Turismo
Feriados 2023: Melhores lugares para viajar de carro no Brasil

Este ano está repleto de feriados e a Zapay listou 12 destinos agradáveis para colocar o carro na estrada
Com uma grande quantidade de feriados com possibilidade de folgas emendadas, este ano está ideal para quem gosta de viajar. O Brasil é um país muito rico em cultura, com opções de roteiros agradáveis para todos os gostos. Com a proximidade do feriado de Tiradentes (21/04) e do dia do trabalho (01/05) , a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, selecionou 12 lugares para viajar de carro pelas rodovias brasileiras, para aproveitar um momento de descanso com a família, amigos ou até mesmo sozinho. Confira:
Estrada Rio-Santos (de São Paulo ao Rio de Janeiro)
Esta é uma ótima opção aos amantes do mar e do litoral, pois é possível conhecer praias, ilhas e dunas localizadas entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em baixa temporada, as praias ficam menos movimentadas, o que possibilita aproveitar mais as praias e seus pontos turísticos.
Caminho entre Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ)
Esse trajeto é indicado para quem gosta de sossego e pontos turísticos históricos. Tanto a capital Rio de Janeiro quanto Petrópolis trazem muito da história do Brasil, com registros arquitetônicos do tempo colonial. A rota pavimentada entre as duas cidades tem cerca de 70 quilômetros, possibilitando que os viajantes apreciem a natureza local, com a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica.
Estrada entre Curitiba e Antonina (PR)
Antonina é uma cidade histórica, com clima litorâneo, que oferece muitas opções de lazer para a família toda. O trajeto entre Curitiba e Antonina dura cerca de 1h30, e alguns locais interessantes são: Bairro Alto, Estação Ferroviária, a Filarmônica Antoninense, Igreja Bom Jesus do Saivá e Fonte da Carioca.
Estrada do Vinho (São Roque — SP)
São Roque está localizada a cerca de 50 quilômetros da capital de São Paulo e é um destino muito proveitoso para os amantes das uvas e das alcachofras. Devido às vinícolas e plantações da fruta é conhecida como a Terra do Vinho, que além disso ainda oferece um excelente roteiro gastronômico. A cidade oferece atrações para qualquer época do ano.
Trajeto entre Brasília e Chapada dos Veadeiros
Este é um dos principais destinos da região Centro-Oeste brasileira, repleto de biodiversidade e experiência única. Alguns dos principais pontos turísticos são: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, Catarata dos Couros, Cachoeira Almécegas, Cachoeira Loquinhas e Jardim de Mayteia. Além da apreciação da natureza, é possível também praticar esportes radicais.
Entre João Pessoa (PB) e Natal (RN)
A BR 101 é mais uma ótima opção para viajar, pois a estrada não apresenta muitas curvas, é bem sinalizada e duplicada. Para aproveitar a viagem entre as duas cidades, é recomendável uma ótima noite de sono para que seja possível aproveitar toda a beleza do caminho e o lazer tanto em João Pessoa quanto em Natal.
Rota entre Florianópolis e Bombinhas (SC)
Bombinhas é mais uma cidade com muitas opções para os amantes do litoral, com mais de quarenta praias disponíveis para diferentes opções de lazer. É um ótimo destino para os amantes do surf, assim como aqueles que adoram nadar em águas cristalinas e desfrutar do contato com a natureza. Algumas opções de lazer são Mirante Eco360º, Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, Praia do Embrulho e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Estrada Transpantaneira (MT)
Mais uma ótima opção aos apaixonados pela natureza e pela biodiversidade brasileira. A Estrada Transpantaneira é uma antiga estrada de terra com cerca de 160 quilômetros de extensão — o percurso completo pode levar cerca de quatro dias. Ela passa por diversas fazendas e pousadas rurais, além de cruzar o Pantanal. Foi transformada em uma Unidade de Conservação Estadual, a Estrada Parque Transpantaneira.
Rota das Emoções
Neste trajeto, você poderá desfrutar das belezas naturais do Ceará, Piauí e Maranhão. O destino fornece um passeio completo que atende a todos os gostos e idades. Alguns dos principais locais a serem visitados são: Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba, Barra Grande, Tutóia e Barreirinhas.
Rota de Boa Vista (RR) a Manaus (AM)
Se a ideia é conhecer as belezas entre Boa Vista e Manaus, a BR-174 é a melhor opção. São 769 quilômetros de exuberância amazônica, com rica biodiversidade para se observar. Programe-se para curtir o caminho com direito a todos os detalhes oferecidos pela Floresta Amazônica.
Viagem entre Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
O Nordeste é sempre uma opção atrativa para viajar de carro, com diversas cidades ricas em biodiversidade e opções de passeio e turismo para toda a família. O Rio Grande do Norte é repleto de praias e dunas. A Paraíba, por sua vez, apresenta muitas opções para quem curte bares e restaurantes, e também para quem deseja fazer turismo ecológico. E as piscinas naturais de Pernambuco são um atrativo que despertam o interesse de turistas de vários estados.
Trajeto de Belém a Mosqueiro (PA)
Esta sugestão é para quem é fã de praias de águas doces. Trata-se de uma viagem com cerca de 1h20 para percorrer os 70 quilômetros que separam Belém de Mosqueiro. Este trajeto pode ser feito pela Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho. Alguns passeios indicados são: Praia Marahu, Praia do Farol, Praia do Paraíso, Praça da Vila de Mosqueiro, dentre outros.
Turismo
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Por Suzana Barros

Reforçando o reconhecimento dos membros da Abrajet Nacional, a Abrajet São Paulo realizou dia 26 de junho/25 a entrega do Troféu 40 Anos da Instituição. A homenagem foi feita durante o Fórum de Turismo, promovido pela seccional no cine Orlandi, na cidade Socorro (SP).
Segundo a presidente da Abrajet São Paulo, Miriam Petrone, a entrega do troféu foi uma forma de reconhecer oficialmente a importância e a contribuição dos parceiros, para a realização do V Fórum e da reunião do Conselho Nacional da entidade, ocorrida no período de 26 a 29 no município.
Os troféus formam entregues aos parceiros que contribuíram para a realização do evento, a exemplo do prefeito de Socorro, Maurício Santos; da secretária de Turismo da cidade, Genilda Barros; para a presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
“Sem o apoio desses parceiros e de outros integrantes do trade turístico de Socorro não teríamos obtido o sucesso e resultados tão positivos”, reconhece Miriam Petrone, presidente da Abrajet São Paulo.
O presidente da Abrajet Nacional, Luiz de Sousa Pires, também reconheceu a importância dos colaboradores para a concretização e para os bons resultados do evento.
“Somos gratos a todos os parceiros e esperamos retribuir direta ou indiretamente, de forma que obtenham o retorno esperado com a divulgação do Turismo deste destino pelos jornalistas da nossa Associação”, disse Pires.
Retorno
Ciente desse retorno, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, não hesitou em colocar a Secretaria Municipal de Turismo para acompanhar os detalhes do evento, de forma a dar condições para que os participantes não só discutissem, como também conhecessem as potencialidades turísticas da região.
Associação Comercial
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), Maria Isabel Lopes, teve atuação preponderante na realização do evento ao agregar parceiros que recepcionaram os jornalistas.
“Sabemos da importância dessas parcerias. Divulgando o Turismo de Socorro, todos ganham: desde os artesãos, a rede hoteleira, bares, restaurantes, como também os empresários e o comércio de maneira geral”, atesta.
Agradecimentos
Durante a entrega da homenagem, Miriam Petrone registrou agradecimentos a Tiago Faria, presidente da Câmara Municipal; Jaqueline Franco, presidente do Comtur; Ronaldo Silva, presidente da Astur; Caio Salgado, diretor do CICAP; Bruno Omori, presidente IDT/CEMA; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará; Gilberto Pacheco, CEO da MWWAY e Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Realização
Segundo Petrone, a realização do evento também contou com a imprescindível participação do Sicredi, da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), da Ecobeer e da Socopiso.
Miriam registrou também o apoio das pousadas Encantos de Socorro, Nava, Sons do Silêncio, Valle das Orquídeas, Recanto do Amanhecer, Recanto da Tuca e dos hotéis Recanto da Cachoeira, Fazenda 7 Belo, Grinberg´s Village, Fazenda Dona Paschoalina, Fazenda Village Montana, Fazenda Campo dos Sonhos e hotel Fazenda Colina dos Sonhos.
Mais apoios
Petrone ressaltou, ainda, a contribuição dos seguintes empreendimentos: Rancho Pompéia, Pedra Bela Vista, Empório da Cachoeira, restaurante Nascentes, Priscila Lobo Doces, restaurante Maná Gastrobar, Fazenda 7 Senhoras, FMtour, Cine Cavalieri Orlandi, Empório do Cristo, Igreja Matriz Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Marcúrio Viagens e Turismo, Centro Cultural Movimento, Camptrainning Off road Parque Aui Mauê, PróximAventura Canoar, Mega Park Turismo de Aventura, Base 44 Raing & Aventura e Espaço de Artesanato.
Turismo
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
Arte, cultura e um café de brincar dão o tom do novo empreendimento, criado para proporcionar experiências inesquecíveis a crianças, adolescentes e suas famílias

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade.
Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h.
Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h.
Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania.
Um espaço para viver a infância em sua plenitude
Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos.
Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos.
Ambientes que encantam e despertam sentidos
- Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor.
- Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos.
- Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar.
- Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento.
- Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos.
- Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti
Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas.
Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti:
“Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian
“O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas3 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
-
Entretenimento3 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas