Governo do Tocantins
Festival CineToca encerra edição com premiação e homenagens em Palmas

A segunda edição do Grande Prêmio do Cinema do Tocantins (CineToca) foi encerrada na sexta-feira (26), no CineSesc, em Palmas. O evento contou com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Durante a cerimônia, a Secult foi representada pela assessora de gabinete Lara Faez, que destacou a importância do festival para o fortalecimento do setor audiovisual no Estado. Uma das novidades desta edição foi o Troféu Ritxòkò, criado pelo artesão tocantinense José Soares. Inspirada nas bonecas Karajá, a peça homenageia o patrimônio cultural indígena reconhecido pelo Iphan e tornou-se símbolo do evento.
Premiações
Entre os premiados da Mostra Tocantinense, o júri técnico escolheu:
-
“Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela de Taquaruçu do Porto”, de Andréia Lopes e Cristiano Viana – Melhor Documentário;
-
“Maria Izabel”, de Kaká Nogueira – Melhor Filme de Ficção;
-
“Por Grades, o Caminho para a Liberdade”, de Jorge Cardoso – Melhor Direção;
-
“Navegando entre Caixas Pretas”, de Gustavo Henrique – Melhor Montagem (André Araújo) e Melhor Som e Trilha Sonora (Heitor Martins e Fredrico Garibalde).
Na escolha do júri popular, o prêmio de Melhor Filme Tocantinense foi para “O Cavaleiro das Ruas”, de Alexandre Reis. Já na Mostra Nacional, o vencedor de Melhor Filme de Ficção foi “Kaduki”, dirigido por Tiago Minamisawa.
Festival e programação
O CineToca exibiu 12 produções na Seleção Oficial 2025, sendo sete filmes nacionais e cinco tocantinenses. Além das mostras competitivas, houve sessões abertas ao público, rodas de conversa e a cerimônia de premiação. O festival recebeu 443 inscrições de todas as regiões do Brasil.
O júri técnico foi formado pela crítica de cinema Carolinne Macedo, o produtor Ânderson Fragozo e o professor Dr. Miguel Angel. Os organizadores Túlio de Melo e Leandro Alcântara confirmaram que o prêmio terá caráter anual e anunciaram a versão itinerante ainda em 2025, que levará os filmes premiados a três municípios do Tocantins.
Homenagem
Nesta edição, o festival homenageou o jornalista, escritor e poeta Tião Pinheiro, por sua trajetória de mais de 40 anos na cultura e comunicação em Goiás e Tocantins.
Também foi apresentado o projeto “Cinematografia Tocantinense”, da cineasta e pesquisadora Elisângela Dantas, que mapeia salas de cinema, cineclubes, realizadores e obras no Estado, iniciativa apoiada pela Secult via Pnab.
A cerimônia contou com a presença de representantes culturais, entre eles Cícero Belém (Ministério da Cultura no Tocantins), Luara Aquino (Fundação Cultural de Palmas) e Elpídio Neto (Conselho de Políticas Culturais do Tocantins).
Governo do Tocantins
Tocantins participa do primeiro dia da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília
Evento segue até dia 1º de outubro, com painéis temáticos, os espaços de diálogo, a plenária com deliberação das propostas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), marcou presença no primeiro dia da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília nesta segunda-feira, 29. O evento, que segue até o dia 1º de outubro, reuniu mais de 4 mil participantes de todo o Brasil no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), tomado por emoção, reflexões e debates sobre os rumos das políticas públicas voltadas às mulheres.
Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, a conferência tem como um dos principais objetivos a construção das diretrizes para o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, documento que orientará ações em todo o país para ampliar direitos, enfrentar a violência de gênero e fortalecer a igualdade.
A abertura oficial contou com a condução da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que destacou a força da mobilização feminina e a importância do reencontro democrático. “Tentaram nos calar, mas não conseguiram. Esta conferência é a realização de um sonho coletivo, sonhado e construído juntas, que ganha vida graças à mobilização que percorreu todo o Brasil”, destacou a ministra, sendo ovacionada pelo público.
A delegação tocantinense, eleita durante as Conferências Regionais e Estadual de Políticas para as Mulheres, participa levando propostas construídas coletivamente ao longo de 2025. Para a secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda, a presença do Tocantins no evento é estratégica. “Encerramos este primeiro dia com a certeza de que estamos contribuindo para um debate nacional fundamental. Representamos as mulheres do nosso estado com compromisso e responsabilidade, reafirmando que políticas públicas só se fortalecem com a escuta e a participação social”, pontuou.
A 5ª CNPM é organizada pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e reúne representantes do poder público, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, consolidando-se como o maior espaço democrático de participação social para a formulação de políticas públicas para as mulheres.
Durante três dias de evento, as participantes poderão acompanhar painéis temáticos, os espaços de diálogo, a plenária final com deliberação das propostas, além de atividades culturais, feira de economia solidária e a tenda mulheres e clima, que trará debates e ações voltadas à justiça climática e de gênero.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins prestigia lançamentos de obras esportivas com a presença do Ministro André Fufuca
Centros Esportivos, um no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, e outro em Palmas, integram o Programa de Aceleração do Crescimento

Para o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Salim Moreira, a construção dos centros representa um avanço na democratização do acesso ao esporte e ao lazer, fortalecendo as parcerias que beneficiam a população, sobretudo os jovens. “Vejo como essencial essa parceria entre o Governo Federal, a Prefeitura e o Governo do Tocantins, por meio da nossa Secretaria dos Esportes e Juventude. Nosso objetivo é oferecer oportunidades para jovens e crianças, formando não apenas campeões, mas cidadãos, e a secretaria estará em total apoio a projetos como este”, destacou.
Em Luzimangues, o ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou a importância do investimento federal para atender às demandas locais. “Estamos em um dos distritos mais importantes do Brasil e o nosso ministério tem a missão de democratizar estruturas esportivas de qualidade por todo o país. Fico muito satisfeito em trazer para Luzimangues este Centro Esportivo Comunitário que vai valorizar a região, oferecer esporte, lazer e uma estrutura digna para a população”, declarou o ministro.
Centro Esportivo de Luzimangues
O Centro Esportivo Comunitário de Luzimangues será construído no setor Jardim Madrid. O espaço contará com campos society com grama sintética e natural, ginásio poliesportivo, pista de caminhada e parquinho infantil, oferecendo infraestrutura adequada para a prática esportiva, lazer e convivência social. A obra contempla conta com um orçamento de R$ 1,5 milhão.
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou a grandeza do projeto no distrito de Luzimangues, ressaltando a importância de parcerias que possibilitam ações como essa. “Agradecemos a presença do secretário Juarez, representando o governador, reconhecemos a trajetória e seriedade de Laurez Moreira, e confio plenamente na sua sabedoria e preparo para fazer a diferença à frente do Tocantins, agradecemos sempre essa parceria”, afirmou.
Centro Comunitário em Palmas
Em Palmas, a visita do ministro André Fufuca incluiu o lançamento da obra do Centro Comunitário Esportivo Arena Brasil, no setor Irmã Dulce, região sul da capital, que terá investimentos de R$1,5 milhão. O evento contou com o apoio do Governo do Tocantins. “Damos início hoje [segunda, 29] a uma nova história para crianças e jovens do setor Irmã Dulce. Essa é a parceria do Governo do Estado, do Governo Federal, do nosso governador Laurez Moreira e da nossa Secretaria dos Esportes e Juventude. O que for melhor para a nossa juventude e para a nossa população, seguiremos com essas parcerias”, enfatizou o secretário dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira. ´
O Centro Esportivo contará com uma quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de basquete, parquinho infantil e espaço de convivência para eventos comunitários.
“Quem investe em esporte investe em saúde, em seguridade social e no futuro dos nossos filhos”, reforçou o ministro que na ocasião anunciou que o Tocantins será o primeiro estado da Região Norte que contará com três centros para autistas, em Palmas, Gurupi e Araguaína.
O espaço será administrado pela Prefeitura de Palmas. O prefeito Eduardo Siqueira agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização do evento e enfatizou a importância da obra para o fortalecimento do lazer e esporte no estado. “Essa obra é mais do que um centro esportivo, mas sim um espaço completo de cidadania para que toda a população, idosos e crianças, possam aproveitar desse local. Quero aproveitar e agradecer à Secretaria dos Esportes e dizer que iremos andar lado a lado para fortalecer os esportes”, ressaltou.
O evento contou ainda com a presença do deputado federal Vicentinho Júnior, prefeitos de várias regiões do estado e vereadores de Palmas.
Futebol Solidário
Durante a agenda também foi realizada, em Palmas, a segunda etapa da entrega de alimentos arrecadados no 7º Futebol Solidário do Tocantins, por meio do programa Sesc Mesa Brasil. O evento, de iniciativa do senador Irajá, foi realizado em agosto no Estádio Nilton Santos, na capital, e reuniu atletas, artistas, lideranças políticas e empresários.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira participa da posse de Edson Fachin no STF

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, esteve em Brasília nesta segunda-feira, 29, para a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ato solene reuniu autoridades dos três poderes da República e marcou a transmissão de comando na mais alta Corte de Justiça do país. Também assumiu como vice-presidente da Corte o ministro Alexandre de Moraes.
Discursos e compromissos
Durante a cerimônia, Fachin destacou que sua gestão será guiada pela valorização do Direito, da ética e do diálogo. Ressaltou ainda que o STF tem o dever de proteger a Constituição, mas sem substituir a política. “Nosso compromisso é com a Constituição. Ao Direito, o que é do Direito. À política, o que é da política”, afirmou.
O governador Laurez Moreira afirmou que a presença do Tocantins em eventos dessa natureza demonstra respeito às instituições e compromisso com a democracia. Segundo ele, participar de momentos que renovam a gestão da República reforça o papel institucional do Estado.
Autoridades presentes
A solenidade ocorreu no plenário do STF e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, além de governadores, ministros de tribunais superiores e outras autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo.
Portal Jaciara Barros – informação com relevância local.
-
Tocantins23 horas atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Entretenimento2 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Entretenimento5 dias atrás
Semana Cultural do Jalapão começa em Novo Acordo
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Make Experience Day reúne especialistas em Palmas
-
Entretenimento1 dia atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins