Conteúdo Religioso
Festejo da Catedral de Palmas inicia programação religiosa e social em 30/05

Começa na sexta-feira, 30 de maio, a programação do Festejo da Catedral de Palmas, na Praça dos Girassóis. As celebrações do padroeiro Divino Espírito Santo seguem até domingo, 8 de junho, data em que a Igreja Católica celebra Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Alinhado com o Jubileu da Esperança, o tema proposto para este ano é: ‘O Espírito da Esperança’. Já o lema bíblico está no Livro de Romanos, que diz “A esperança não nos decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A programação geral conta com Missa diária e Novena, a partir das 18h30. A cada dia, um dom do Espírito Santo é meditado. Nas sextas, sábados e domingos (30 e 31 de maio, e 1,6, 7 e 8 de junho) a Festa Social ganha espaço. A partir das 19h, a comunidade pode aproveitar barracas de comidas, brincadeiras para crianças, show de prêmios e música ao vivo.
A Carreata do Divino marca o último dia do Festejo. Ela tem início às 17h, na região do Estádio Nilton Santos. De lá, os fiéis seguem até a Catedral percorrendo as principais vias da capital, demonstrando a devoção pelo Espírito Santo
Além de celebrar o padroeiro, a festa religiosa tem a grande meta de arrecadar fundos para a construção da sede definitiva da Catedral. O foco neste ano é finalizar o andar térreo, custeando principalmente a tubulação de ar e os aparelhos responsáveis pela climatização do espaço. Lá será o local de vivência pastoral da paróquia, onde vão ficar o Salão de Festas, Centro Catequético e salas de reunião.
“O Festejo é a grande festa da vida em comunidade. Mais do que conseguir recursos para a obra, ele é a oportunidade de servir, de se doar. O Festejo é uma expressão da fé, seja a celebrada por quem é devoto ao Espírito Santo, seja por quem a vive por meio do serviço. São mais de 400 voluntários, membros de pastorais e movimentos, que se empenham para que tudo funcione. Esse número mostra uma comunidade coerente com a proposta do Evangelho”, analisa o Pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.
MÚSICA CATÓLICA
Uma das novidades para 2025 está na parte musical. No primeiro final de semana da festa, três cantores católicos conhecidos nacionalmente sobem ao palco: Eros Biondini (30/05), Flávio Vitor (31/05) e Vivy e Nathan (01/06).
Eros Biondini é cantor e compositor de músicas consagradas no meio católico, a exemplo de ‘Chuva de Graça’, ‘Nas Asas do Senhor’, e ‘Tomo Posse’. Flávio Vitor também interpreta grandes sucessos religiosos, como ‘Acaso não sabeis’ e ‘Eis-me aqui’. Já a dupla Vivy e Nathan é um casal católico que aposta no ritmo sertanejo para evangelizar. Entre os destaques estão ‘Mais que bem vindo’, ‘Mimimi’ e ‘Arroz Queimado’.
No fim de semana seguinte, o Festejo da Catedral abre espaço para talentos tocantinenses: George Brasil (06/06), Turma do Padre Dudu (07/06) e Luciana Assunção (08/06).
A ideia de trazer grandes shows católicos, na visão do Padre Eduardo Zanom, é despertar a esperança. “A música nos ajuda a lembrar que somos um povo em caminho e que vivemos a alegria de estar nessa caminhada com Jesus”.
SHOW DE PRÊMIOS
Outra atração esperada da Festa Social é o Show de Prêmios. São 18 premiações no total, sendo três em cada noite. Entre os principais itens estão viagens para Maceió (AL) e Jalapão (TO), Moto Honda CG 160 Start e eletroeletrônicos, como smartphones e tablets. A cartela para concorrer custa R$ 15 e está à venda na Secretaria Paroquial e nos Caixas do Festejo.
RESUMO
Festejo 2025 – Catedral de Palmas (30/05 a 08/06)
Santa Missa e Novena
diariamente, a partir de 18h30;
Festa Social
Sextas, Sábados e Domingos, a partir de 19h – Show de Prêmios, Barracas de Comidas, Espaço Infantil e Apresentações Musicais Regionais e Nacionais;
Carreata do Divino
Domingo, 08/06, a partir de 17h – Saída do Estádio Nilton Santos até a Catedral de Palmas
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
Conteúdo Religioso
Leão XIV: peço que pare imediatamente a barbárie da guerra
O Papa voltou a falar sobre a triste realidade vivida pelos povos que sofrem insistentemente com as guerras. Primeiro, ao final da missa celebrada na manhã deste domingo (20/07), em Albano, quando interpelado por jornalistas italianos, afirmou que “o mundo já não aguenta mais com tantas guerras”.

O Papa Leão XIV voltou a se posicionar sobre a tragédia que atingiu a única igreja católica na Faixa de Gaza na última quinta-feira (17/07), que matou três pessoas e feriu outras 10, inclusive o pároco da Santa Família, Padre Gabriel Romanelli. Primeiramente, ao final da missa presidida na Catedral de Pancrácio Mártir, em Albano, na manhã deste domingo (20/07), o Pontífice, ao saudar a comunidade pelas principais ruas da cidade, foi interpelado por alguns jornalistas sobre a situação em Gaza e disse:
Questionado sobre a conversa que teve com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após o ataque militar israelense contra a Igreja da Sagrada Família em Gaza, o Papa Leão XIV comentou:
“Sim, conversamos, foi publicado, insistimos sobre a necessidade de proteger os locais sagrados de todas as religiões, trabalhar juntos também nesse sentido, mas com verdadeiro respeito pelas pessoas e pelos locais sagrados, e tentar deixar para trás tanta violência e tanto ódio, tantas guerras.”
Na oportunidade do telefonema, Leão XIV fez um forte apelo para que se chegasse a um cessar-fogo e ao fim da guerra. O Papa também demonstrou grande preocupação “pela dramática situação humanitária da população de Gaza, cujo preço devastador é pago especialmente pelas crianças, idosos e pessoas doentes”.
O apelo do Papa no Angelus pelo fim da “barbárie da guerra”
Ao final da oração mariana do Angelus deste domingo (20/07), aos presentes na Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, Leão XIV voltou a reforçar sobre a busca pela paz com “mais notícias dramáticas chegando do Oriente Médio”, recordando o triste ataque sofrido pelos cristãos em Gaza durante a semana: “expresso minha profunda dor pelo ataque do exército israelense contra a Paróquia Católica da Sagrada Família, na cidade de Gaza. Como sabem, na última quinta-feira, ele causou a morte de três cristãos e ferimentos graves em outros”. O Papa então disse rezar por todos os envolvidos, paroquianos e familiares das vítimas, citando o nome das três pessoas que morreram: Saad Issa Kostandi Salameh, Foumia Issa Latif Ayyad e Najwa Ibrahim Latif Abu Daoud:
“Dirijo à comunidade internacional o apelo para que observe o direito humanitário e se respeite a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição de punição coletiva, do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população. Aos nossos amados cristãos do Oriente Médio, digo: estou próximo à sensação de vocês de poder fazer pouco diante desta situação tão dramática. Vocês estão no coração do Papa e de toda a Igreja. Obrigado pelo testemunho de fé de vocês. Que a Virgem Maria, mulher do Oriente, aurora do Sol novo que surgiu na história, os proteja sempre e acompanhe o mundo rumo ao amanhecer da paz.”
O Papa, então, dirigiu várias saudações aos grupos presentes, em especial àqueles do Fórum Internacional da Ação Católica que idealizaram a “Maratona de Oração pelos Governantes”, que convida a parar por 1 minuto a rezar pela paz neste domingo (20/07), entre às 10h e 22h: “o convite, dirigido a cada um de nós, é de pararmos apenas por um minuto para rezar, pedindo ao Senhor que ilumine os nossos governantes e inspire neles projetos de paz”.
O Pontífice também fez um agradecimento especial pelo acolhimento recebido durante seu primeiro período de férias em Castel Gandolfo que, ao invés de terminar neste mesmo domingo (20/07) como era previsto, deve acontecer na terça-feira (22/07), segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. E o retorno de Leão XIV às Vilas Pontifícias para mais um tempo de repouso será em agosto, entre os dias 15 e 17.
Fonte: Vatican News
Conteúdo Religioso
Turma do Padre Dudu lança música com a Universal Music Brasil
Turma do Padre Dudu estreia na Universal Music com a canção “Paraíso, Paraíso, Eu prefiro o Paraíso”, marcando nova fase da evangelização infantil.

A Turma do Padre Dudu acaba de dar um novo passo na evangelização infantil. O grupo lançou, na última sexta-feira (4 de julho), a canção “Paraíso, Paraíso, Eu prefiro o Paraíso”, marcando também a sua estreia no catálogo da Universal Music Brasil, uma das maiores gravadoras do mundo.
O contrato entre a gravadora e o projeto, idealizado pelo pároco da Catedral de Palmas, Padre Eduardo Zanom, conhecido como Padre Dudu, foi assinado recentemente. A parceria representa a expansão nacional de um projeto que une fé, arte e alegria para alcançar crianças e famílias.
“O acordo de parceria com a maior gravadora do mundo só vai potencializar nosso carisma e trabalho, permitindo que os frutos dessa evangelização infantil, impulsionada pela musicalidade, alcancem crianças e famílias de todo Brasil”, afirmou Padre Dudu com entusiasmo.
Música tem origem italiana e história ligada a São Filipe Néri
A canção é uma versão em português de “Preferisco il Paradiso”, do compositor italiano Marco Frisina. A autorização para adaptação foi concedida pessoalmente a Padre Dudu, durante visita à Itália no início do ano. Na ocasião, o sacerdote representou a Arquidiocese de Palmas no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, realizado em fevereiro no Vaticano.
A história da música remete à vida de São Filipe Néri, conhecido como o santo da alegria. Sacerdote italiano que viveu no século XVI, Filipe se dedicou a evangelizar jovens, pobres e doentes, recusando duas vezes o convite para se tornar cardeal com a emblemática frase: “Eu prefiro o paraíso.” Essa também é a frase que dá nome ao filme sobre sua vida, embalado pela trilha de Frisina.
Clipe animado já está disponível
A música pode ser ouvida nas principais plataformas digitais de streaming. O clipe animado, desenvolvido especialmente para o público infantil, está disponível no canal do projeto no YouTube. Com linguagem simples e alegre, o vídeo traz personagens que representam diferentes escolhas de vida, destacando sempre o valor da espiritualidade e da relação com Deus.
Conheça a Turma do Padre Dudu
Criada em outubro de 2020 por Padre Eduardo Zanom, a Turma do Padre Dudu tem como missão oferecer às crianças conteúdos que unam entretenimento, educação, cultura e espiritualidade cristã.
Além da Santa Missa realizada aos domingos, às 10h, na Catedral de Palmas, a turma mantém presença ativa nas redes sociais pelo perfil @turmadopadreduduoficial e realiza apresentações musicais e teatrais que já percorreram Palmas e cidades do interior do Tocantins.
Links úteis
-
Social4 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social2 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Sebrae3 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO