Entretenimento
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
Publicadas
3 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2025/08/WhatsApp-Image-2025-08-19-at-17.44.25-1-e1755641814869-1000x600.jpeg&description=Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
No ano de 2024 a primeira montagem da Exposição Entremeio acontece no Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho no prédio do Núcleo Integrado de Literatura e Arte – NILA em um encontro entre a visão poética de Ronan Gonçalves e a habilidade curatorial na coordenação de Tato DiLacio galerista – TATO Galeria em São Paulo SP. Rogo é integrante do núcleo de pesquisar dos programas da galeria Casa Tato e Clínica para Artistas. É interlocutor da montagem com bjetivo artístico da coleção protegê-la a ideia e o seu gerenciamento. Responsável por organizar toda a experiência vivida pelo público. Para isso, determina-se um conceito, a partir do qual, o fio condutor, elabora-se o processo para obtenção de uma unidade na mostra atemporal ENTREMEIO.
Contemplado o Projeto Circulação da Exposição ENTREMEIO, pela Política Nacional Aldir Blanc-PNAB, da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins e Governo Federal. A exposição também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.Depois de emocionar o público goiano na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia – abril de 2025, a exposição “ENTREMEIO”, do artista plástico Ronan Gonçalves (ROGO), com mérito soberano a capital tocantinense é coroada novamente com um novo fôlego criativo. Com a Produção Executiva de Ândrea Bangoim. A mostra será realizada de 11 a 31 de agosto de 2025, no NILA – Núcleo Integrado de Leitura e Artes, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas (TO), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A abertura oficial (vernissage) acontece no dia 15 de agosto, às 19h com a Performance Vermmelha apresentando a artista Lila Baraky habita os espaços: entre a arte e o yoga, entre o real e o virtual, entre o palco e o circo, entre cores vibrantes e o preto profundo. E é nesses mundos que ela cria, contorce e inventa. Agora, convida você para o ENTREMEIO, onde não há fronteiras e o impossível ganha corpo.
Após a afirmativa em Goiânia, que contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiás e da Vila Cultural, “ENTREMEIO” chega a Palmas com uma nova formatação, adaptada ao espaço, reforçando o diálogo entre arte, tempo e sensibilidade. As obras foram revisitadas e novas peças foram incorporadas, oferecendo uma experiência inédita e ainda mais imersiva ao visitante tocantinense. Na efervescente tapeçaria das artes, o Artista emerge glorioso, marcando uma décadas de suas pioneiras incursões nas entranhas do centro-oeste brasileiro através do espaço do Ateliê ROGO em Palmas. Nesta mostra, um testemunho vivo de sua evolução, onde obras que ecoam vivacidade entrelaçam, formando um mosaico de criatividade e expressão trazendo consigo um refinamento inigualável, enriquecido por uma miríade de experiências criativas, sonhos alinhavados e uma constante metamorfose de influências.
ENTREMEIO: Uma jornada entre tempos e espaços
A mostra parte do conceito de Diálogo Temporal, conduzindo o público por memórias, vivências e projeções do futuro por meio da arte contemporânea. As obras transbordam reflexões sobre a passagem do tempo e as transformações do mundo e do indivíduo.
No acervo, o público encontrará:
- Telas: Explorando a tensão entre o real e o abstrato.
- Fotografias: Capturas que eternizam instantes e questionam o tempo.
- Instalações de tecido: Elementos sensoriais que convidam à interação.
- Esculturas em ferro e tecido: Confronto entre força, fragilidade e mudança.
- Videoarte imersiva: Uma experiência que une imagem, som e emoção.
Sobre o artista
Ronan Gonçalves, conhecido como ROGO, é natural de Rio das Flores (RJ) naturalizado em Goiás e atua nas artes plásticas desde 2099. Artista pesquisador no exercício curatorial. Direção de Arte na Academia Internacional de Cinema – São Paulo SP 2009. Gestão Cultural na Instituição: FUNARTE e AGEPEL 2010. Cenografia para a Quasar Companhia de Dança 2014. POTRICH Galeria de Arte 2010/2014. Produtor em Marketing Cultural pela Instituição: MAC – Campinas SP 2015. Atua como Instrutor de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Palmas 2018/Atual. Organizador de diversas exposições na capital palmense transita entre meios de expressar seu encantamento pela Arte. Sua trajetória mistura Urbanidade e Natureza, Memória e Permanência, destacando-se por performances como “Magdalena” no MAC Goiás em 2006 com registros do fotografo Bernardo Borghetti. No estado do Tocantins é criador da concepção dos cenários do Festival de Música “Palmas para o mundo” assim como de espetáculos teatrais para o Teatro Municipal de Palmas Fernanda Montenegro desde 2017. Rrealizou Direção de Arte para o “Festival Estudantil Você na Tela” realizado pela Fundação Cultura de Palmas em 2018 e no mesmo ano o Filme “Menina Bonita de Trança”, do Diretor Nival Corea que galgou prêmio no Festival Internacional de Cinema em Gramado-RS entre outros festivais. Produção de Objetos do longa-metragem “Comed Club” de Direção André Araújo 2020. Curso Laboratório de pesquisa e criação em videoperformance com Tales Fray na LUX Espaço de Arte – SP 2020. “Vermmelha – Performace ROGO em cruzamento com vídeo” – Centro de Assuntos da Arte e Arquitetura CAAA – Guimarães Portugal 2021. Filme “O Segredo de João” na Diretor de Arte Para a Diretora Elizangela Dantas uma parceria entre a Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro em 2021. Cenotécnico Aderecista para Jubalina Produções, desenvolveu na esquipe de Direção de Arte o filme “Apoio Cultural” que tem a co-realização Mixirica e apoio da Produza 2023. Produtor de Arte para o Filme araguanese “Circo dos Sonhos” Direção de Cena por Fausto Lena com Artpalco Produções 2025.
Destaca a produção artistica em Palmas a performance Jacarta – Escala 1:1 Ações Humanas para escalas monumentais em 2016. Fundação Cultural de Palmas no cargo de Instrutor de Arte e Cultura desde 2017. Exposição ROGO Ser no NILA em 2018 com a pintura da Cúpula do Teatro Municipal Fernanda Montenegro coletivamente com a comunidade. Parceiro Casacor Tocantins com legado o Mural Praia da Graciosa e Exposição Natureza Transumância no Shopping Capim Dourado e a Coleção Casa Barco para Five Senses Risort. Curador da FAES Festival de Artes das Escolas de Palmas 2022/Atual. Organizador de Espaços Expositivos com acervo “Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins” e “Palmenses” no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho 2023. Produtor local do Fotografo Internacional Daniel Taveira montam mostras fotograficas na capital e conquistam premios pelo mundo com produções tocantinenses. Curador fundador do acervo Galeria Arte Aman 2023. Organizador de Exposições para artistas emergentes na Galeria de Arte Salve Cutura da Arte no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Exposição Entremeio em 2024 com Texto Poético do Crítico Helio Tafner no NILA Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Acessibilidade e ações educativas
A exposição mantém o compromisso com inclusão e acessibilidade, oferecendo:
- Intérprete de Libras nos eventos e vídeos.
- Audiodescrição das obras.
- Materiais acessíveis e com linguagem simplificada.
Além disso, o público poderá participar de:
- Montagem: 11 a 15 de agosto
- Evento Vermmelha: 15 de agosto, às 19h
- Visitação Guiada Agendadas para Escolas: de 20 a 29 de agosto, das 9h às 11h e das 14h às 16h
- Bate-papo Cultural: 25 de agosto, às 19h
Uma experiência que transforma
Mais do que uma exposição, ENTREMEIO é um convite à reflexão e à transformação. A mostra impacta não apenas quem consome arte, mas também educadores, estudantes e comunidades que buscam na arte um caminho de pertencimento e ressignificação.
“A arte precisa ser acessível e transformadora. Quero que as pessoas se reconheçam nas minhas obras e, mais do que isso, que elas sintam o desejo de transformar a própria realidade a partir dessa experiência”, afirma o artista. Interdisciplinar e pesquisador da linguagem performativa urbana fomenta seu conhecimento com práticas de marketing cultural, curadoria e direção de arte. Atua com o criar.
SERVIÇO
O quê: Exposição ENTREMEIO – Ronan Gonçalves
Vernissage: 15 de agosto de 2025, às 19h
Visitação: 11 a 31 de agosto de 2025
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Local: NILA – Núcleo Integrado de Leitura e Artes
Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – Palmas -TO
Entrada gratuita
Acessibilidade garantida
Você pode gostar
Música
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Publicadas
1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosTiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025 em Las Vegas ao lado de Kany García. Cantor brasileiro soma cinco vitórias na premiação.
A cerimônia, que antecede o evento principal do Latin Grammy, será realizada no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, no dia 13 de novembro, a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Academia Latina.
Tiago Iorc e Kany García comandam a cerimônia
Tiago Iorc, ganhador de cinco estatuetas do Latin Grammy, e Kany García, reconhecida por sua carreira autoral e passagem pelo programa Objetivo Fama, serão responsáveis por apresentar a cerimônia que revela grande parte dos vencedores das categorias da premiação.
O evento também contará com performances especiais de artistas convidados pela Academia, que serão anunciados nos próximos dias pela dupla de apresentadores.
Uma parceria musical e cultural
Tiago e Kany se conheceram há pouco mais de dois anos durante um festival de música e criaram uma conexão imediata nos bastidores.
O desejo de colaboração se concretizou no início de 2025 com o lançamento da canção “Quédate Otra Vez”, uma releitura bilíngue do sucesso “Amei Te Ver”, um dos maiores hits da carreira de Tiago.
A nova versão, que mistura português e espanhol, expressa a afinidade estética e afetiva entre os artistas e tem sido amplamente elogiada pela crítica, reforçando o diálogo cultural entre o Brasil e os países de língua hispânica — um reflexo que se estende agora à coapresentação do Latin Grammy.
Trajetória de sucesso e reconhecimento internacional
Com quase duas décadas de carreira, Tiago Iorc consolidou-se como um dos principais nomes da música brasileira contemporânea.
O artista soma nove indicações e cinco vitórias no Latin Grammy, além de prêmios nacionais e o respeito de artistas consagrados.
Sua primeira estatueta veio com o álbum “Troco Likes” (2015), seu primeiro projeto totalmente em português, que atingiu o status de platina com a versão ao vivo.
Com o álbum “Reconstrução” (2019), Tiago alcançou um marco histórico ao colocar todas as faixas simultaneamente no Top 50 do Spotify Brasil.
A faixa “Desconstrução” foi premiada como Melhor Canção em Língua Portuguesa e também indicada à categoria Canção do Ano.
Latin Grammy: a maior celebração da música latina
O Latin Grammy é considerado o prêmio mais importante da música latina, reunindo artistas de diversas nacionalidades.
A edição 2025 promete ser uma das mais representativas da década, celebrando o talento de músicos que promovem a diversidade sonora da América Latina.
A cerimônia principal acontecerá logo após a Première, e será transmitida pela Univision e plataformas oficiais da Academia Latina da Gravação.
A força da música brasileira no Latin Grammy
Tiago Iorc se junta a uma lista de artistas brasileiros que marcaram presença na história do prêmio, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Marisa Monte e Djavan.
Sua atuação como apresentador reflete o reconhecimento internacional da música brasileira e a valorização da produção artística nacional em um dos palcos mais prestigiados do mundo.
Mais notícias
Cultura
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Publicadas
1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosMostra de Emerson Silva sobre o Povo Krahô celebra a cultura indígena do Tocantins e emociona o público durante a COP30, em Belém.Exposição do Povo Krahô encanta público durante a COP30 em Belém
O evento ocorre de 10 a 21 de novembro e reúne chefes de Estado, ministros, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes de mais de 190 países.
Arte tocantinense na COP30
Além das discussões globais sobre o clima, a COP30 também é palco de manifestações culturais que celebram a diversidade amazônica.
Entre elas, está a Exposição do Povo Krahô, em cartaz no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, selecionada pelo Sesc Pará dentro do projeto Sesc Amazônia das Artes 2025.
Segundo Emerson Silva, a decisão de manter a mostra em Belém durante a COP30 partiu do Sesc Pará, como forma de ampliar o acesso do público internacional à arte tocantinense.
“É uma honra ter um trabalho que poderá ser visto por pessoas do mundo inteiro durante a COP30. A cultura indígena é essencial nos debates sobre o meio ambiente e o clima”, destacou o artista.
Histórias e saberes do Povo Krahô
A Exposição do Povo Krahô retrata a cosmologia, o cotidiano e os rituais da etnia por meio de fotografias, documentário e livro bilíngue.
O projeto foi viabilizado com recursos próprios e apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins, via Lei Paulo Gustavo, além de incentivo do Projeto Sesc Cultura ConVida.
A mostra já foi exibida em Palmas, São Luís e Teresina, ampliando o alcance da cultura tocantinense e promovendo o diálogo entre arte, ancestralidade e sustentabilidade.
Trajetória do artista
Com mais de 23 anos de carreira, o fotojornalista Emerson Silva é um dos principais nomes da fotografia tocantinense.
Ele já participou de exposições nacionais e internacionais, como Women That Make a Difference, na sede da ONU em Genebra, e o Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Atualmente, Emerson integra a Associação de Arte Ninho Cultural e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), além de colaborar com o WWF Brasil e o MAM-SP.
A cultura indígena como pilar da sustentabilidade
Para Emerson, expor a arte do Povo Krahô durante a COP30 é uma forma de reforçar a importância dos povos originários na preservação ambiental.
“A voz indígena sempre foi central na defesa do planeta. Ao conhecer a cultura Krahô, entendemos o valor da convivência respeitosa com a natureza”, afirmou.
Mais notícias
O Cerrado encontra a Amazônia: Tocantins em Concerto emociona público em Rio Branco e segue para Porto Velho
Espetáculo da Associação Viva Música celebra a integração cultural entre Tocantins e Amazônia em turnê nacional patrocinada pela Petrobras
Turnê nacional conecta o Tocantins à Amazônia
Com realização da Associação Viva Música e direção artística do maestro Bruno Barreto, o espetáculo integra a turnê nacional do projeto contemplado no edital Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
A turnê já passou por Palmas, Araguaína, Goiânia e Maceió, e agora percorre o Norte do país, revelando as conexões entre o Tocantins e a Amazônia — duas regiões unidas por laços culturais, linguísticos e musicais.
Música tocantinense emociona público acreano
O concerto levou ao palco obras de artistas consagrados do Tocantins, como Juraildes da Cruz, Dorivã, Lucimar e Braguinha Barroso, interpretadas por uma orquestra formada por músicos tocantinenses.
O público aplaudiu de pé a fusão entre o popular e o erudito, que deu nova roupagem às canções que retratam a alma do Norte do País.
“A música é ponte que une territórios e histórias”, diz maestro Bruno Barreto
O maestro Bruno Barreto, diretor artístico do projeto, celebrou a recepção calorosa do público acreano:
“Foi uma noite muito especial. O público de Rio Branco demonstrou uma sensibilidade incrível para acolher nossa proposta, que é justamente valorizar a cultura do Cerrado e encontrar nela um ponto de encontro com a Amazônia. A música é essa ponte que une territórios e histórias”, destacou.
Depoimentos e reconhecimento
A coordenadora de Cultura da Universidade Federal do Acre (UFAC), Fabiana Nogueira Chaves, destacou:
“O Tocantins em Concerto é um espetáculo de rara sensibilidade. Ele une diferentes mundos musicais e mostra que a cultura popular e a música de concerto podem caminhar lado a lado. Foi uma noite de arte, de pertencimento e de valorização das nossas raízes.”
O coordenador da Usina de Artes João Donato, Manoel Luiz Bem-vindo, ressaltou o impacto do projeto na democratização do acesso à cultura:
“Um espetáculo que é um presente para o Acre. É uma oportunidade de o público vivenciar a música orquestral de forma acessível, com repertório que fala das belezas naturais, das pessoas e das origens”, disse.
Educação, inspiração e integração cultural
O diretor da Escola de Música do Acre, Adson de Souza Barbosa, afirmou que iniciativas como essa têm valor educativo e inspirador:
“Projetos como esse ampliam horizontes e inspiram novos talentos. Muitos alunos da nossa escola estiveram presentes e saíram empolgados para aprender mais e se profissionalizar. A arte desperta sonhos e reafirma a importância da música na formação humana.”
O músico Alberan Moraes, convidado especial da noite, celebrou o encontro entre Cerrado e Amazônia: “Foi emocionante ver a força da música amazônica e do Cerrado se encontrando. É uma celebração das nossas identidades e da riqueza musical do Brasil.”
Próxima parada: Porto Velho
Após o sucesso em Rio Branco, o Tocantins em Concerto segue para Porto Velho (RO), onde se apresentará na sexta-feira, 7 de novembro, no Teatro Banzeiros, às 20h, com entrada franca.
O concerto promete mais uma noite de celebração à música brasileira e à integração entre o Cerrado e a Amazônia, levando ao público uma experiência única de som, emoção e pertencimento cultural.
Mais notícias
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
DESTAQUES



Cultura4 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Cultura4 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos



Entretenimento3 dias atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Governo do Tocantins3 dias atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



ALETO3 dias atrásLDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis