Entretenimento
Faet apresenta resultados e novos projetos voltados ao fortalecimento da classe rural
A Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins – FAET, realizou reunião ordinária do Conselho de Representantes da entidade para contabilizar resultados de 2024 e discutir novos projetos. Também foi um momento de apresentar aos presidentes dos sindicatos rurais um panorama das principais demandas do setor na atualidade.
Para o presidente Paulo Carneiro, a FAET nunca esteve tão ativa, fortalecendo sua presença nas mais diversas instâncias, sempre defendendo os interesses dos produtores rurais tocantinenses.
Ele citou como exemplo, a participação marcante dos representantes da entidade nos conselhos ambientais do estado, onde pautas como o licenciamento ambiental, o andamento do Cadastro Ambiental Rural – CAR e o plano de manejo das Áreas de Preservação Ambiental (APAs) tem gerado muitos embates e discussões.
“A Federação, já montou uma equipe específica pra isso e com o apoio da CNA vamos reforçar nosso corpo técnico para fortalecer a defesa dos nossos interesses onde se fizer necessário”, destacou.
Na reunião do Conselho de Representantes da FAET, que reúne os presidentes dos sindicatos rurais, também foi uma oportunidade de parabenizar os presidentes que foram reeleitos recentemente, como o Fátima, mas também dar boas vindas aos novos presidentes de sindicatos, como os de Natividade, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias e Ponte Alta do Bom Jesus.
PAUTA E DEBATE
A reunião contou com uma apresentação especial da superintendência do Banco do Brasil, que apresentou soluções para os produtores rurais. Gustavo Silveira, Gerente de Negócios Agro e André Schelemmer, superintendente de Varejo Centro-Norte mostraram que o Tocantins está recebendo recursos para a safra 24/25 superiores à safra anterior graças ao aporte que o banco realizou.
Os presidentes questionaram o banco sobre políticas de juros, negociação de dívidas e sobre seguro agrícola e elogiaram a disposição da instituição de buscar uma forma de ampliar o diálogo com o setor. Para 2025, o Banco do Brasil prometeu também estar mais presente nos eventos do agro tocantinense.
O superintendente da FAET, Fred Sodré apresentou um balanço da instituição em 2024 e a previsão orçamentária para 2025, que foram aprovados por unanimidade. Embora como todo o segmento rural a federação também tenha sentido reflexos da quebra de safra em função dos problemas climáticos na safra 23/24, os números apontam um equilíbrio e certeza de que a FAET cumpre rigorosamente seus compromissos.
A reunião também abriu espaço para uma exposição sobre a modelagem dos incentivos ao Carbono Florestal para o setor agropecuário como estratégia do Programa Jurisdicional de REDD+ do estado do Tocantins. As perspectivas acenam com oportunidades para o segmento rural.
Na reunião também teve uma apresentação de resultados do Projeto Capacita Sindicato, que qualificou presidentes de sindicatos e outros agentes rurais das entidades para prestarem um serviço de melhor qualidade a seus associados. O programa deve ter sequência em 2025.
O evento foi encerrado com uma visita ao Hospital do Amor em Palmas. O segmento rural tem sido um dos principais apoiadores da instituição, que é referência no tratamento de câncer no Tocantins e no Brasil.