Entretenimento
Exposição do Povo Krahô, de Emerson Silva, abre SESC Amazônia das Artes no Piauí
A exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô” de Emerson Silva abre no SESC Amazônia das Artes em Teresina-PI. A mostra fica aberta até 18 de agosto com entrada gratuita.

A exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô”, do fotógrafo e documentarista tocantinense Emerson Silva, abre oficialmente nesta sexta-feira, 18, a programação do SESC Amazônia das Artes, em Teresina-PI. A mostra é composta por 20 quadros com fotografias que retratam a preparação da comunidade Krahô para reviver uma das manifestações culturais mais significativas de sua história.
A Exposição e a Vernissage
A exposição ficará aberta ao público para visitação gratuita até o dia 18 de agosto, na Galeria Dora Parentes, localizada no Sesc Cajuína. Para a vernissage, que ocorrerá a partir das 18h do dia 18, será solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível por participante, reforçando a importância da solidariedade e da participação da comunidade no evento.
Teresina recebe a exposição do povo Krahô
Teresina é a segunda capital a receber a circulação da exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô” pelo SESC Amazônia das Artes. Em São Luís, nos meses de maio e junho, a exposição foi prestigiada por cerca de 460 pessoas. Emerson Silva, emocionado com a segunda etapa da exposição no Piauí, afirmou: “O Piauí é a terra dos meus ancestrais, dos meus avós, terra do meu pai. Voltar à terra dos meus pais levando meu trabalho é muito emocionante e uma grande vitória na minha carreira.”
Oficina de fotografia em contexto indígena
A programação também inclui a oficina “Fotografia em Contexto Indígena”, com o próprio fotógrafo Emerson Silva, que será realizada no sábado, 19 de julho, das 14h às 18h, na Sala de Artes Plásticas Elmar Carvalho, no Sesc Cajuína. A oficina, voltada para pessoas a partir dos 16 anos, será aberta por ordem de chegada, oferecendo aos participantes uma imersão no olhar fotográfico indígena e na cultura Krahô.
Sobre o fotógrafo Emerson Silva
Natural de São Paulo (SP) e residente em Palmas (TO) desde 1995, Emerson Silva é repórter fotográfico com mais de 20 anos de experiência. Apaixonado pela cultura popular tocantinense, trabalhou na Fundação Cultural do Estado de 2000 a 2019, onde se aprofundou nas manifestações culturais regionais, patrimônios materiais e imateriais. Ganhador de diversos prêmios, Emerson também participou da exposição “Women that Make a Difference”, na sede da ONU, em Genebra, Suíça. Atualmente, faz parte da Associação de Arte Ninho Cultural, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), e atua como colaborador do WWF Brasil.
Serviço
-
O que: Exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô”
-
Vernissage: 18 de julho (sexta-feira), às 18h
-
Entrada social: 1kg de alimento não perecível
-
Visitação pública: 19 de julho a 18 de agosto
-
Onde: Galeria Dora Parentes, no Sesc Cajuína (Teresina-PI)
-
Oficina: Fotografia em Contexto Indígena
-
Quando: 19 de julho (sábado), das 14h às 18h
-
Onde: Sala de Artes Plásticas Elmar Carvalho, no Sesc Cajuína (Teresina-PI)
Para mais detalhes sobre as iniciativas do SESC Amazônia das Artes, visite o site oficial do SESC.
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Social15 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição