Turismo
Febtur comemora um ano de criação

Febtur comemora um ano de criação projetando crescimento para 2023
Há um ano, no dia 18 de outubro, nascia a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Durante assembleia realizada no Hotel Mirante da Ilha, com vista para a Ilha do Amor, representantes de 14 estados definiram os primeiros passos da entidade especializada em turismo e elegeram sua diretoria provisória, tendo o jornalista e publicitário Gorgônio Loureiro como presidente nacional.
O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre suas metas, fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para garantir a concretização de sua missão maior, que é dar visibilidade ao setor por meio de uma extensa rede de comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico.
“Criar uma entidade não é fácil, precisa de dedicação e trabalho”, ressalta Loureiro, lembrando que a decisão de partir para a criação de uma entidade federativa foi definida de forma democrática e consciente de que seria necessário formalizar primeiro as entidades regionais. “Em um ano, estamos com quatro entidades regionais registradas em cartório e com CNPJ, o que nos permite criar a nacional, além de outras em diferentes estágios de formalização”, revela.
Durante reunião on-line da diretoria nacional, o presidente ressaltou os avanços em projetos de nível nacional, fortalecimento da divulgação da entidade por meio de site próprio e redes sociais, realização do Ciclo de Palestras Febtut, com palestras virtuais para os associados, sobre temas como associativismo e marketing digital, além de ter definido o projeto Brasil Turismo e Gastronomia. “Temos muito a comemorar, estamos no rumo certo”, pontuou, ao informar que a diretoria definitiva da Febtur Nacional será eleita ainda neste ano.
Frutos
A jornalista Christina Hayne, presidente da Febtur Pará e idealizadora do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur), em Santarém, juntamente com os associados locais, ressalta que a entidade segue o caminho correto, de se fortalecer regionalmente. O trabalho da entidade tem gerado frutos importantes, como convites para participação em eventos do setor, como o workshop Turismo é Negócio, realizado pelo Sebrae Pará no município de Castanhal, nesta terça, 18.
A presidente da Febtur Bahia, Heloisa Braga, revela que durante a ABAV Expo 2022, realizada em setembro, em Olinda (PE), fez uma apresentação sobre a entidade para jornalistas de todo o País que se mostraram interessados em integrar a Federação, por entenderem a missão comprometida da Federação com o desenvolvimento do turismo nacional.
A Febtur também conta com regionais devidamente formalizadas nos estados de São Paulo e Tocantins, que realizaram diversas ações em nível regional ao longo de 2022. Já o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, José Maria Pinheiro, confirmou a legalização da sua regional e a disposição em realizar evento de comunicação de grande porte em Natal, no próximo ano.
Atual diretoria
Hoje, compõem a diretoria da Febtur, Gorgônio Loureiro (BA), presidente; Walter Estevam (SP), vice-presidente; Gilberto Correia, diretoria Administrativa; Seleucia Fontes (TO), diretoria de Projetos; Christina Hayne (PA), diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretoria de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretoria de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), diretoria de Comunicação; Cassandra Teodoro (SE), diretoria de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretoria Financeira, e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações Internacionais.
O Conselho de Ética conta com João Ramid Borges (PA), Shislane de Castro (SE) e Raimundo Penaforte (TO), titulares, e Sérgio Moreira (MG) Luiz Carlos Cezar (BA) e Gutemberg Bogéia (MA), suplentes. No Conselho Fiscal, Jairo Peres (BA), Rosimari de Oliveira (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP), Berna Farias e Messina Palmeira (PB).
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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