Turismo
Feriados 2023: Melhores lugares para viajar de carro no Brasil

Este ano está repleto de feriados e a Zapay listou 12 destinos agradáveis para colocar o carro na estrada
Com uma grande quantidade de feriados com possibilidade de folgas emendadas, este ano está ideal para quem gosta de viajar. O Brasil é um país muito rico em cultura, com opções de roteiros agradáveis para todos os gostos. Com a proximidade do feriado de Tiradentes (21/04) e do dia do trabalho (01/05) , a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, selecionou 12 lugares para viajar de carro pelas rodovias brasileiras, para aproveitar um momento de descanso com a família, amigos ou até mesmo sozinho. Confira:
Estrada Rio-Santos (de São Paulo ao Rio de Janeiro)
Esta é uma ótima opção aos amantes do mar e do litoral, pois é possível conhecer praias, ilhas e dunas localizadas entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em baixa temporada, as praias ficam menos movimentadas, o que possibilita aproveitar mais as praias e seus pontos turísticos.
Caminho entre Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ)
Esse trajeto é indicado para quem gosta de sossego e pontos turísticos históricos. Tanto a capital Rio de Janeiro quanto Petrópolis trazem muito da história do Brasil, com registros arquitetônicos do tempo colonial. A rota pavimentada entre as duas cidades tem cerca de 70 quilômetros, possibilitando que os viajantes apreciem a natureza local, com a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica.
Estrada entre Curitiba e Antonina (PR)
Antonina é uma cidade histórica, com clima litorâneo, que oferece muitas opções de lazer para a família toda. O trajeto entre Curitiba e Antonina dura cerca de 1h30, e alguns locais interessantes são: Bairro Alto, Estação Ferroviária, a Filarmônica Antoninense, Igreja Bom Jesus do Saivá e Fonte da Carioca.
Estrada do Vinho (São Roque — SP)
São Roque está localizada a cerca de 50 quilômetros da capital de São Paulo e é um destino muito proveitoso para os amantes das uvas e das alcachofras. Devido às vinícolas e plantações da fruta é conhecida como a Terra do Vinho, que além disso ainda oferece um excelente roteiro gastronômico. A cidade oferece atrações para qualquer época do ano.
Trajeto entre Brasília e Chapada dos Veadeiros
Este é um dos principais destinos da região Centro-Oeste brasileira, repleto de biodiversidade e experiência única. Alguns dos principais pontos turísticos são: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, Catarata dos Couros, Cachoeira Almécegas, Cachoeira Loquinhas e Jardim de Mayteia. Além da apreciação da natureza, é possível também praticar esportes radicais.
Entre João Pessoa (PB) e Natal (RN)
A BR 101 é mais uma ótima opção para viajar, pois a estrada não apresenta muitas curvas, é bem sinalizada e duplicada. Para aproveitar a viagem entre as duas cidades, é recomendável uma ótima noite de sono para que seja possível aproveitar toda a beleza do caminho e o lazer tanto em João Pessoa quanto em Natal.
Rota entre Florianópolis e Bombinhas (SC)
Bombinhas é mais uma cidade com muitas opções para os amantes do litoral, com mais de quarenta praias disponíveis para diferentes opções de lazer. É um ótimo destino para os amantes do surf, assim como aqueles que adoram nadar em águas cristalinas e desfrutar do contato com a natureza. Algumas opções de lazer são Mirante Eco360º, Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, Praia do Embrulho e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Estrada Transpantaneira (MT)
Mais uma ótima opção aos apaixonados pela natureza e pela biodiversidade brasileira. A Estrada Transpantaneira é uma antiga estrada de terra com cerca de 160 quilômetros de extensão — o percurso completo pode levar cerca de quatro dias. Ela passa por diversas fazendas e pousadas rurais, além de cruzar o Pantanal. Foi transformada em uma Unidade de Conservação Estadual, a Estrada Parque Transpantaneira.
Rota das Emoções
Neste trajeto, você poderá desfrutar das belezas naturais do Ceará, Piauí e Maranhão. O destino fornece um passeio completo que atende a todos os gostos e idades. Alguns dos principais locais a serem visitados são: Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba, Barra Grande, Tutóia e Barreirinhas.
Rota de Boa Vista (RR) a Manaus (AM)
Se a ideia é conhecer as belezas entre Boa Vista e Manaus, a BR-174 é a melhor opção. São 769 quilômetros de exuberância amazônica, com rica biodiversidade para se observar. Programe-se para curtir o caminho com direito a todos os detalhes oferecidos pela Floresta Amazônica.
Viagem entre Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
O Nordeste é sempre uma opção atrativa para viajar de carro, com diversas cidades ricas em biodiversidade e opções de passeio e turismo para toda a família. O Rio Grande do Norte é repleto de praias e dunas. A Paraíba, por sua vez, apresenta muitas opções para quem curte bares e restaurantes, e também para quem deseja fazer turismo ecológico. E as piscinas naturais de Pernambuco são um atrativo que despertam o interesse de turistas de vários estados.
Trajeto de Belém a Mosqueiro (PA)
Esta sugestão é para quem é fã de praias de águas doces. Trata-se de uma viagem com cerca de 1h20 para percorrer os 70 quilômetros que separam Belém de Mosqueiro. Este trajeto pode ser feito pela Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho. Alguns passeios indicados são: Praia Marahu, Praia do Farol, Praia do Paraíso, Praça da Vila de Mosqueiro, dentre outros.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento4 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção