Artes, e iniciou uma nova fase, com liberdade para seguir suas preferências, sentimentos e pensamentos.
Em 2018, nasceu ideia da sua Galeria de Artes e da 2ª exposição dos seus trabalhos.
Em 2019, fez o curso de artes da Fundação Cultural de Palmas (FCP), onde conheceu o professor e artista Ronan Gonçalves e participou da exposição coletiva da FCP. No mesmo ano, conheceu sua primeira curadora – Elsa Elvas – com quem se manteve conectada até outubro de 2021.
Em junho de 2021, inaugurou o seu espaço de artes e a sua segunda exposição individual – “Meu Pincel Não é Criança” – sob a crítica e curadoria da artista Elsa Elvas.
Em dezembro de 2021, sua tela “Ipês Do Tocantins” venceu o “V Salão Palmense de Novos Artistas” – Categoria Infanto-Juvenil da Fundação Cultural de Palmas-TO.
E foi neste mesmo mês que aconteceu o encontro de Júlia com o jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro, que, impressionado e encantado com o trabalho dela, escolheu as telas “O Banco”, “Dueto” e “Amorosamente” para ilustrar o livro de poesias “Amorosamente”, lançado em março de 2022. A partir de então, iniciaram uma amizade seguida de parceria profissional, bem explícita na terceira exposição individual de Júlia d´Paula, batizada de – “Amorosamente” – para eternizar a sua conexão com Tião Pinheiro.
“Amorosamente” celebra os dez anos de carreira da artista, proporciona ao público o conhecimento da sua obra completa (de 2012 a 2022), despede-se da infância com temáticas variadas: pessoas, animais, personagens, abstratos, paisagens, flores, releituras, dentre outras e que ainda se encontra aberta ao público, na Júlia d’Paula Belas-Artes e Galeria, de segunda a sexta, no horário comercial e em horários especiais, mediante agendamento.
Em julho de 2022, Júlia recebeu o honroso convite para expor suas telas no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel Du Louvre, em Paris (França), em outubro de 2023, sob a curadoria de Lisandra Miguel. E, desde então, passou a trabalhar arduamente na exposição de Paris, batizada de “Jardins do Tocantins”.
Em outubro de 2022, participou com as telas “Sous-Sou” (de 2021), “Ipês do Tocantins” (2019), “Flores do Sol” (2021), “Dueto” (2021) e “Do Outro Lado” (2021) de uma exposição coletiva de arte jovem realizada pela AMAN Galeria de Arte de Palmas-TO em parceria com a T21 Associação e a APAE Tocantins, batizada de “Galeria Alegria”, sob a curadoria do artista Ronan Gonçalves Rogo.
“Jardins do Tocantins”, portanto, é um delicioso convite à apreciação da bela e instigante arte de Júlia d´Paula.
SERVIÇO
O que: “Jardins do Tocantins”, quarta exposição Individual de Júlia d´Paula
Quando: Até 17 de fevereiro, ), de segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas
Onde: Galeria da Fundação Cultural – Abertura da Exposição “Jardins do Tocantins”, de Júlia d´Paula
Curadoria: Tião Pinheiro
Ingresso: Entrada franca
Realização: Fundação Cultural de Palmas e Júlia d´Paula Belas-Artes e Galeria
Contatos
Gisele Proença: (63) 9 8436-3004
Tião Pinheiro: (63) 9 9978-1980
Telefone da Júlia d´Paula Belas-Artes e Galeria: (63) 98512 5022
Instagram da Galeria: juliadpaulabelasartes