Uma falha na transmissão de energia provocou a interrupção temporária do fornecimento elétrico em bairros de Palmas e Porto Nacional durante a madrugada. O problema ocorreu em uma linha de transmissão que não é operada pela distribuidora Energisa.
Distribuidora atuou com manobras de carga
De acordo com a Energisa, a falha teve início por volta das 4h24. Assim que o problema foi detectado, a empresa acionou a TAESA — transmissora responsável pela linha — e deu início a manobras de carga para restabelecer o fornecimento de energia de forma rápida e segura.
A prioridade foi garantir o abastecimento para serviços essenciais. Hospitais e unidades de saúde, por exemplo, não foram afetados. A normalização do serviço ocorreu de forma gradativa, com a distribuição totalmente restabelecida às 6h07, menos de duas horas após o início da ocorrência.
ONS investiga causas da falha na transmissão de energia
O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda apura as causas da falha que afetou a linha de transmissão. Até o momento, não há informações sobre fatores técnicos ou externos que tenham provocado o desligamento parcial.
Mesmo não sendo responsável pela linha afetada, a Energisa reforça que manteve equipes do Centro de Operação da Distribuidora mobilizadas durante todo o período da ocorrência para minimizar impactos aos consumidores.


