Educação
Febtur Tocantins – Centro-Oeste dá início às ações de 2023
Por Marco Túlio Tavares
Fotos Flávio Cavalera
O compromisso com o desenvolvimento do turismo no Estado do Tocantins e em sua Capital, Palmas, foi reafirmado durante jantar de abertura oficial da agenda de atividades de 2023 e apresentação do balanço de ações de 2022 da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur-TO). O evento ocorreu no Hotel Girassol Plaza, na noite de quinta, 9, reunindo associados e convidados.
Parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para que seus alunos de jornalismo tenham a oportunidade de desenvolver produtos de comunicação específicos para o turismo, na prática, será uma das ações relevantes em 2023. Com o envolvimento da Professora Dsc. Fátima Albuquerque e da Coordenadora do curso de Jornalismo, Professora Dsc. Daniela Soares, a proposta é aproximar os alunos a este segmento.
A Presidente da Febtur-TO, Seleucia Fontes, ressaltou aos integrantes da entidade, ao Presidente da Agência de Turismo de Palmas e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, e à colunista social e empresária Fátima Fernandes que os procedimentos para oficializar a parceria já estão em andamento.
“Enquanto eu estiver à frente das pastas as quais sou gestor, a Febtur poderá contar com a gente”, garantiu Lyra, antes de tecer grandes elogios à Presidente da entidade, que o assessorou durante sua atuação como secretário de Cultura e Turismo do Estado. “Tive o privilégio de trabalhar com a Seleucia, que foi uma grande mentora e orientadora, tanto na área do turismo quanto da cultural, pois domina como ninguém”, destacou. Ele exaltou também o trabalho dos profissionais de comunicação por serem o elo entre a comunidade e a gestão pública, ao produzirem informações de qualidade.
Jornalismo e turismo na UFT
A professora Dsc. Daniela Soares, ao fazer um resumo do projeto a ser realizado entre a Febtur e a UFT demonstrou a importância da parceria. “É preciso aproximar os alunos à realidade do mercado, para que tenham mais experiência e possam sair da academia ainda mais preparados”, afirmou. A docente falou sobre a possibilidade da implantação de disciplina optativa especializada em turismo, com apoio da Febtur, já para o próximo semestre na Instituição, como forma de incentivar a temática aos futuros profissionais da comunicação.