conecte-se conosco

Educação

Tocantins conquista destaque internacional na FEBRACE 2025 com biofilmes sustentáveis de babaçu e cúrcuma

Projeto do IFTO Araguaína ganha prêmio e vai representar o Brasil na Regeneron ISEF após destaque na FEBRACE 2025 com biofilmes de babaçu e cúrcuma.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Estudantes do IFTO Araguaína premiados na FEBRACE 2025 com projeto de biofilmes sustentáveis

Tocantins conquista destaque internacional na FEBRACE 2025 com biofilmes sustentáveis de babaçu e cúrcumaO Tocantins brilhou na FEBRACE 2025 com um projeto inovador e sustentável desenvolvido por estudantes do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguaína. A pesquisa, que propõe biofilmes à base de amido de coco babaçu e óleo essencial de cúrcuma, foi premiada na principal feira científica do país e conquistou credenciais para representar o Brasil em eventos internacionais nos Estados Unidos e em São Paulo.

Os estudantes Rennzo Rodrigues Diedrichs e Guilherme Pinesso, sob orientação do professor Ricardo Barbosa de Sousa, foram os responsáveis pelo projeto “Formulações de filmes bioativos à base de amido de coco babaçu aditivados com nanofibras de celulose e óleo essencial de Curcuma longa L.”, que obteve o 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e o título de Destaque da Unidade da Federação – Tocantins.

Além do reconhecimento técnico, o trabalho rendeu aos autores credenciais com todas as despesas pagas para a Regeneron ISEF 2025, a maior feira internacional de ciência pré-universitária, que ocorrerá em maio, nos Estados Unidos. O projeto também recebeu o Prêmio de Excelência FeNaDANTE, garantindo sua participação na Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.

Projeto premiado na FEBRACE 2025 propõe biofilmes como alternativa aos plásticos

O projeto apresentado na FEBRACE 2025 se destaca por aliar tecnologia, sustentabilidade e valorização de recursos naturais locais. Utilizando o amido extraído do mesocarpo do coco babaçu — amplamente disponível no Norte do Brasil — os estudantes desenvolveram filmes bioativos com potencial para substituir plásticos de uso único.

A adição de nanofibras de celulose e óleo essencial de cúrcuma, conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, fortaleceu as características funcionais do material. O método de produção usado foi o casting, com testes laboratoriais que mediram espessura, permeabilidade ao vapor, solubilidade em água e degradação em solo.

FEBRACE 2025 valoriza ciência jovem com impacto social e inovação

A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é realizada anualmente pela Escola Politécnica da USP e é considerada a maior mostra científica do país voltada a estudantes do ensino básico e técnico. A edição de 2025 reuniu 671 estudantes, 462 professores e 300 projetos finalistas, de 269 escolas públicas e privadas do Brasil.

Os projetos foram avaliados por especialistas da academia e da indústria com base em critérios como inovação, impacto social e excelência técnica. O trabalho do Tocantins também recebeu o Prêmio FeNaDANTE e garantiu vaga na Regeneron ISEF 2025, nos Estados Unidos, com despesas custeadas.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE 2025 contou com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, Sebrae, e instituições como o MCTI, CNPq e o Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo (CRT-SP). Seu objetivo é estimular a cultura científica e o empreendedorismo entre os jovens, formando lideranças que atuem na resolução de desafios contemporâneos com criatividade e consciência social.

📌 Quer saber mais sobre a participação do Tocantins na FEBRACE 2025?
Acompanhe a cobertura completa no Portal Jaciara Barros, onde a ciência, a juventude e o futuro sustentável se encontram em pauta!

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *