O município de Paraíso do Tocantins sediou, entre os dias 25 e 27 de setembro, a 8ª edição do Festival do Chambari, evento que reuniu milhares de pessoas em frente ao Centro de Convenções, no setor Nova Fronteira. A programação contou com apresentações culturais, shows musicais e a participação de 64 expositores.
Durante três dias, além do prato principal, o público teve acesso a uma variedade de opções gastronômicas doces e salgadas. O festival também movimentou a rede de hotéis, restaurantes e outros setores da economia local, segundo a Prefeitura.
O prefeito Celso Morais destacou o impacto do festival para a cidade: “Em sua 8ª edição, o Festival do Chambari mostra a força de um prato típico que nasceu da tradição da nossa comunidade e que hoje é reconhecido em todo o Tocantins. Esse evento movimenta a economia, gera empregos e atrai visitantes, fortalecendo o turismo e levando o nome de Paraíso para além do nosso Estado”.
Já o governador em exercício, Laurez Moreira, ressaltou a importância cultural do evento: “O chambari é um prato que todos nós apreciamos e que merece ser valorizado. Este festival mostra a força da nossa culinária, com um ambiente agradável e bem organizado. É uma satisfação estar aqui e reforço: contem comigo. Precisamos continuar valorizando a nossa gastronomia. Paraíso está de parabéns”.
A abertura contou com o Dia do Evangélico, na sexta-feira (26), e, ao longo do fim de semana, subiram ao palco artistas nacionais e locais. Entre as atrações, estiveram a dupla Zé Ricardo e Thiago, além de nomes tocantinenses como Nando Cruz, William Cavalcante, Poetas do Caos, Régis Rosa, Gutto Müller, Kaynan, Diego Marinho, Marcos Henrico e Andres Carvalho, entre outros.
Reconhecido como patrimônio cultural e gastronômico do Tocantins pela Lei nº 3.253/2017 e incluído no calendário cultural do Estado pela Lei nº 3.845/2021, o chambari foi o protagonista do festival, que já se consolidou como uma das principais manifestações culturais da cidade.
Além da gastronomia, a programação incluiu campeonato municipal, atrações infantis e atividades artísticas diversas, reforçando o caráter cultural e turístico do evento.


